O monstro Doomsday deve mesmo estar no filme.
O monstro Doomsday deve mesmo estar no filme.

Após a bombástica revelação do elenco de Esquadrão Suicida hoje mais cedo, ainda há mais novidades cercando o Universo DC nos cinemas, desta vez, sobre Batman v. Superman – Dawn of Justice, sequência de Superman – O Homem de Aço, o reinício da franquia cinematográfica da Warner Bros. sobre o personagem da DC Comics, que colocará o homem-morcego contra o último filho de Krypton, resultando no primeiro encontro cinematográfico dos dois mais icônicos de todos os super-heróis. Segundo o site Badass Digest, o vilão Apocalipse (Doomsday) estará mesmo no filme e será o grande oponente físico contra qual o Superman (e a Mulher-Maravilha etc.) terão que enfrentar no longametragem.

Jesse Eisenberg é Lex Luthor: vigiando os metahumanos.
Jesse Eisenberg é Lex Luthor: vigiando os metahumanos.

O site também tem alguns detalhes curiosos sobre a trama. Primeiro, que Lex Luthor será mostrado como tendo uma série de agentes fazendo trabalhos escusos, investigando as atividades de metahumanos no planeta (categoria a qual pertencem o homem de aço e a princesa amazona). Um desses agentes é Anatoli Knyazev, o nome civil de um famoso vilão do Batman nos anos 1980: o KGBesta! Será uma participação pequena, obviamente, mas será interessante ver mais este personagem adicionado ao caldo de personagens do Universo DC nas telonas.

Uma das investigações de Luthor, por exemplo, envolve seguir uma mulher que já aparece em fotos desde o século XIX, o que deve ser uma óbvia menção à Mulher-Maravilha. (Ela é uma semideusa e está viva há milhares de anos, mais ou menos como o Thor da Marvel). Isso também reforça os rumores de que o filme solo da princesa amazona será mesmo uma obra de época.

Outra questão interessante é que, aproveitando a revelação de mais cedo de que o ator Jared Leto será mesmo o Coringa no filme do Esquadrão Suicida, o site informa que o palhaço do crime será mencionado em Dawn of Justice, mesmo que não apareça na tela. Segundo suas fontes, o Coringa será um criminoso já estabelecido e o Superman saberá dele. Há um velho rumor de que, no universo de Dawn of Justice, o Batman será tratado como uma “lenda urbana“; o que cria alguns problemas com essa trama. A população pensa que o homem-morcego não existe, mas o Coringa está lá?

Mulher-Maravilha encara Doomsday.
Mulher-Maravilha encara Doomsday.

Voltando a Doomsday, a ideia de que o monstro seria o oponente físico do filme já é muito antiga e cada vez mais ganha força. Provavelmente, a trama envolverá Lex Luthor estudando o corpo do General Zod (o vilão kryptoniano morto em O Homem de Aço) e, numa tentativa de cloná-lo, termina por criar o Apocalipse, que sai de controle.

A fúria insana do monstro obrigará Superman e Batman a porem suas diferenças de lado e se unirem para detê-lo, numa batalha (que deve ocorrer no fim do filme) que terminará tendo a adesão da Mulher-Maravilha. Também não é impossível que outros personagens já confirmados a aparecerem no cinema – como Flash, Aquaman e Ciborgue – também terminem juntos na batalha, embora fosse melhor, em termos criativos (e de roteiro) guardá-los para o vindouro filme da Liga da Justiça, que virá em 2017.

Em Batman v. Superman – Dawn of Justice, um Batman mais experiente irá se contrapor ao recém-surgido Superman, criando algum tipo de conflito entre ambos, mais ou menos nos parâmetros da minissérie Batman: O Cavaleiro das Trevas, escrita e desenhada por Frank Miller, em 1986. Segundo os informes até agora, será um “novo” Batman e não uma sequência da Trilogia Cavaleiro das Trevas, embora a premissa de um homem-morcego mais experiente seja justamente adequada a isso.

Mulher-Maravilha também terá uma participação no filme. Lex Luthor é o vilão principal, mas haverá outro antagonista, provavelmente, mais físico, que pode ser alguém como Doomsday (Apocalypse), Metallo ou Parasita. A cidade de Detroit será o modelo para Metrópolis e para Gotham City também. As filmagens principais estão ocorrendo no Estado de Michigan.

Batman v. Superman – Dawn of Justice  é produzido por Deborah Snyder e Charles Roven, com história de David S. Goyer (dos filmes do Batman e O Homem de Aço), roteiro de Chris Terrio (de Argo) e dirigido por Zack Snyder (de 300 Watchmen), funcionando como uma sequência de Superman – O Homem de Aço. O elenco traz Henry Cavill (Superman/Clark Kent), Ben Affleck (Batman/Bruce Wayne), Amy Adams (Lois Lane),  Jesse Eisenberg (Lex Luthor), Gal Gadot (Diana Prince/ Mulher-Maravilha), Laurence Fishburne (Perry White), Diane Lane (Martha Kent), Jeremy Irons (Alfred Pennyworth), Tao Okamoto (Mercy Graves), além de Holly Hunter, Callan Mulvey e Scoot McNairy em papeis não revelados; e a participação especial de Jason Mamoa (Orin/ Aquaman). O lançamento será em 25 de março de 2016.

Superman foi criado por Jerry Siegel e Joe Shuster em 1938 e desde então é publicado pela DC Comics.

Batman foi criado pelo cartunista Bob Kane em 1939 e desde então é publicado pela DC Comics.

A Mulher-Maravilha foi criada pelo psicólogo norteamericano William Moulton Marston e o desenhista H. G. Peters, aparecendo na revista All-American Comics 08, em 1941. A ideia de Marston era apresentar um arquétipo do força do feminino e, em segredo, explorar tendências sexuais não tradicionais à sociedade da época (como bigamia, lesbianismo e sadomasoquismo). A personagem fez bastante sucesso e se manteve sendo publicada até hoje pela DC Comics. Ela foi uma dos membros-fundadores da Liga da Justiça em 1960. A Mulher-Maravilha continua representando um símbolo da força das mulheres no mundo atual, sendo a mais icônica das super-heroínas.

Anúncios