Thanos e a Manopla do Infinito nos quadrinhos: trama para Os Vingadores 3.
Thanos e a Manopla do Infinito nos quadrinhos: trama para Os Vingadores 3.

Os Vingadores 2 – A Era de Ultron, a sequência de Os Vingadores, o épico do Marvel Studios que reuniu nos cinemas pela primeira vez a equipe de super-heróis da Marvel Comics formada por Capitão América, Thor, Homem de Ferro e Hulk, nem sequer estreou ainda, e os rumores sobre o terceiro filme da franquia – que só sai em 2018! – não param de sair. Esta semana, dois boatos incríveis rodaram em torno do que seria o fechamento da primeira trilogia da celebrada equipe. Vamos a eles: um dos rumores dizia que Os Vingadores 3 seria dividido em dois filmes, prática que se tornou comum em Hollywood nos últimos anos; o outro dizia que o filme não traria o principais membros do grupo, como Capitão América, Homem de Ferro e Thor!

Vamos analisar.

Primeiro, a divisão. Dividir filmes é uma estratégia de Hollywood, porque assim se ganha duas vezes com o mesmo filme. Se você vai ganhar um montão de dinheiro com o último capítulo de Harry Potter, porque não dividi-lo em dois e ganhar um montão de dinheiro duas vezes? Como consequência secundária, a divisão também permite contar a história com mais calma e aprofundar eventos e personagens. Isso cairia bem em Os Vingadores 3: aparentemente, o terceiro filme da equipe trará uma adaptação da Saga do Infinito, na qual o supervilão Thanos tenta se apossar da Manopla do Infinito, um artifício que une as Joias do Infinito, poderosas peças cósmicas com poderes imensuráveis.

As Joias do Infinito vem aparecendo pouco há pouco em cada um dos filmes do Marvel Studios, preparando terreno para isso: o Tesseract, a joia do cedro de Loki, o Éter, a orbe do filme Guardiões da Galáxia.

Os três grandes dos Vingadores: fora do terceiro filme?
Os três grandes dos Vingadores: fora do terceiro filme?

Contudo, há um problemão em dividir Os Vingadores 3 em dois filmes: os contratos dos atores. Robert Downey Jr. tem contrato apenas para Os Vingadores 2 e 3; com o encerramento das trilogias de Capitão América e Thor em 2016 e (provavelmente) 2017, também só restará um filme para os atores Chris Evans e Chris Hemsworth. O mesmo pode ser dito de Scarlett Johansson e de Jeremy Renner. Dividindo o filme, esses atores só poderiam atuar em um deles. Parece pouco provável.

Já o segundo rumor fala simplesmente que Os Vingadores 3 não traria Capitão América, Homem de Ferro e Thor (e talvez até alguns outros). Ora, mas porque isso? Seria – segundo o boato – uma estratégia do Marvel Studios de realizar um grande filme de crossover em seguida, do tipo Vingadores vs. Guardiões da Galáxia, Guerras Secretas ou Guerra Civil.

É possível? Bem, em se tratando da Marvel, sim. Seria uma maneira do estúdio poupar seus principais atores para um grandíssimo filme-evento em 2020, por exemplo.

Mercúrio e Feiticeira Escarlate são apenas dois do muitos heróis que a Marvel pode usar.
Mercúrio e Feiticeira Escarlate são apenas dois do muitos heróis que a Marvel pode usar.

É provável? Bem, parece pouco. Embora a Marvel tenha heróis suficientes no cinema para montar uma equipe inteiramente nova de Vingadores se quiser – Máquina de Combate, Falcão, Soldado Invernal; mais os novatos que aparecem em A Era de Ultron, Feiticeira Escarlate, Mercúrio, Visão; mais os novos que devem chegar em breve aos cinemas, Homem-Formiga, Dr. Estranho; mais os prováveis que chegarão em pouco tempo, mas ainda não foram oficializados, Miss Marvel, Pantera Negra; temos 10 heróis só nesta lista (!) – fazer Os Vingadores 3 sem seus heróis principais não parece algo muito lucrativo. Há o risco eminente de perder fôlego nas bilheterias.

Por outro lado, há a questão de trama: seria um grande desperdício não ter Capitão América, Homem de Ferro e Thor num grande filme cósmico que envolvesse Thanos e a Manopla do Infinito como deve ser Os Vingadores 3.

Se bem que a Marvel podia arranjar outra trama para Os Vingadores 3 – tipo a Guerra Secreta de Nick Fury (saiba mais aqui) – e mostrar Thanos e Manopla do Infinito em Vingadores vs. Guardiões da Galáxia.

Mas tudo isso são apenas rumores. E rumores muito ousados.

Thanos no filme Guardiões da Galáxia.
Thanos no filme Guardiões da Galáxia.

De qualquer modo, parece um pouco demais ficar estipulando em detalhes Os Vingadores 3 quando sequer A Era de Ultron estreou nos cinemas – ou sequer teve um trailer liberado! – por isso, vamos com calma.

Os Vingadores – A Era de Ultron será o fechamento da chamada Fase 2 do Marvel Studios, que se desenvolve em Homem de Ferro 3, Thor – O Mundo Sombrio, Capitão América – O Soldado Invernal e Guardiões da Galáxia. O filme envolverá a ameaça da inteligência artificial Ultron, um dos maiores vilões dos quadrinhos, que constrói para si um corpo robótico indestrutível e quer simplesmente eliminar a humanidade.  No filme, ele criará um exército de drones para auxiliá-lo. A trama envolverá a dificuldade dos Vingadores existirem como equipe, que é potencializada pela chegada dos irmãos Feiticeira Escarlate e Mercúrio, que pelo menos no início não serão muito amigáveis. O andróide Visão também é parte do filme e, nos quadrinhos, é um ser artificial criado por Ultron para destruir os Vingadores, mas desenvolve consciência e se alia a equipe contra seu criador. Além de Ultron, também estará presente a organização terrorista HIDRA e seu líder, o Barão Von Strucker. O supervilão Thanos, que já apareceu brevemente no primeiro filme, também deve aparecer nas sombras, movendo a trama em direção ao fecho da trilogia.

Avengers – Age of Ultron é escrito e dirigido por Joss Whedon. O elenco reúne Robert Downey Jr. (Tony Stark/Homem de Ferro), Chris Evans (Steve Rogers/Capitão América), Chris Hemsworth (Thor), Mark Ruffalo (Bruce Banner/Hulk), Samuel L. Jackson (Nick Fury), Scarlett Johansson (Natasha Romanoff/Viúva Negra), Jeremy Renner (Clint Barton/Gavião Arqueiro), Elizabeth Olsen (Wanda Maximoff/Feiticeira Escarlate), Aaron Taylor-Johnson (Pietro Maximoff/Mercúrio), James Spader (Ultron), Don Cheadle (Coronel James Rhodes), Cobie Smulder (Agente Maria Hill), Thomas Krestschmann (Barão Wolfgan Von Strucker), Paul Bettany (JARVIS/ Visão) e Kim Soo Hyun (papel não-revelado), com participações especiais de Josh Brolin (Thanos), Anthony Mackie (Sam Wilson/Falcão) e Hayley Atwell (Peggy Carter). As filmagens passaram pela África do Sul, Itália, Coreia do Sul e Grã-Bretanha. O lançamento será em 1º de maio de 2015, nos EUA.

Os Vingadores surgiram em 1963, criados por Stan Lee e Jack Kirby, publicados em The Avengers 01, reunindo personagens já criados previamente. Mais importante supergrupo da Marvel Comics, fazer parte da equipe significa ter um status diferenciado de importância no Universo da editora.

Anúncios