A nova Secret Wars na arte de Alex Ross: muda tudo?
A nova Secret Wars na arte de Alex Ross: muda tudo?

O site Bleeding Cool trouxe hoje a triste confirmação de que o Universo Marvel, o universo ficcional dos personagens publicados pela Marvel Comics, terá mesmo o seu fim em 2015, conforme rumores alertavam desde o ano passado. A notícia parece indicar que a Marvel irá fazer um reboot de seu universo, assim como sua concorrente DC Comics realizou há pouco mais de três anos.

O grande episódio ocorrerá em meio à saga Secret Wars (Guerras Secretas), que é uma releitura de uma outra com o mesmo título, que foi publicada em 1984. Segundo o site, a nova saga mostrará uma colisão entre o Universo Marvel tradicional (aquele que segue a cronologia dos personagens desde 1961 até hoje) e o Universo Ultimate (com versões mais “modernas” dos mesmos personagens, publicado desde 2000). Ao fim da saga teremos um novo Universo Marvel.

A capa da edição 1 de Secret Wars, por Alex Ross.
A capa da edição 1 de Secret Wars, por Alex Ross. O Homem-ARanha Miles Morales aparece em destaque.

O que isso representa em termos de mudanças efetivas aos personagens ainda não está claro. Um dos comentários mais fortes é que, no novo universo, Peter Parker e Miles Morales compartilharão o mesmo universo, então, ambos serão o Homem-Aranha!

(Para os não iniciados: há alguns anos atrás, no Universo Ultimate, a versão “moderninha” de Peter Parker morreu em meio a uma batalha e foi substituído por Miles Morales, que passou a ser o novo Homem-Aranha. No Universo Marvel tradicional, Parker permanece como o aracnídeo normalmente).

Outro aspecto relacionado à nova Secret Wars é que surgirão várias outras velhas sagas da Marvel como releituras, tal qual Guerra das Armaduras e Hulk Contra o Mundo.

A Marvel Comics mantinha a mesma linha cronológica desde 1961, quando do lançamento da revista Fantastic Four 01, que deu partida à então nova linha de revistas e personagens da editora, que apresentaria Homem-Aranha, Thor, Hulk, Homem de Ferro, Vingadores e X-Men. Eram personagens novos, criados em sua maioria pelo escritor Stan Lee e seus colaboradores desenhistas Jack Kirby, Don Heck, Steve Ditko e alguns outros.

Capa variante de Secret Wars.
Capa variante de Secret Wars.

Em menor medida, alguns personagens mais antigos da Marvel, como o Namor, o príncipe submarino, e o Capitão América, criados em 1939 e 1941, respectivamente, também foram trazidos de volta e inseridos nesse universo.

O fato de manter uma mesma linha cronológica desde então, deu fama de universo ficcional mais coeso à Marvel, ao contrário de sua maior concorrente DC Comics (que publica Superman, Batman, Mulher-Maravilha, Flash, Lanterna Verde etc.), cujos personagens remetem ao fim dos anos 1930 e início dos 1940 e, desde os anos 1960, instituiu o conceito de Multiverso, ou seja, vários universos ficcionais distintos que criam ligações (dimensionais?) entre si.

O confuso aspecto de várias realidades alternativas convivendo lado a lado em meio aos seus personagens obrigou à DC Comics realizar vários reboots ao longo do tempo, começando com a Crise nas Infinitas Terras, em 1985; e prosseguindo com várias outras, como Zero Hora, Crise Infinita e a mais recente Os Novos 52, iniciada em agosto de 2011.

A Marvel nunca havia recorrido à estratégia do reboot e sempre lidou com suas incongruências cronológicas de modo criativo e pontual.

Não está claro que direcionamento a Marvel tomará e nem qual o impacto da fusão dos universos tradicional e Ultimate, por isso, teremos que esperar por mais detalhes.

Mas uma coisa pode-se esperar: a Marvel irá aproximar suas versões em papel daquelas já consagradas nos cinemas. Fique atento!

Nick Fury nos quadrinhos...
Nick Fury nos quadrinhos…
...e sua versão mais famosa nos cinemas.
…e sua versão mais famosa nos cinemas.
Os Vingadores no universo tradicional...
Os Vingadores no universo tradicional…
...e sua versão Ultimate.
…e sua versão Ultimate.
O Homem-Aranha no universo tradicional...
O Homem-Aranha no universo tradicional…
...é Miles Morales no Ultimate.
…é Miles Morales no Ultimate.
Anúncios