Christoph Waltz será Blofeld.
Christoph Waltz será Blofeld.

Há alguns dias, correu a notícia de que o ator Christoph Waltz (de Bastardos Inglórios) foi contratado para Bond 24, o título de trabalho do próximo filme de James Bond, o agente secreto 007. Agora, o jornal Daily Mail afirma que sabe qual é o papel dele: ele fará ninguém menos do que Ernst Blofeld, o mais famoso e icônico dos vilões de 007.

De acordo com fontes “seguras” do jornal, o papel não será divulgado oficialmente pela produção, mas sim, com o nome de Franz Oberhauser, filho de Hans Oberhauser, que será no filme um antigo instrutor de ski que foi uma figura paterna para James Bond. A informação de que Oberhauser é, na verdade, Blofeld, será uma “surpresa” da trama.

Ernst Blofeld vivido por Terry Savallas em Só Se Vive Duas Vezes.
Ernst Blofeld vivido por Donald Pleasence em Só Se Vive Duas Vezes.

Nos filmes antigos de 007, Ernst Blofeld era o líder da SPECTRE, a misteriosa organização criminosa global que foi combatida por James Bond em vários filmes dos anos 1960. O personagem foi mencionado pela primeira vez, sem nome, em Moscou Contra 007 (seu segundo filme), de 1963, e continuou fazendo aparições similares até aparecer de verdade pela primeira vez (e conhecer Bond pessoalmente) em Com 007 Só se Vive Duas Vezes, de 1967.

O vilão ainda teve participações importantes em 007 – A Serviço Secreto de Sua Majestade, de 1967 (em que assassina a esposa de Bond, tornando a rixa entre os dois mais pessoal), e em 007 – Os Diamantes São Eternos, de 1971. Em cada um dos filmes, o vilão foi vivido por um ator diferente: Donald Pleasence (1967), Terry Savalas (1969) e Charles Grey (1971 – totalmente diferente, numa trama na qual faz uma cirurgia plástica).

As quatro versões de Blofeld no cinema.
As quatro versões de Blofeld no cinema.

A trama envolvendo o vilão, entretanto, ficou sem resolução, já que ele escapa ao final do último filme. Como o personagem era parte de uma disputa judicial envolvendo Ian Fleming (o criador de 007) e um colaborador, terminou não mais sendo usado “oficialmente”. Curiosamente, em 007 – Somente para seus Olhos, de 1981, Blofeld aparece novamente (sem ter o nome revelado e sem que seu rosto seja mostrado) sendo finalmente morto por Bond, numa tentativa algo esfarrapada para encerrar a história.

O vilão também apareceu em 007 – Nunca Mais Outra Vez, de 1982, filme fora da franquia oficial, realizado em consequência do citado processo judicial. Desta vez, foi vivido pelo célebre ator Max Von Sydow.

Saiba mais sobre o vilão e os filmes de 007 neste superpost do HQRock!

Contudo, a imagem do vilão – careca, escondido atrás de uma cadeira com um gato nas mãos e usando batas de cor pastel – formou uma rica iconografia do cinema dos anos 1960 e 1970.

Não há muitas informações oficiais sobre Bond 24, exceto que terá gravações na Inglaterra e na Itália. Rumores afirmam que Dave Bautista (o Drax de Guardiões da Galáxia) fará o vilão “físico” do filme; enquanto também há boatos de que o título será Devil May Care.

Daniel Craig como James Bond.
Daniel Craig como James Bond.

Devil May Care é o título de um livro de 007 lançado em 2008, escrito pelo renomado Sebastian Faulks, em comemoração ao centenário de Ian Fleming, o criador de 007. Tanto que Devil May Care – que foi lançado no Brasil com o título de A Essência do Mal – é uma sequência direta das demais obras de Fleming, sendo ambientado em 1967. Caso a informação seja verdadeira, não é impossível que o filme apenas se aproveite do título da obra, descartando seu conteúdo.

Bond 24 terá história de John Logan, roteiro de Robert Wade e Neal Purvis; e direção de Sam MendesDaniel Craig será mais uma vez o protagonista e Naomis Harris, Ben Whishaw e Ralph Fiennes também devem voltar. A data de lançamento será 23 de outubro de 2015 na Grã-Bretanha e 06 de novembro nos Estados Unidos.

James Bond, o 007, foi criado pelo escritor escocês Ian Fleming em 1953 como personagem de um romance de espionagem. Com o estrondoso sucesso, o autor produziu vários livros e o espião chegou aos cinemas pela primeira vez em 1962, fundando a mais longeva e bem-sucedida franquia do cinema em todos os tempos.

Anúncios