O X-Factor de Peter David e Larry Stroman: Fortão, Mercúrio, Lupina, Polaris, Destrutor e Homem-Múltiplo.
O X-Factor de Peter David e Larry Stroman: Fortão, Mercúrio, Lupina, Polaris, Destrutor e Homem-Múltiplo.

Tendo em vista a invasão dos super-heróis na TV, sejam os da Marvel (Agents of SHIELD e em breve: Agent Carter, Demolidor…), sejam os da DC Comics (Arrow, Flash, Gotham, Constantine…); parece que outros tanto irão chegar. Inicialmente, o site Bleeding Cool trouxe o furo de que o estúdio 20th Century Fox, que detém os direitos de adaptação dos X-Men, grupo de heróis mutantes da Marvel Comics, está interessado em desenvolver uma série de TV com esses personagens, por meio de seus canais. Agora, outro site, Film Divider, afirma que quem será adaptado será a equipe detetivesca X-Factor, um dos derivados daqueles.

O site diz que a Fox pensa em produzir uma série que tenha o clima detetivesco de X-Factor, baseado nas temporadas do escritor Peter David à frente do grupo nas revistas da Marvel Comics, e colocar uma protagonista feminina. O estúdio também considera colocar o personagem Mercúrio – que apareceu e fez sucesso no filme X-Men – Dias de Um Futuro Esquecido, este ano – como um tipo de chamariz ao programa. De fato, Mercúrio é um dos personagens usados por David nas revistas.

Mercúrio em Dias de Um Futuro Esquecido.
Mercúrio em Dias de Um Futuro Esquecido.

Fica a dúvida se a Fox irá usar o Mercúrio jovem de Dias de Um Futuro Esquecido (o filme se passa em 1973) ou se irá promover uma versão mais madura do personagem no presente. No primeiro caso, o ator Evans Peters poderia participar?

Quanto à protagonista feminina, há várias opções: Polaris, Lupina (Wolfsbane) e Syrin (esta última até já apareceu nos filmes dos X-Men, rapidamente).

O X-Factor foi um dos primeiros grupos de heróis derivados dos X-Men e surgiu em 1986, criado pelo escritor Bob Layton e o desenhista Jackson Guice. Na ocasião, o time reunia simplesmente os membros originais dos X-Men: Ciclope, Garota Marvel, Fera, Homem de Gelo e Anjo. A equipe viveu seu auge, nesta primeira fase, por meio da longa temporada da escritora Louise Simonson no comando da revista (1987-1991), especialmente com desenhos do marido daquela, Walt Simonson.

Contudo, o X-Factor foi totalmente reformulado em 1991, quando o escritor Peter David e o desenhista Larry Stroman transformaram o time em uma nova equipe formada por Destrutor, Polaris, Mercúrio, Lupina, Homem-Múltiplo e Fortão. Eles eram uma equipe vinculada ao Governo dos EUA para missões secretas. Mais tarde, no desenvolvimento da equipe, David deu outras visões ao X-Factor, inclusive, transformando-os num tipo de agência de detetives.

***

Os X-Men foram criados em 1963 por Stan Lee e Jack Kirby, mas só foram bem-sucedidos comercialmente nos anos 1970, a partir da reformulação idealizada pelo escritor Len Wein e tocada à frente por Chris Claremont, Dave Cockrum e John Byrne. Daí em diante, se tornaram uma das revistas de maior sucesso da Marvel Comics.

 

Anúncios