A capa da nova revista com histórias de Peggy Carter.
A capa da nova revista com histórias de Peggy Carter.

Tendo em vista que a personagem Peggy Carter ganhará sua própria série de TV em breve – Agent Carter, série de TV produzida pela Marvel Television e exibida pela ABC, que narrará as aventuras da agente secreta Peggy Carter dos quadrinhos da Marvel Comics, que estrelou o filme Capitão América – O Primeiro Vingador – a Marvel Comics está lançando este mês uma coletânea de histórias em quadrinhos com a personagem. Captain America: Peggy Carter, Agent of SHIELD reúne as mais importantes histórias a trazerem a personagem nas HQs.

Nos quadrinhos, Peggy Carter foi criada por Stan Lee e John Romita em Tales of Suspense 77, de 1966, como uma agente especial dos EUA que agia junto à Resistência Francesa na II Guerra Mundial e se torna o grande amor do passado de Steve Rogers, o Capitão América. Na trama, o herói via uma mulher na rua – que terminaria sendo Sharon Carter, a Agente 13 da SHIELD – e a persegue por achá-la muito parecida com o seu velho amor dos tempos da guerra (lembrando que o Capitão terminou o conflito congelado e foi despertado décadas depois no nosso presente). Depois, ao assistir um documentário sobre si mesmo nos tempos da guerra, relembra sua história com a misteriosa agente do passado.

A bela arte de John Romita na história de 1966.
A bela arte de John Romita na história de 1966.

Inicialmente, a identidade de Peggy Carter foi mantida em segredo do leitor e somente bem mais tarde, em Captain America 161 e 162, de 1973, é que seu nome é revelado. Também é revelado que Peggy é a tia-avô de Sharon Carter, que se tornara a namorada do Capitão América depois que ele despertou no presente.

Algumas histórias dos anos 1970 exploraram o drama de Peggy em relação a Steve e Sharon, mas a personagem ficou subutilizada na maior parte do período posterior. Com idade bastante avançada, Peggy Carter faleceu numa história mostrada em Captain America (vol. 06) 01, de 2011.

No cinema, a história da personagem não parece tão diferente: ela aparece como uma agente secreta britânica agindo aliada aos americanos em Capitão América – O Primeiro Vingador. Ela acompanha a transformação do franzino Steve Rogers no supersoldado Capitão América, auxiliando-o mais tarde em meio à II Guerra Mundial no combate contra a HIDRA liderada pelo Caveira Vermelha. No fim do filme, Rogers é dado como morto (em 1945) e Peggy precisa seguir a vida.

Peggy Carter em O Primeiro Vingador.
Peggy Carter em O Primeiro Vingador.

Em Os Vingadores, quando o Capitão América está de volta ao nosso presente (ele passou 70 anos congelado e foi despertado nos dias atuais), uma rápida cena mostra que Peggy ainda está viva. Em Capitão América 2 – O Soldado Invernal vemos Peggy Carter muito idosa e doente, sendo visitada por Rogers. Também fica claro que ela casou e que foi uma das fundadoras da SHIELD.

Esse passado da personagem será explorado na série Agent Carter, mas a personagem também aparece em cenas de flashback em outra série de TV da Marvel, Agents of SHIELD. Em todas essas encarnações, ela é vivida pela atriz Hayley Atwell.

Captain America: Peggy Carter, Agent of SHIELD mostrará a versão em quadrinhos desses fatos, reunindo material de Tales of Suspense 77, Captain America 184 a 186, Captain America (vol. 06) 01 e 02 e a edição especial de 2011, Captain America: The First Thirteen, que mostra aventuras dos dois personagens na época da guerra. Os roteiros são de Stan Lee, Steve Englehart, John Warner, Ed Brubaker e Kathryn Immonen; e desenhos de Jack Kirby, John Romita Sr., Herb Trimpe, Frank Robbins, Sal Buscema, Steve McNiven e Ramón Pérez.

Capa de Gabriel Hardman para Operation SIN 01.
Capa de Gabriel Hardman para Operation SIN 01.

Além da coletânea, a Marvel também começa a publicar em janeiro uma minissérie estrelada pela personagem, ao lado do personagem Howard Stark, o pai do Homem de Ferro, chamada Operation SIN. Segundo a sinopse oficial, Carter e Stark irão unir forças para recuperar uma tecnologia alienígena que caiu na Rússia (e são tempos de Guerra Fria) ao mesmo tempo em que precisam lidar com a emergência de uma nova grande ameaça: o surgimento da organização terrorista chamada HIDRA.

Operation SIN terá roteiro de Kathryn Immonen e desenhos de Rich Ellis, com capas de Michael Komark, Gabriel Hardman e Skottie Young.

O Capitão América foi criado por Jack Kirby e Joe Simon em 1941 e foi o maior sucesso dos anos iniciais da Marvel Comics. Após décadas sem ser publicado, foi resgatado para as histórias modernas em Avengers 04, de 1964, por Stan Lee e Jack Kirby, numa história dos Vingadores, grupo que passou a liderar a partir de então.

Página interna da revista, por Rich Ellis...
Página interna da revista, por Rich Ellis…
... numa boa sequência de ação de Peggy Carter.
… numa boa sequência de ação de Peggy Carter.
Anúncios