Joe Cocker: morte aos 70 anos.
Joe Cocker: morte aos 70 anos.

Faleceu ontem, segunda-feira, o cantor britânico Joe Cocker, uma das vozes mais marcantes da história do rock, famoso pela interpretação clássica de With a little help from my friends, originalmente dos Beatles, que tocou em Woodstock e que foi usada como música-tema da abertura da série de TV Anos Incríveis. Cocker lutava há anos contra um câncer de pulmão e morreu em sua casa no Colorado, EUA.

Joe Cocker nasceu em 1944, em Sheffield, na Inglaterra e, após uma carreira em bandas e pubs, alçou o sucesso em 1969, justamente, com o cover de With a little help from my friends. Dono de uma voz rascante, foi peça fundamental da invasão do rock pela soul music, acrescentando elementos desta naquela. Suas performances eram grandiosas não apenas vocalmente, mas também fisicamente, com o corpo do artista inteiramente entregue à energia da música.

Joe Cocker em Woodstock.
Joe Cocker em Woodstock.

O coroamento de sua carreira veio com a apresentação no Festival de Woodstock, no primeiro dia, em que encerrou sua participação com With a little help…, transformando esta na canção-lema do festival. A performance foi imortalizada no filme documentário sobre o evento.

Além daquela, Cocker alcançou sucessivos sucessos até a primeira metade dos anos 1970, com Feelin’ alright, Cry me a river, Delta lady, Something, She cames on throught the bathroom widow e You are so beautiful. Depois, problemas com drogas e bebidas tiraram o artista dos holofotes, mas sua carreira fonográfica persistiu cheia de grandes momentos e até alguns outros sucessos ocasionais, os mais famosos deles: Up where we belong (em dueto com Jennifer Warner, que lhes rendeu o Grammy, em 1983) e Unchain’ my heart, sua mais famosa performance às novas gerações.

Veja no vídeo abaixo a clássica performance do cantor em Woodstock.

Joe Cocker esteve no Brasil em 1977, no Rock In Rio II, em 1991, e em 2012. Nesta última ocasião, o HQRock lhe dedicou um grande post contando sua biografia, leia aqui.

Cocker tinha 70 anos e mantinha-se trabalhando até recentemente. Seu mais recente disco chamou-se Fire it Up, lançado em 2012, e ano passado realizou uma grande turnê pela Europa, batendo recordes de bilheteria, como sempre.

Vai se embora uma das maiores vozes do rock, num ano que também nos privou de Jack Bruce e Tommy Ramone. Rock Clássico de luto.

Anúncios