Oscar: somente indicações técnicas.
Oscar: somente indicações técnicas.

Todos os anos, o HQRock faz um levantamento das indicações ao Oscar, o prêmio das melhores produções do ano na visão da Academia de Artes e Ciências de Hollywood, quanto aos filmes de super-heróis. Este é um ano magro de indicações, mas ainda melhor do que o ano passado. Três filmes receberam indicações em duas categorias.

Guardiões da Galáxia, do Marvel Studios, lidera a corrida com duas indicações: Melhores Efeitos Visuais e Melhor Maquiagem. E na primeira categoria concorre com Capitão América 2 – O Soldado Invernal, também do Marvel Studios, e X-Men – Dias de Um Futuro Esquecido, com os personagens da Marvel Comics levados aos cinemas pela 20th Century Fox.

O Soldado Invernal: indicado a Efeitos Visuais...
O Soldado Invernal: indicado a Efeitos Visuais…

Dessa vez, nenhum filme do gênero concorrerá em categorias como Melhor Som ou Edição de Som, e menos ainda nas mais nobres como Fotografia.

Na verdade, há um preconceito em Hollywood contra os filmes de super-heróis, de modo que estes quase nunca recebem indicações nas categorias principais, como Melhor Filme, Direção ou atores.

Na última década, a honrosa exceção são os filmes de Christopher Nolan, com Batman Begins (2005) indicado ao Oscar de Melhor Fotografia e Batman – O Cavaleiro das Trevas vencendo o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante para Heath Ledger no papel do Coringa.

Curiosamente, atores fortemente envolvidos em filmes de super-heróis estão sempre nas indicações a Melhor Ator. Este ano dois Hulks concorrem ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante: Edward Norton (de O Incrível Hulk, de 2008) e o atual Mark Ruffalo (de Os Vingadores). Na mesma categoria também concorre J.K. Simmons, que viveu o cômico editor J.J. Jameson na Trilogia do Homem-Aranha de Sam Raimi.

... mas é Guardiões da Galáxia quem deve levar o prêmio. E também concorre por Maquiagem.
… mas é Guardiões da Galáxia quem deve levar o prêmio. E também concorre por Maquiagem.

Na categoria Atriz Coadjuvante concorre Emma Stone (a Gwen Stacy de O Espetacular Homem-Aranha 2 – A Ameaça de Electro) por seu papel em Birdman.

Na categoria Melhor Ator, temos o favorito Michael Keaton (que fez o Batman no filme de 1989) por Birdman, além de Benedict Cumberbatch (que viverá o Dr. Estranho) por O Jogo da Imitação e Bradley Cooper (que dublou o fantástico Rocket em Guardiões da Galáxia) por American Sniper.

Na categoria Melhor Atriz, temos Marion Cotillard (que fez Miranda Tate em Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge) e Felicity Jones (que fez um pequeno papel como Felicia Hardy em O Espetacular Homem-Aranha 2 – A Ameaça de Electro).

Será que nenhum desses grandes atores nunca fez uma performance digna da mesma nota em um filme de super-heróis? O HQRock acha que sim, mas a Academia tem medo de parecer “popular” demais ou “pouco artística”.

Em 2013 e 2014 houve apenas uma indicação em cada ano para filmes de super-heróis, com Os Vingadores e Homem de Ferro 3, respectivamente, ambos na categoria Efeitos Visuais.

A premiação do Oscar 2015 será em 22 de fevereiro.

Anúncios