Poster feito por um fã para A Era de Ultron: mais Hulk e Gavião Arqueiro.
Poster feito por um fã para A Era de Ultron: mais Hulk e Gavião Arqueiro.

Através de um comunicado da Warner Bros. foi possível descobrir esses dias que o filme Interstellar, de Christopher Nolan, será precedido nos cinemas pelo primeiro trailer de Os Vingadores 2 – A Era de Ultron, a sequência de Os Vingadores, o épico do Marvel Studios que reuniu nos cinemas pela primeira vez a equipe de super-heróis da Marvel Comics formada por Capitão América, Thor, Homem de Ferro e Hulk. O lançamento daquele filme será em 07 de novembro.

É provável que o trailer saia on-line cerca de uma semana antes do lançamento nos cinemas, de modo que, no fim do mês de outubro, podemos ver as primeiras cenas oficiais de A Era de Ultron.

Já houve um teaser do filme, lançado exclusivamente na Comic-Con de San Diego em julho, mas que não vazou para o grande público.

Ao mesmo tempo, o ator Jeremy Renner vem dando bastante entrevistas sobre o novo filme e falou ao The Daily Beast sobre a trama e os personagens, bem como sua possível participação em Capitão América 3.

As filmagens principais de A Era de Ultron já terminaram, mas o ator explicou que é preciso voltar de vez em quando ao set para refilmagens ou complementos de pós-produção (graças ao uso ostensivo de efeitos digitais).

Temos que fazer filmagens complementares aqui e ali, mas praticamente já [encerrou]. Hulk tem um papel mais preponderante e eu tenho um  papel mais preponderante. Há bem mais cenas dos Vinagdores todos juntos, tanto de uniforme, como sem, conversando. Isto está me tornando um fã de carteirinha totalmente. É muito divertido ser parte disso [do Universo Marvel].

Gavião Arqueiro em ação em A Era de Ultron.
Gavião Arqueiro em ação em A Era de Ultron.

No passado, Renner não poupou algumas críticas à sua própria participação em Os Vingadores, reclamando que o Gavião Arqueiro passa a maior parte do filme com a mente dominada por Loki e, por isso, não é um personagem propriamente dito. Também pesa contra o ator o fato de – como o HQRock já pontuou outras vezes – ser o único membro dos Vingadores a não ter presença em outros filmes do Marvel Studios, à exceção de uma aparição de poucos segundos em Thor, quase imperceptível.

Parece que isso irá mudar em A Era de Ultron, quando haverá mais luz sobre o Gavião Arqueiro e o Hulk, personagens que não vêm sendo explorados fora de Os Vingadores. Joss Whedon também já declarou que há forte presença feminina no filme (ele é famoso por explorar bem personagens femininas), de modo que Viúva Negra, Feiticeira Escarlate e, provavelmente, também, Maria Hill e Peggy Carter (esta em cenas de flashbacks) tenham destaque na trama (o que deve diminuir significativamente a importância, no filme, de Capitão América, Homem de Ferro e Thor).

De qualquer modo, dessa vez, haverá bem mais Gavião Arqueiro:

É divertido finalmente descobrir quem Clint Barton é um pouco mais. Temos alguns bons segredos revelados. Acho que tudo o que é bom sobre o primeiro Os Vingadores é exponencialmente expressado neste novo. Desde a ação até  fazendo piada de si mesmos. E há bem mais tempo dos Vingadores juntos, depois de estarem tão separados no primeiro. Temos alguns grandes novos mocinhos e alguns bons vilões.

O Gavião Arqueiro no Universo Ultimate. Arte de Bryan Hitch.
O Gavião Arqueiro no Universo Ultimate. Arte de Bryan Hitch.

Falando em quem o Gavião Arqueiro é, nos quadrinhos, sua origem é simplória: um artista de circo que se torna extremamente habilidoso no arco e flecha, treinado pelo homem que no futuro se torna o vilão chamado Espadachim. Seduzido pela Viúva Negra (à época uma espiã soviética), Clint Barton termina lutando contra o Homem de Ferro; mas se regenera e termina entrando para os Vingadores, onde será treinado pelo Capitão América. Nos dias atuais, apesar de não ter poderes, o Gavião Arqueiro é um dos Vingadores mais habilidosos. Sua personalidade é explosiva e ele é teimoso e cabeça dura. Nada disso explorado nos filmes ainda. (Saiba mais sobre o personagem clicando aqui).

Foi o Universo Ultimate – um tipo de realidade paralela do Universo Marvel, com versões mais “modernas” e adultas de seus personagens – onde surgiu a ideia de Clint Barton ser um agente da SHIELD. É esta abordagem que os filmes adotaram, com uma origem bem mais complexa para o personagem.

Por fim, Renner comentou os rumores sobre o Gavião Arqueiro aparecer em Capitão América 3, que vem circulando há algum tempo.

Ah, isso é rumor mesmo. Não sei o que acontecerá. Sei que as filmagens [de Capitão América 3] irão começar em março [de 2015]. Não há nada de conversa oficial sobre eu fazer ou não.

O ator também esclareceu como é seu contrato multifilmes com a Marvel: os três Vingadores e um filme solo do Gavião Arqueiro, caso queiram realizar.

É possível que Capitão América (mais Homem de Ferro) tenham papeis menores no filme.
É possível que Capitão América (mais Homem de Ferro) tenham papeis menores no filme.

Os Vingadores – A Era de Ultron será o fechamento da chamada Fase 2 do Marvel Studios, que se desenvolve em Homem de Ferro 3, Thor – O Mundo Sombrio, Capitão América – O Soldado Invernal e Guardiões da Galáxia. O filme envolverá a ameaça da inteligência artificial Ultron, um dos maiores vilões dos quadrinhos, que constrói para si um corpo robótico indestrutível e quer simplesmente eliminar a humanidade.  No filme, ele criará um exército de drones para auxiliá-lo. A trama envolverá a dificuldade dos Vingadores existirem como equipe, que é potencializada pela chegada dos irmãos Feiticeira Escarlate e Mercúrio, que pelo menos no início não serão muito amigáveis. O andróide Visão também é parte do filme e, nos quadrinhos, é um ser artificial criado por Ultron para destruir os Vingadores, mas desenvolve consciência e se alia a equipe contra seu criador. Além de Ultron, também estará presente a organização terrorista HIDRA e seu líder, o Barão Von Strucker. O supervilão Thanos, que já apareceu brevemente no primeiro filme, também deve aparecer nas sombras, movendo a trama em direção ao fecho da trilogia.

Avengers – Age of Ultron é escrito e dirigido por Joss Whedon. O elenco reúne Robert Downey Jr. (Tony Stark/Homem de Ferro), Chris Evans (Steve Rogers/Capitão América), Chris Hemsworth (Thor), Mark Ruffalo (Bruce Banner/Hulk), Samuel L. Jackson (Nick Fury), Scarlett Johansson (Natasha Romanoff/Viúva Negra), Jeremy Renner (Clint Barton/Gavião Arqueiro), Elizabeth Olsen (Wanda Maximoff/Feiticeira Escarlate), Aaron Taylor-Johnson (Pietro Maximoff/Mercúrio), James Spader (Ultron), Don Cheadle (Coronel James Rhodes), Cobie Smulder (Agente Maria Hill), Thomas Krestschmann (Barão Wolfgan Von Strucker), Paul Bettany (JARVIS/ Visão) e Kim Soo Hyun (papel não-revelado), com participações especiais de Josh Brolin (Thanos), Anthony Mackie (Sam Wilson/Falcão) e Hayley Atwell (Peggy Carter). As filmagens passaram pela África do Sul, Itália, Coreia do Sul e Grã-Bretanha. O lançamento será em 1º de maio de 2015, nos EUA.

Os Vingadores surgiram em 1963, criados por Stan Lee e Jack Kirby, publicados em The Avengers 01, reunindo personagens já criados previamente. Mais importante supergrupo da Marvel Comics, fazer parte da equipe significa ter um status diferenciado de importância no Universo da editora.

O Gavião Arqueiro surgiu em Tales of Suspense 57, de 1964, criado por Stan Lee e Don Heck, numa aventura do Homem de Ferro. Após algumas participações na revista, foi incluído nos Vingadores em Avengers 16, de 1965. Apesar de ter sido até pouco usado nos anos 1970, permanece até hoje como um dos membros mais tradicionais da equipe. Ele foi o líder dos Vingadores da Costa Oeste (equipe complementar nos anos 1980 e 90) e já assumiu outras identidades heróicas: Golias (quando teve temporariamente poderes de aumentar de tamanho e força) e Ronin.

Anúncios