A Ransom Gillis House é a nova Mansão Wayne?
A Ransom Gillis House é a nova Mansão Wayne?

Prosseguem na cidade de Detroit, no Estado de Michigan, nos EUA, as filmagens de Batman v. Superman – Dawn of Justice, sequência de Superman – O Homem de Aço, o reinício da franquia cinematográfica da Warner Bros. sobre o personagem da DC Comics, que colocará o homem-morcego contra o último filho de Krypton, resultando no primeiro encontro cinematográfico dos dois mais icônicos de todos os super-heróis. Esses dias, a vigilância intensa dos fãs ao redor da bem protegida área de gravações conseguiu revelar alguns detalhes interessantes do que está acontecendo por lá e que implicam em elementos da trama. Foi possível ver o que parece ser (parte) da Mansão Wayne e um protesto contra o Superman.

Quanto à Mansão Wayne (veja imagens ao lado, cortesia do site Batman-News), a primeira questão que vem à tona é o quanto ela é pequena. Afinal, estamos acostumados – seja nos quadrinhos, seja nos filmes – com construções bem mais suntuosas. Em termos práticos, o prédio usado pela equipe de filmagem é um velhíssimo sobrado chamado Ransom Gillis House, que existe na área do que hoje é um parque em Detroit. Parte da construção, inclusive, foi reconstruída para as gravações. Contudo, rumores antigos já falaram que, no filme, Bruce Wayne não viveria mais na Mansão Wayne, mas em um chalé à beira de um lago, dentro da propriedade da mansão, com a batcaverna ficando em baixo do chalé.

Sem sombra de dúvidas, a descrição bate com o que vemos no set de gravação, que conta até mesmo com uma pequena lancha ao lado da casa.

Por outro lado, também não é impossível que apenas elementos da construção, como a fachada e a porta, seja realmente usados no filme, sendo o restante da Mansão Wayne acrescentada com efeitos digitais posteriormente.

protestos contra o Superman: herói?
protestos contra o Superman: herói?

De qualquer modo, estão ocorrendo filmagens neste set atualmente, com seguidas noites de movimentação. Segundo informes de curiosos que frequentam o local (via Batman-News), os personagens Alfred Pennyworth e Lois Lane estão envolvidos nas cenas, juntamente a Bruce Wayne. Também foi gravada uma cena de um carro da polícia de Gotham City chegando acelerado na propriedade. A polícia atrás de Bruce Wayne?

Por fim, não menos importante, foi registrada a gravação de um protesto contra o Superman hoje em Detroit, disponibilizada no Twitter por um usuário e replicada no Site Comic Book Movie. Os cartazes criticam o homem de aço e o culpam pela destruição de Metrópolis na batalha do herói contra o General Zod no final de O Homem de Aço. É possível ler nos cartazes frases como “obrigado pela ‘ajuda’, vá embora!, super-morte” etc. Os curiosos falam que viram camisetas com os dizeres “sobreviventes do Superman”, como se fazem em relação aos tornados ou outras tragédias. Também há menções à invasão alienígena e até bonecos com rostos de ETs. Pelo o que dá a entender das imagens, também haverá um boneco representando o Superman que será queimado, no melhor estilo Judas.

Gravação da cena.
Gravação da cena.

Esta cena reforça os rumores de que haverá, no filme, uma parcela da população que é contrária ao homem de aço, odiando-o. Aparentemente, tanto Bruce Wayne quanto Lex Luthor pertencem a essa ala; enquanto existe outra facção da sociedade que reverencia o Superman como um herói, da qual com certeza Lois Lane deve ser a portavoz.

Em Batman v. Superman – Dawn of Justice, um Batman mais experiente irá se contrapor ao recém-surgido Superman, criando algum tipo de conflito entre ambos, mais ou menos nos parâmetros da minissérie Batman: O Cavaleiro das Trevas, escrita e desenhada por Frank Miller, em 1986. Segundo os informes até agora, será um “novo” Batman e não uma sequência da Trilogia Cavaleiro das Trevas, embora a premissa de um homem-morcego mais experiente seja justamente adequada a isso.

Mulher-Maravilha também terá uma (pequena?) participação no filme. Lex Luthor é o vilão principal, mas haverá outro antagonista, provavelmente, mais físico, que pode ser alguém como Doomsday (Apocalypse), Metallo ou Parasita. A cidade de Detroit será o modelo para Metrópolis e para Gotham City também. As filmagens principais estão ocorrendo no Estado de Michigan.

Batman v. Superman – Dawn of Justice  é produzido por Deborah Snyder, com história de David S. Goyer (dos filmes do Batman e O Homem de Aço), roteiro de Chris Terrio (de Argo) e dirigido por Zack Snyder (de 300 Watchmen), funcionando como uma sequência de Superman – O Homem de Aço. O elenco traz Henry Cavill (Superman/Clark Kent), Ben Affleck (Batman/Bruce Wayne), Amy Adams (Lois Lane),  Jesse Eisenberg (Lex Luthor), Gal Gadot (Diana Prince/ Mulher-Maravilha), Laurence Fishburne (Perry White), Diane Lane (Martha Kent), Jeremy Irons (Alfred Pennyworth), Tao Okamoto (Mercy Graves), além de Holly Hunter, Callan Mulvey e Scoot McNairy em papeis não revelados; e a participação especial de Jason Mamoa (Orin/ Aquaman). O lançamento será em 25 de março de 2016.

Superman foi criado por Jerry Siegel e Joe Shuster em 1938 e desde então é publicado pela DC Comics.

Batman foi criado pelo cartunista Bob Kane em 1939 e desde então é publicado pela DC Comics.

Anúncios