Os Vingadores e o Homem-Aranha juntos no cinema?
Os Vingadores e o Homem-Aranha juntos no cinema?

O site HitFix trouxe um rumor interessante ontem. Segundo as fontes do site, o estúdio Sony Pictures está com um ousado plano de parceria com o Marvel Studios para que o Homem-Aranha, personagem da Marvel Comics cujos direitos de adaptação aos cinemas pertencem aos primeiros, possa ser inserido no universo ficcional dos Vingadores, levado a cabo pelo Marvel Studios. É um plano ousado, mas que pode dar certo e seria inédito no sentido de ter um personagem licenciado por dois estúdios diferentes ao mesmo tempo.

Apesar de curioso, o rumor faz muito sentido. Primeiramente, as relações entre a Sony e a Marvel são cordiais e amigáveis; bem ao contrário da relação tensa entre a Marvel e a 20th Century Fox, especialmente quando o caso é o Quarteto Fantástico (saiba mais aqui). Tanto são boas as relações que no passado a Marvel quase colocou o prédio da Oscorp – empresa pertencente a Norman Osborn e seu filho Harry e na qual trabalhava Gwen Stacy nos dois filmes O Espetacular Homem-Aranha – dentro do filme dos Vingadores.

A Marvel queria acrescentar o edifício (criado digitalmente) ao horizonte de Nova York na batalha final de Os Vingadores e só não o fez porque não houve tempo para isso, já que a produção deste filme estava bem mais adiantada do que a de O Espetacular Homem-Aranha. Além disso, em O Espetacular Homem-Aranha 2, uma moto com a logo Stark Industries – a empresa de Tony Stark, o Homem de Ferro – aparece discretamente no fundo de uma cena.

O Duende Verde e o Homem-Aranha: Sony insatisfeita.
O Duende Verde e o Homem-Aranha: Sony insatisfeita.

Em segundo lugar,  há de se considerar a insatisfação da Sony Pictures com o retorno financeiro dos filmes do cabeça de teia. Apesar de irem bem nas bilheterias, os dois filmes não foram além dos US$ 700 milhões e o estúdio queria mais. Por isso, O Espetacular Homem-Aranha 3 está temporariamente no limbo – não há nem uma data de lançamento para ele – e a Sony está investindo em outros filmes do universo ficcional do personagem, como um longa do grupo de vilões Sexteto Sinistro e outro do herói/ vilão/ anti-herói (depende de qual abordagem irão adotar) Venon.

Desse modo, vincular o Homem-Aranha aos Vingadores seria uma maneira de dar ainda mais evidência ao personagem e dar um gás em sua franquia particular.

Outro ponto importante é que a Marvel também ganharia com essa vinculação, já que detém parte significativa dos saldos de merchandising dos filmes do aracnídeo na Sony (o que não é o caso com o Quarteto Fantástico, por exemplo).

Colocar o Homem-Aranha (mesmo continuando na Sony) dentro do universo dos Vingadores no Marvel Studios é um antigo sonho de todos os envolvidos. Tendo em vista o passado cordial entre esses dois estúdios, isso pode acabar mesmo acontecendo.

Os Vingadores em 2010, com o Homem-Aranha.
Os Vingadores em 2010, com o Homem-Aranha: no cinema também?

Com isso, a Marvel poderia usar o personagem dentro de seus filmes da equipe; enquanto seu universo particular e seus filmes solo continuaria dentro da Sony. Seria uma situação inédita de personagem compartilhado por dois estúdios, mas mediante o acordo certo isso é possível.

E não custa lembrar: apesar da fama de herói solitário, desde 2005 o Homem-Aranha é sim um membro efetivo dos Vingadores, protagonista de arcos como Guerra Civil, por exemplo.

Sem dúvidas, incluir o Homem-Aranha à equipe de Capitão América, Homem de Ferro, Thor e Hulk irá causar um grande frisson. E o pior que pode até ser logo!

Não custa lembrar do recente rumor de que em Os Vingadores 2 – A Era de Ultron, que sai em maio de 2015, no final do filme o Capitão América iria anunciar uma nova equipe de Vingadores. E se entre os membros novatos (Feiticeira Escarlate, Mercúrio e Visão) e outros que a Marvel ainda não apresentou nos cinemas mas podem aparecer (Pantera Negra e Miss Marvel são os mais fortes candidatos), estivesse o Homem-Aranha?

Não duvide. Isso pode mesmo acontecer.

A tal cena já foi praticamente confirmada por alguns envolvidos em entrevistas e não foi filmada ainda. Ficou para ocorrer no início do ano que vem (talvez como um modo de manter o segredo por menos tempo, o que é mais fácil).

Ou seja, podemos ter o Homem-Aranha incluído nos Vingadores ao final de A Era de Ultron.

Fique ligado!

***

Avengers – Age of Ultron é escrito e dirigido por Joss Whedon. O elenco reúne Robert Downey Jr. (Tony Stark/Homem de Ferro), Chris Evans (Steve Rogers/Capitão América), Chris Hemsworth (Thor), Mark Ruffalo (Bruce Banner/Hulk), Samuel L. Jackson (Nick Fury), Scarlett Johansson (Natasha Romanoff/Viúva Negra), Jeremy Renner (Clint Barton/Gavião Arqueiro), Elizabeth Olsen (Wanda Maximoff/Feiticeira Escarlate), Aaron Taylor-Johnson (Pietro Maximoff/Mercúrio), James Spader (Ultron), Don Cheadle (Coronel James Rhodes), Cobie Smulder (Agente Maria Hill), Thomas Krestschmann (Barão Wolfgan Von Strucker), Paul Bettany (JARVIS/ Visão) e Kim Soo Hyun (papel não-revelado), com participações especiais de Josh Brolin (Thanos), Anthony Mackie (Sam Wilson/Falcão) e Hayley Atwell (Peggy Carter). As filmagens passaram pela África do Sul, Itália, Coreia do Sul e Grã-Bretanha. O lançamento será em 1º de maio de 2015, nos EUA.

Os Vingadores surgiram em 1963, criados por Stan Lee e Jack Kirby, publicados em The Avengers 01, reunindo personagens já criados previamente. Mais importante supergrupo da Marvel Comics, fazer parte da equipe significa ter um status diferenciado de importância no Universo da editora.

O Espetacular Homem-Aranha 2 – A Ameaça de Electro é dirigido por Marc Webb (de 500 Dias com Ela), com história de James Vanderbilt e roteiro de Alex Kurtzman, Roberto Orci (de Star Trek e Transformers) e Jeff Pinkner. O elenco traz Andrew Garfield (Peter Parker), Emma Stone (Gwen Stacy), Jaime Foxx (Max Dillon/Electro), Dane DeHann (Harry Osborn),  Chris Cooper (Norman Osborn), Colm Feore (Donald Mekken), Paul Giamatti (Aleksei Sytsevich/Rhino), Sally Field (May Parker), Campbell Scott (Richard Parker), Embeth Davidtz (Mary Parker), Felicity Jones (Felicia Hardy), B.J. Novak (Alistair Smythe), Dennis Leary (Cap. George Stacy).  A estreia no Brasil foi em 1º de maio de 2014, um dia antes do que nos EUA.

O Homem-Aranha foi criado por Stan Lee e Steve Ditko em 1962, na revista Amazing Fantasy 15, da Marvel Comics. Ele é publicado até hoje na revista Amazing Spider-Man e outras e também é membro dos Vingadores.

 

Anúncios