A capa da revista com a adaptação do filme.
A capa da revista com a adaptação do filme.

A editora Marvel Comics está lançando uma HQ especial adaptando para o formato o filme Os Vingadores,  épico do Marvel Studios que reuniu nos cinemas pela primeira vez a equipe de super-heróis  formada por Capitão América, Thor, Homem de Ferro e Hulk. Com isso, a Marvel inverte mais uma vez a lógica desse tipo de material: antes, as HQs com versões dos filmes saíam pouco tempo antes (ou consecutivamente) aos longametragem nos cinemas, o que geralmente resultava em revistas de baixa qualidade. Não raro, eram criadas a partir de versões antigas de roteiros e, por causa disso, terminavam diferentes dos filmes; além do que, muitas vezes, não podiam revelar segredos da trama previamente para o público, tendo que contornar tais problemas de modo pouco criativo.

Desde que iniciou seu próprio universo nos cinemas, a Marvel vem fazendo o contrário: lança os filmes primeiro e, depois, os adapta como HQs de maior qualidade e esmero. O caso mais famoso até agora é a minissérie I Am Iron-Man, que adaptou o primeiro filme do Homem de Ferro em uma excelente minissérie em quatro partes, fiel ao filme e com bom ritmo de roteiro.

A arte de Joe Bennett na revista.
A arte de Joe Bennett na revista.

Os Vingadores, se espera, vai pelo menos caminho. The Avengers – Marvel Cinematic Universe Official Tie-In é uma minissérie especial em duas partes, com roteiro de Will Corona Pilgrim (que também é Pesquisador de Criação do Marvel Studios) e desenhos do excelente artista brasileiro Joe Bennett, que já ilustrou as revistas de Homem-Aranha e Batman.

O lançamento, claro, é uma estratégia para começar os preparativos para o lançamento de Vingadores – Era de Ultron, a sequência de Os Vingadores, que chega aos cinemas em 1º de maio de 2016. A adaptação de Os Vingadores em quadrinhos chegou às livrarias dos EUA em dezembro último (o n.º 1) e em janeiro agora sairá o n.º 2.

A capa do n.º 2.
A capa do n.º 2.

Veja abaixo outra capa e páginas internas da minissérie.

Em Os Vingadores, o asgardiano Loki vem à Terra em busca do tesseract, um objeto cósmico de imenso poder. Para impedir seus planos e a invasão alienígena comandada pelo vilão, a organização secreta SHIELD, liderada por Nick Fury, ativa A Iniciativa Vingadores, uma equipe tática formada por alguns dos mais formidáveis heróis do planeta. Agora, o time disfuncional formado por Capitão América, Homem de Ferro, Thor, Hulk, Viúva Negra e Gavião Arqueiro precisará deixar suas rixas e diferenças de lado e tentar trabalhar juntos para impedir que nosso planeta seja uma mera ferramenta em uma disputa intergalática.

Os Vingadores surgiram em 1963, criados por Stan Lee e Jack Kirby, publicados em The Avengers 01, reunindo personagens já criados previamente. Mais importante supergrupo da Marvel Comics, fazer parte da equipe significa ter um status diferenciado de importância no Universo da editora.

Anúncios