Anthony Mackie como Sam Wilson em O Soldado Invernal.
Anthony Mackie como Sam Wilson em O Soldado Invernal.

Em entrevista à rádio B96 Chicago (via site Comic Book Movie), o ator Anthony Mack falou esses dias sobre as filmagens e locações de Capitão América – Guerra Civil, sequência de Capitão América 2 – O Soldado Invernal e fecho da trilogia das aventuras-solo do herói criado pela Marvel Comics, levado aos cinemas pelo Marvel Studios e Disney Company. Mackie, que interpreta Sam Wilson, o Falcão, divulgava seu novo filme Black or White, ao lado de Kevin Costner, e disse:

Estaremos filmando em abril. Então, serão um monte de vôos e lutas por cinco meses… E eu não estou chateado de jeito nenhum.

Nenhuma informação nova até aí, já que já se sabia do cronograma das gravações. O mais interessante foi que, de modo espontâneo, Kevin Costner perguntou onde eles filmariam e Mackie respondeu:

Porto Rico, Berlim e Atlanta.

Em Atlanta está a sede norteamericana do Pinewood Studios, que o Marvel Studios costuma usar e já abrigou Homem de Ferro 3 e Homem-Formiga. É interessante pensar sobre as outras duas locações. Porto Rico? Será que parte do filme se passará na América Central ou do Sul?

O Falcão.
O Falcão.

E Berlim é outro ponto interessante. Em Os Vingadores uma pequena parta da trama se passava na Alemanha, mas as cenas foram gravadas em Pittsburgh, nos Estados Unidos. Terá Guerra Civil parte de sua trama localizada naquele país? Será coincidência que teremos um ator alemão no filme, Daniel Bruhl? Interpretará ele um personagem alemão? Alguém aí falou Barão Zemo ou Caveira Vermelha?

Originalmente, a trama de Guerra Civil se passa praticamente inteira nos EUA, mas as adaptações mudam as coisas. Berlim pode “dublar” Moscou, por exemplo, sendo o mote para a exploração do passado do Soldado Invernal. Também não é descartada, nesta mesma lógica, locações na antiga Alemanha Oriental, parte do bloco soviético durante a Guerra Fria. É outro ponto a considerar seriamente.

A trama original de Guerra Civil nos quadrinhos mostra a implantação de uma Lei de Registro de Superseres que obriga os heróis da Marvel a revelarem suas identidades secretas e agirem sob ordens do Governo dos EUA, causando um racha ideológico entre o Capitão América (que discorda da Lei, porque fere os direitos humanos) e o Homem de Ferro (que apoiará a lei e se torna o responsável por implantá-la), que rapidamente evoluirá para um conflito aberto entre os dois ex-aliados. Civil War foi publicada como um minissérie em sete partes, entre 2006 e 2007, com roteiro de Mark Millar e arte de Steve McNiven.

Captain America – Civil War tem direção dos irmãos Joe Anthony Russo e roteiro de Christopher Markus e Stephen McFeely. O elenco terá Chris Evans (Steve Rogers/Capitão América), Robert Downey Jr. (Tony Stark/ Homem de Ferro), Scarlett Johansson (Natasha Romanoff/ Viúva Negra), Frank Grillo (Brock Rumlow/ Ossos Cruzados) Daniel Brühl (papel não revelado),  Sebastian Stan (Bucky Barnes/Soldado Invernal), Anthony Mackie (Sam Wilson/Falcão),  Chadwick Boseman (T’Challa/ Pantera Negra), Emily VanCamp (Sharon Carter/ Agente 13), Samuel L. Jackson (Nick Fury), Cobie Smulders (Agente Maria Hill), dentre outros. As filmagens iniciam em abril de 2015. O longametragem será parte da Fase 3 do Universo Marvel nos Cinemas, que deve culminar em Os Vingadores 3 e 4, em 2018 e 2019. A estreia será em 06 de maio de 2016.

O Capitão América foi criado por Jack Kirby e Joe Simon em 1941 e foi o maior sucesso dos anos iniciais da Marvel Comics. Após décadas sem ser publicado, foi resgatado para as histórias modernas em Avengers 04, de 1964, por Stan Lee e Jack Kirby, numa história dos Vingadores, grupo que passou a liderar a partir de então.

Anúncios