O Capitão Marvel estrela a capa do Volume 01 da Coleção Histórica: Vingadores.
O Capitão Marvel estrela a capa do Volume 01 da Coleção Histórica: Vingadores.

Para alegria geral da nação, algumas das aventuras mais clássicas dos Vingadores, o supergrupo de heróis da editora Marvel Comics, estão de volta às bancas e livrarias do Brasil, por meio da Coleção Histórica Marvel: Vingadores, uma série de quatro volumes que reúne histórias memoráveis publicadas nos anos 1970, editada pela Panini Comics, editora que publica o material original da Marvel no país.

Embora os anos 1960 sejam a era clássica da Marvel, em nenhum outro momento a editora foi melhor, mais ousada e mais louca do que nos anos 1970. É o momento da ascensão da Era de Bronze dos quadrinhos, quando o criador Stan Lee dá lugar aos mais jovens (e hippies, e psicodélicos e drogados) escritores como Roy Thomas, Jim Starling e Steve Englehart. É justamente essa trupe quem leva adiante esta coleção que traz – sem nenhum exagero – algumas das melhores aventuras dos Vingadores em todos os tempos.

(O HQRock recomenda que, após ler este post, o leitor vá ao nosso pequeno dossiê sobre As Melhores Histórias dos Vingadores e perceber como muitas daquela lista estão nessa coleção!).

Coleção Histórica Marvel: Vingadores está divida em 04 volumes, cada um dedicado a um grande vilão da história do grupo. (Os títulos são “sugestões” do HQRock).

Os Vingadores combatem Thanos durante a temporada de Steve Englehart no título.
Os Vingadores combatem Thanos durante a temporada de Steve Englehart no título.

Volume 01: O Ataque de Thanos. Acompanhe a ascensão de Thanos, o titã louco, que está disposto a reunir um poder incomensurável para simplesmente destruir metade do universo! E o seu alvo maior é o Cubo Cósmico. Caçando o vilão de maneira algo desesperada pelo herói kree Capitão Marvel percebe que só conseguirá seu intento com a ajuda dos maiores heróis da Terra, os Vingadores. Uma sequência eletrizante de aventuras comandadas pelo escritor e desenhista Jim Starlin, com participação especial do roteirista Mike Friedrich; mais um capítulo escrito por Steve Englehart e desenhado por John Buscema.

A edição reúne as revistas Captain Marvel 28 a 34 e Avengers 125, de 1974 e 1975.

A Morte de Adam Warlock: pico da saga cósmica de Jim Starlin.
A Morte de Adam Warlock: pico da saga cósmica de Jim Starlin.

Volume 02: A Saga de Adam Warlock. Adam Warlock foi um dos mais enigmáticos personagens da Marvel dos anos 1970, numa trama muito louca de Jim Starlin, misturando conceitos cristãos e místicos com ficção científica espacial e os super-heróis. Na trama, Warlock se alia a Pip, o troll, e a ex-assassina Gamora para colocar um fim definitivo aos planos do ex-mestre desta: Thanos. E só conseguirá fazer isso com a aliança dos Vingadores e o sacrifício supremo. Ao mesmo tempo, o aventureiro espacial precisa lidar com o vilão Magus, que viajou no tempo até o nosso presente para mudar o futuro. Esta saga, inteiramente produzida por Jim Starlin nos textos e arte.

O volume reúne as revistas Iron-Man 55, Warlock 09 a 11 e 15, Avengers Annual 07 e Marvel Two and One 02, publicadas entre 1973 e 1977.

A maravilhosa arte de Neal Adams na Guerra Kree-Skrull.
A maravilhosa arte de Neal Adams na Guerra Kree-Skrull.

Volume 03: A Guerra Kree-Skrull. Uma das melhores e mais clássicas aventuras dos Vingadores! Os maiores heróis da Terra descobrem que os impérios galáticos Kree e Skrulls (duas raças aliens surgidas nas histórias do Quarteto Fantástico) travam uma guerra milenar. E agora o nosso planeta está bem no meio da batalha! Cabe aos Vingadores reunirem suas forças e impedirem da Terra ser dizimada pela força destruidora desse conflito intergalático. Uma grande aventura escrita por Roy Thomas e desenhada por grandes nomes, como John Buscema, Sal Buscema e o lendário Neal Adams.

Dentro da Coleção Histórica, este volume é o único que já havia sido publicado pela Panini em Os Maiores Clássicos dos Vingadores 01, alguns anos atrás. Mas esta versão nova é mais ampla.

A edição reúne Avengers 90 a 91 e 93 a 97, publicadas em 1971.

Avengers 162 traz A Noiva de Ultron.
Avengers 162 traz A Noiva de Ultron.

Volume 04: A Guerra Contra Ultron. A inteligência artificial Ultron é um das maiores ameaças já enfrentadas pelos Vingadores e um de seus vilões mais perigosos. Aqui, você encontra alguns dos mais clássicos confrontos da equipe com o robô criado por Hank Pym (o Homem-Formiga e também Gigante, Golias e Jaqueta Amarela). Incluindo o ataque ao casamento do vingador Mercúrio com a inumana Crystallis e o arco A Noiva de Ultron.

O volume reúne as edições Avengers 127, 161 e 162, 170 e 171, 201 e 202 e Fantastic Four 150, com roteiros de Steve Englehart, Jim Shooter e David Michelinie e desenhos de nomes como George Perez e Sal Buscema.

O leitor que adquirir a Coleção Histórica Marvel: Vingadores terá em mãos algumas das mais interessantes de suas aventuras e conhecerá mais o lado cósmico da editora. É uma ótima oportunidade de ver em ação heróis como Capitão América, Thor, Homem de Ferro unindo forças com Feiticeira Escarlate, Visão, Mercúrio, Gavião Arqueiro, Pantera Negra, outros não tão ilustres como Vespa, Jaqueta Amarela, Magnum, Jocasta, Fera (aquele mesmo dos X-Men); e participações mais do que especiais de Capitão Marvel, Adam Warlock, Quarteto Fantástico e até o Homem-Aranha.

Vale lembrar que, apesar desta coleção manter o número 01, a Panini já publicou uma Coleção Histórica Marvel: Vingadores em 2012, com material distinto: algumas aventuras dos anos 1960 (incluindo a origem de Ultron) e volumes individuais dedicados a Capitão América, Homem de Ferro, Thor e Hulk.

É ótima a iniciativa da Panini em trazer histórias tão boas de volta, visando os leitores que nunca as leram. Ainda mais em uma embalagem tão bonita quanto é a da Coleção Histórica Marvel.

Que o lançamento do filme Vingadores – Era de Ultron no ano que vem possibilite a publicação de ainda mais volumes, com histórias como A Saga de Korvac, A Trilogia de Nefaria, A Madona Celestial e A Saga da Coroa da Serpente. Quem sabe?

Os Vingadores surgiram em 1963, criados por Stan Lee e Jack Kirby, publicados em The Avengers 01, reunindo personagens já criados previamente. Mais importante supergrupo da Marvel Comics, fazer parte da equipe significa ter um status diferenciado de importância no Universo da editora.

 

Anúncios