Daniel Brühl: Barão Zemo?
Daniel Brühl: Barão Zemo?

Foi anunciado oficialmente ontem que o ator Daniel Brühl (de Rush e Bastardos Inglórios) foi contratado para Capitão América – Guerra Civil, sequência de Capitão América 2 – O Soldado Invernal e fecho da trilogia das aventuras-solo do herói criado pela Marvel Comics, levado aos cinemas pelo Marvel Studios e Disney Company. O anúncio não especifica qual o papel do ator, mas suas origens (pai alemão e mãe espanhola) logo fazem o nome Barão Zemo gritar nas entrelinhas. Por outro lado, a sempre confiável e certeira Variety afirma que Brühl não será o vilão principal de Guerra Civil, mas terá um papel bem maior no filme do Dr. Estranho.

De qualquer modo, tendo em vista que Caveira Vermelha, Soldado Invernal e Armin Zola já foram usados nos filmes do Capitão América, nada mais natural que o próximo vilão seja o Barão Zemo, um dos mais importantes inimigos nas HQs originais.

Barão Zemo original, na arte mais recente de Steve Epting.
Barão Zemo original, na arte mais recente de Steve Epting.

O Barão Zemo apareceu pela primeira vez criado por Stan Lee e Jack Kirby em Avengers 06, de 1964. A história revela que ele era o vilão por trás do acidente aéreo que vitimou Bucky Barnes e deixou o Capitão América à deriva no Ártico, em abril de 1945 (fato mostrado em Avengers 04, pouco antes), para ser congelado e ser resgatado pelos Vingadores décadas mais tarde. Naquela revista, Zemo reunia o grupo de supervilões Os Mestres do Terror, que foi a principal ameaça que os Vingadores enfrentaram em seus primeiros anos.

Capitão América vs. Barão Zemo na arte de Jack Kirby.
Capitão América vs. Barão Zemo na arte de Jack Kirby.

Na trama, o Dr. Heinrich Zemo era um grande cientista e o 12º Barão Zemo, na Alemanha Nazista. Membro do Partido e fervoroso defensor da teoria da supremacia ariana, Zemo foi um dos grandes aliados de Hitler na campanha do Nazismo. As duas maiores invenções do cientista foram o raio da morte (um poderoso feixo de energia capaz de desintegrar um ser humano) e o Adesivo X (uma cola tão aderente que era incapaz de ser removida por qualquer que fosse o processo). Ele assumiu uma identidade mascarada durante a II Guerra para preservar sua identidade em atos terroristas, mas numa batalha contra o Capitão América o Adesivo X terminou lançado em seu rosto e grudando para sempre a máscara em sua face.

A primeira formação dos Mestres do Terror, liderados pelo Barão Zemo.
A primeira formação dos Mestres do Terror, liderados pelo Barão Zemo.

O personagem foi introduzido retroativamente na cronologia do Capitão América por Lee e Kirby (já que não existia nas aventuras originais dos anos 1940) como um de seus principais oponentes na II Guerra. Quando o herói desperta vivo na revista dos Vingadores, imediatamente o Barão Zemo (que viva escondido na América do Sul) trama um grande plano para matá-lo, ainda movido pelo desejo de vingança graças à desgraça em seu rosto.

O Barão Zemo e os Mestres do Terror confrontaram os Vingadores várias vezes entre as edições 06 e 15 de Avengers, até o vilão ser morto nesta última história. Ainda assim, o fato de ser um grande vilão, líder daquele grupo e o responsável pela “morte” de Bucky Barnes tornaram-no um personagem recorrentes em histórias futuras por meio de flashbacks, permanecendo como uma presença importante.

Flashback mostra confronto do Capitão com Zemo em Avengers 56, de 1968.
Flashback mostra confronto do Capitão com Zemo em Avengers 56, de 1968.

Na revista Captain America 168, em 1973, por Steve Englehart e Sal Buscema, surgiu Helmut Zemo, o filho do vilão, que adotou a identidade de Fênix e tentou vingar a memória do pai contra o herói. Porém, no confronto, Helmut terminou caindo em um grande tonel de Adesivo X, aparentemente morrendo no processo. Não seria o caso. Anos mais tarde, Helmut Zemo se revelou vivo e assumiu a identidade criminosa do pai, como o 13º Barão Zemo, na revista Captain America 275 a 278, de 1983, por J.M DeMatteis e Mike Zeck, numa trama em que sequestra um amigo de infância de Steve Rogers. O vilão voltaria outra vez em meio ao arco de Captain America 290 a 330, em meio a um grande plano do Caveira Vermelha.

O segundo Barão Zemo contra os Vingadores.
O segundo Barão Zemo contra os Vingadores.

Com o passar dos anos, a importância do novo Barão Zemo só fez aumentar, sendo ele o responsável por reunir uma nova versão dos Mestres do Terror e promover um ataque devastador aos Vingadores no arco O Cerco, em Avengers 273 a 277, de 1986, por Roger Stern e John Buscema, nesta que é uma das melhores aventuras da equipe em todos os tempos. O Barão Zemo também reuniu outra versão dos Mestres do Terror disfarçados como um grupo de novos heróis na revista Thunderbolts 01, de 1996, numa série de aventuras que fez bastante sucesso.

Voltando ao filme Capitão América – Guerra Civil, é bem possível termos a presença do vilão. Também não se deve esquecer a possibilidade do Caveira Vermelha ainda reaparecer nos filmes, já que ficou muito claro que o vilão não morreu em O Primeiro Vingador. Tendo em vista a trama das revistas do herói pós-O Soldado Invernal (que foi adaptado no último filme), seria natural o velho herói nazista estar criando planos nos bastidores. Ainda mais com a presença de Ossos Cruzados, seu braço direito.

Avengers Infinity War MCU banner

Os irmãos Russo: assumindo Vingadores?
Os irmãos Russo: assumindo Vingadores?

Por fim, outro rumor que veio à tona esses dias é a notícia de que Joe e Anthony Russo irão não apenas dirigir Guerra Civil, mas também assumir o comando de Vingadores – Guerra Infinita, Parte I e II. Esse boato não é novo, mas continua sendo muito estranho, tendo em vista que é Joss Whedon quem comanda a franquia da equipe nos cinemas e está terminando Vingadores – Era de Ultron, que chega aos cinemas em 2015.

O que dá mais corpo ao rumor é o fato de que agora um site extremamente confiável, como o Deadline Hollywood, também afirmou ter ouvido isso de suas fontes. Guerra Infinita I e II saem em 2018 e 2019, respectivamente, encerrando o primeiro grande arco da equipe nos cinemas. Será que Whedon irá deixar o barco? É apenas um rumor?

Joss Whedon (centro): fora de Vingadores ou volta só para o 4?
Joss Whedon (centro): fora de Vingadores ou volta só para o 4?

Tendo em vista que Guerra Infinita Parte I não terá os Vingadores principais (mas uma equipe substituta com membros secundários, como Feiticeira Escarlate, Mercúrio, Visão, Máquina de Combate, Falcão e talvez até o Homem-Aranha), seria possível imaginar um cenário na qual Joss Whedon escreveria apenas o roteiro e o comando das filmagens ficaria à cargo dos Irmãos Russo, para o cineasta descansar um pouco e voltar para realizar Guerra Infinita Parte II com o retorno da equipe principal para combater Thanos. Sim, seria possível, porém, o que se sabe é que Parte I e Parte II serão filmados consecutivamente (para baratear os custos).

Mas pensando bem, já que são outros personagens, até que seria possível mesmo…

Bem, veremos mais sobre isso em breve mesmo.

Guerra Civil mostrará a implantação de uma Lei de Registro de Superseres que obrigará os heróis da Marvel a responderem a ordens superiores, causando um racha ideológico entre o Capitão América (que discorda da Lei, porque fere os direitos humanos) e o Homem de Ferro (que apoiará a lei e lutará para que seja implantada), que rapidamente evoluirá para um conflito aberto entre os dois ex-aliados. Ao mesmo tempo, forças ocultas devem se mover para tornar a vida do herói ainda mais difícil.

Captain America – Civil War manterá os roteiristas Christopher Markus e Stephen McFeely e a direção dos irmãos Joe Anthony Russo. O elenco terá Chris Evans (Steve Rogers/Capitão América), Robert Downey Jr. (Tony Stark/ Homem de Ferro), Scarlett Johansson (Natasha Romanoff/ Viúva Negra), Daniel Brühl (papel não revelado), Samuel L. Jackson (Nick Fury),  Sebastian Stan (Bucky Barnes/Soldado Invernal), Anthony Mackie (Sam Wilson/Falcão),  Chadwick Boseman (T’Challa/ Pantera Negra), Cobie Smulders (Agente Maria Hill), Frank Grillo (Brock Rumlow/ Ossos Cruzados), Emily VanCamp (Sharon Carter/ Agente 13), dentre outros. As filmagens iniciam em abril de 2015. O longametragem será parte da Fase 3 do Universo Marvel nos Cinemas, que deve culminar em Os Vingadores 3 e 4, em 2018 e 2019. A estreia será em 06 de maio de 2016.

O Capitão América foi criado por Jack Kirby e Joe Simon em 1941 e foi o maior sucesso dos anos iniciais da Marvel Comics. Após décadas sem ser publicado, foi resgatado para as histórias modernas em Avengers 04, de 1964, por Stan Lee e Jack Kirby, numa história dos Vingadores, grupo que passou a liderar a partir de então.

Anúncios