Mercúrio e Feiticeira Escarlate nos quadrinhos: mudanças na origem?
Mercúrio e Feiticeira Escarlate nos quadrinhos: mudanças na origem?

Os gêmeos Feiticeira Escarlate e Mercúrio ficarão mundialmente famosos em breve, ao estrearem em Vingadores – Era de Ultron, a sequência de Os Vingadores, o épico do Marvel Studios que reuniu nos cinemas pela primeira vez a equipe de super-heróis da Marvel Comics formada por Capitão América, Thor, Homem de Ferro e Hulk. Em vista disso, parece que os personagens sofrerão grandes transformações nos quadrinhos para torná-los mais próximos de suas versões no cinema. E mais: tais mudanças têm a ver com a disputa entre a companhia e a 20th Century Fox, que é a dona dos direitos de adaptação dos personagens mutantes da Marvel aos cinemas.

Confuso? Explicamos!

Ao contrário do que ocorre com a DC Comics e sua empresa-mãe, a Warner Bros., os personagens da Marvel Comics estão partilhados entre vários estúdios de cinema, que possuem a propriedade dos direitos de adaptação aos cinemas. A franquia dos Vingadores e seus personagens correlatos (além de outros mais isolados, como Guardiões da Galáxia, Dr. Estranho, os Inumanos e qualquer outra coisa mais obscura pela qual ninguém nunca se interessou em Hollywood) pertencem à própria empresa, que os usa via Marvel Studios.

O visual atual de Mercúrio e o anúncio das mudanças no personagem.
O visual atual de Mercúrio e o anúncio das mudanças no personagem.

Porém, além deles, o Homem-Aranha (e seu universo próprio de personagens) pertencem à Columbia Pictures/ Sony Pictures e o estúdio 20th Century Fox é dono de X-Men, Motoqueiro Fantasma e Quarteto Fantástico. Ainda há alguns ou outros espalhados: aparentemente, Namor, o príncipe submarino pertence à Universal Pictures.

Enquanto Marvel e Sony conseguem dialogar e criar até planos conjuntos (veja aqui), as relações entre a Marvel e a Fox são péssimas, com vários relatos de disputas entre os dois estúdios (leia mais aqui).

Nos últimos anos, uma questão interessante apareceu sobre a dupla de personagens Feiticeira Escarlate e Mercúrio. O fato é que os personagens surgiram na revista dos X-Men em 1964 (criados por Stan Lee e Jack Kirby) e são classificados como mutantes. E a Fox é dona, por contrato, dos personagens mutantes da Marvel em termos de cinema. Entretanto, praticamente toda a carreira dos irmãos gêmeos nas HQs se deu nas histórias dos Vingadores (grupo ao qual são afiliados desde 1965). Essa natureza dúbia permitiu que, alguns anos atrás, a Marvel anunciasse que a dupla estaria presente em Vingadores – Era de Ultron.

Mercúrio em Dias de Um Futuro Esquecido.
Mercúrio em Dias de Um Futuro Esquecido.

Em revide, a Fox decidiu usar os termos de seu contrato e colocou Mercúrio em uma pequena sequência de cenas em X-Men – Dias de Um Futuro Esquecido, que saiu este ano, um ano à frente de Era de Ultron, como uma maneira de garantir primazia da marca ou algo parecido. Visto por esse ângulo, parece que foi pura birra da Fox. E talvez tenha sido mesmo!

De qualquer modo, o Marvel Studios não pode – por contrato – classificar Feiticeira Escarlate e Mercúrio como “mutantes” em seus filmes. Daí, Era de Ultron terá que bolar uma nova origem para os irmãos gêmeos. Uma pista do que isso seria foi vista na cena pós-créditos de Capitão América 2 – O Soldado Invernal, também lançado este ano.

Mercúrio e Feiticeira Escarlate em Era de Ultron.
Mercúrio e Feiticeira Escarlate em Era de Ultron.

Na cena, vemos uma célula escondida da HIDRA em algum lugar do mundo, comandada pelo Barão Wolfgang Von Strucker, que está de posse do Cetro de Loki (arma que este vilão usou em Os Vingadores) e está fazendo experiências em seres humanos. Feiticeira Escarlate e Mercúrio aparecem em celas como cobaias sobreviventes.

Se ainda não está claro, o diretor e escritor de Era de Ultron, Joss Whedon, falou recentemente sobre o tema em uma entrevista, dizendo claramente: Von Strucker está realizando experimentos com o Cetro de Loki e os gêmeos são fruto disso.

Os especialistas em HQs acham que a Marvel irá usar esse subterfúgio como uma maneria de introduzir os Inumanos nos cinemas.

Outro parêntese: Os Inumanos são uma raça secreta de seres especiais que surgiram nas aventuras do Quarteto Fantástico. Na trama, milhares de anos no passado, os alienígenas Kree passaram na Terra e fizeram experimentos genéticos com ancestrais humanos, resultando em seres que têm habilidades especiais das mais variadas. Os Inumanos vivem, então, isolados e escondidos em uma cidade chamada Attilan, no Himalaia. Mais tarde, após revelados ao mundo, os Inumanos vão viver na área escura da Lua, onde há uma atmosfera na qual podem respirar.

Histórias recentes da Marvel Comics também revelaram que, no passado remoto, vários Inumanos terminaram vivendo escondidos entre os humanos, de modo que os genes inumanos foram transmitidos a descendentes que, nos dias de hoje, podem ter suas habilidades despertas com o devido estímulo.

Família reunida: Magneto, Feiticeira Escarlate e Mercúrio.
Família reunida: Magneto, Feiticeira Escarlate e Mercúrio.

Algo dessa trama apareceu também recentemente na série de TV Agents of SHIELD, que, como todos sabem, faz parte do mesmo universo ficcional dos filmes dos Vingadores.

Então, chegamos ao ponto da matéria: a minissérie Avengers & X-Men: Axis que vem sendo publicada pela Marvel Comics nos últimos meses trouxe a chocante informação de que, ao contrário do que se pensava há muito tempo, Feiticeira Escarlate e Mercúrio não são filhos de Magneto. E as chamadas para a sétima edição da mini, que chega às lojas dos EUA em janeiro, prometem ainda mais surpresas!

Os especialistas apostam que será revelado que os irmãos são, na verdade, não mutantes, mas Inumamos.

Para quem não conhece à fundo as HQs, é importante explicar a filiação da dupla. Quando surgiram em X-Men 04, Wanda e Pietro Maximoff são apresentados como filhos de ciganos. Mais tarde, se revelou que, na verdade, eles tinham sido adotados por ciganos e seus pais verdadeiros eram desconhecidos. Uma história de 1974 “revelou” que os pais verdadeiros da dupla eram o casal de super-heróis da II Guerra Mundial Ciclone (Whizzer) e Miss America. Num malabarismo de roteiro, o escritor Roy Thomas determinou que a mulher morreu no parto dos gêmeos e o pai, desesperado, fugiu enlouquecido, deixando as crianças na Montanha de Wundagore aos cuidados do vilão Alto Evolucionário, que mais tarde, entregou os bebês à família cigana Maximoff.

Noites de Wudagore em Avengers 187 por John Byrne.
Noites de Wudagore em Avengers 187 por John Byrne.

A questão parecia resolvida, mas em 1979, o arco de histórias Noites de Wundagore, escrita por David Michelinie e desenhada por John Byrne, terminou por trazer ainda mais detalhes: na verdade, Ciclone e Miss América chegaram em Wundagore para terem seus filhos, mas as crianças teriam nascido mortas! Como maneira de consolar Ciclone pela morte também da esposa, pegaram um casal de gêmeos recém-nascidos que estavam por lá e os apresentaram a Ciclone como se fossem seus filhos, mas o ex-herói simplesmente saiu correndo desesperado pela morte da mulher. E da onde vinham essas outras crianças? Uma misteriosa mulher chamada Magda tinha aparecido dias antes em Wundagore, entrado em trabalho de parto e, em seguida, simplesmente desaparecido.

A história não esclarece quem é Magda, mas os leitores atentos do Universo Marvel puderam perceber que também se chamava Magda a primeira esposa do vilão Magneto, que o deixou após este revelar seus poderes pela primeira vez (eventos mostrado nas revistas dos X-Men). Estava matada a charada? Wanda e Pietro Maximoff eram filhos de Magneto? Quatro anos depois, uma minissérie focada na Feiticeira Escarlate e seu marido, o Visão, terminou por confirmar as suspeitas.

Um cartaz já anunciava: não mais mutantes!
Um cartaz já anunciava: não mais mutantes!

Desde então, ficou estabelecido que Feiticeira Escarlate e Mercúrio eram filhos de Magneto, o mesmo vilão que os havia arregimentado para sua Irmandade dos Mutantes, grupo ao qual aparecem em X-Men 04.

No filme X-Men – Dias de Um Futuro Esquecido fica subtendido que Mercúrio é filho de Magneto, embora tal relação não seja explorada. Mas ele deve voltar no vindouro X-Men – Apocalipse, prometido para 2016.

Agora, parece que a Marvel Comics quer mudar isso para desvincular os irmãos dos mutantes, dos X-Men e de Magneto e usá-los de modo mais tranquilo nos cinemas. A expectativa é que, nos cinemas, eles também sejam Inumanos e uma forma de apresentar esse grupo de personagens no cinema.

Qual implicação isso terá para a 20th Century Fox, não se sabe. Mas a Marvel poderá consolidar sua versão cinematográfica da dupla de heróis sem ter que apelar ao universo mutante.

Avengers – Age of Ultron é escrito e dirigido por Joss Whedon. O elenco reúne Robert Downey Jr. (Tony Stark/Homem de Ferro), Chris Evans (Steve Rogers/Capitão América), Chris Hemsworth (Thor), Mark Ruffalo (Bruce Banner/Hulk), Scarlett Johansson (Natasha Romanoff/Viúva Negra), Jeremy Renner (Clint Barton/Gavião Arqueiro), Samuel L. Jackson (Nick Fury), Elizabeth Olsen (Wanda Maximoff/Feiticeira Escarlate), Aaron Taylor-Johnson (Pietro Maximoff/Mercúrio), James Spader (Ultron), Don Cheadle (Coronel James Rhodes), Cobie Smulder (Agente Maria Hill), Thomas Krestschmann (Barão Wolfgan Von Strucker), Paul Bettany (JARVIS/ Visão), Andy Serkis (Ulysses Klaw) e Kim Soo Hyun (papel não-revelado), com participações especiais de Josh Brolin (Thanos), Anthony Mackie (Sam Wilson/Falcão) e Hayley Atwell (Peggy Carter). As filmagens passaram pela África do Sul, Itália, Coreia do Sul e Grã-Bretanha. O lançamento será em 1º de maio de 2015, nos EUA.

Os Vingadores surgiram em 1963, criados por Stan Lee e Jack Kirby, publicados em The Avengers 01, reunindo personagens já criados previamente. Mais importante supergrupo da Marvel Comics, fazer parte da equipe significa ter um status diferenciado de importância no Universo da editora.

Feiticeira Escarlate e Mercúrio foram criados por Stan Lee e Jack Kirby e surgiram em X-Men 04, de 1964. Cerca de um ano depois, foram introduzidos nas histórias dos Vingadores, em Avengers 15, passando a ser membros da equipe desde então. São dois dos vingadores mais tradicionais em todos os tempos.

Anúncios