A suposta tela do trailer: duas partes.
A suposta tela do trailer: duas partes.

Um rumor bizarro saiu há instantes na internet, divulgado pelo bom site AINC: segundo uma fonte do site, Batman v. Superman – Dawn of Justice, sequência de Superman – O Homem de Aço, o reinício da franquia cinematográfica da Warner Bros. sobre o personagem da DC Comics, que colocará o homem-morcego contra o último filho de Krypton, resultando no primeiro encontro cinematográfico dos dois mais icônicos de todos os super-heróis, seria, na verdade divido em dois filmes e o primeiro deles sairia ainda em 2015! É uma notícia bombástica, mas não podemos tomá-la como verdadeira, ainda. Trate-a com desconfiança. A suposta revelação veio por meio da fotografia de uma tela tirada do vindouro trailer do filme, que será divulgado dia 17 de fevereiro próximo, junto às cópias de Jupiter Ascending nos cinemas.

Mas de qualquer forma, aí vai: a primeira parte se chamaria Batman v Superman – Enter the Knight e chegaria aos cinemas em 23 de outubro de 2015, ou seja, daqui há nove meses. A segunda parte seria Batman v Superman – Dawn of Justice e sairia na velha data já conhecida de 25 de março de 2016.

Será?

Batman v Superman: dois filmes para dar conta da história?
Batman v Superman: dois filmes para dar conta da história?

Não é incomum, nos últimos anos, os estúdios dividirem grandes filmes, como fizeram com Harry Potter, Crepúsculo, Jogos Vorazes etc. A concorrente Marvel Comics dividiu Os Vingadores 3 em dois filmes: Vingadores – Guerra Infinita, Parte 1 e Parte 2, a serem lançados em 2018 e 2019, respectivamente. A própria DC Comics já anunciou a divisão do filme da Liga Justiça em duas partes, a serem lançados em 2017 e 2018.

É possível que Batman v Superman seja mesmo divido em dois filmes? É. Seria uma estratégia da Warner para contar melhor a história – que terá que reintroduzir o Batman ao cinema, além de trazer também a Mulher-Maravilha e pequenas participações de Aquaman, Flash e outros. Também seria uma forma da Warner ganhar pontos para a grande disputa de bilheterias de 2016, quando o filme concorreria diretamente com Capitão América – Guerra Civil, que chega aos cinemas em abril de 2016. Com uma metade já lançada à frente, Dawn of Justice poderia ganhar musculatura para bater o supersoldado da Marvel (que irá enfrentar o Homem de Ferro no filme e vem de um grande sucesso no ano passado, com O Soldado Invernal).

Todavia, é estranho a Warner anunciar um filme não-programado com tão pouco tempo. Outro grande problema são os efeitos especiais: estariam eles prontos em tão pouco tempo?

Trate com desconfiança e fique ligado no HQRock para mais informes.

[Atualização, 11/01: Em entrevista durante a cerimônia do BAFTA, o maior prêmio do cinema britânico, o ator Henry Cavill negou que o filme irá ser dividido em dois, o que praticamente põe fim ao rumor. Fim da Atualização].

Em Batman v. Superman – Dawn of Justice, um Batman mais experiente irá se contrapor ao recém-surgido Superman, criando algum tipo de conflito entre ambos, mais ou menos nos parâmetros da minissérie Batman: O Cavaleiro das Trevas, escrita e desenhada por Frank Miller, em 1986. Segundo os informes até agora, será um “novo” Batman e não uma sequência da Trilogia Cavaleiro das Trevas, embora a premissa de um homem-morcego mais experiente seja justamente adequada a isso.

Mulher-Maravilha também terá uma participação no filme. Lex Luthor é o vilão principal, mas haverá outro antagonista, provavelmente, mais físico, que pode ser alguém como Doomsday (Apocalypse), Metallo ou Parasita. A cidade de Detroit será o modelo para Metrópolis e para Gotham City também. As filmagens principais estão ocorrendo no Estado de Michigan.

Batman v. Superman – Dawn of Justice  é produzido por Deborah Snyder e Charles Roven, com história de David S. Goyer (dos filmes do Batman e O Homem de Aço), roteiro de Chris Terrio (de Argo) e dirigido por Zack Snyder (de 300 Watchmen), funcionando como uma sequência de Superman – O Homem de Aço. O elenco traz Henry Cavill (Superman/Clark Kent), Ben Affleck (Batman/Bruce Wayne), Amy Adams (Lois Lane),  Jesse Eisenberg (Lex Luthor), Gal Gadot (Diana Prince/ Mulher-Maravilha), Laurence Fishburne (Perry White), Diane Lane (Martha Kent), Jeremy Irons (Alfred Pennyworth), Tao Okamoto (Mercy Graves), além de Holly Hunter, Callan Mulvey e Scoot McNairy em papeis não revelados; e a participação especial de Jason Mamoa (Orin/ Aquaman). O lançamento será em 25 de março de 2016.

Superman foi criado por Jerry Siegel e Joe Shuster em 1938 e desde então é publicado pela DC Comics.

Batman foi criado pelo cartunista Bob Kane em 1939 e desde então é publicado pela DC Comics.

Anúncios