A capa de The Endless River: novo disco depois de 20 anos.
A capa de The Endless River: novo disco depois de 20 anos.

A clássica banda britânica Pink Floyd, uma das mais famosas da história do rock, revelou hoje a capa e o conteúdo de seu novo álbum: The Endless River, que chega às lojas no dia 10 de novembro próximo. É o primeiro disco de estúdio do conjunto em 20 anos!

The Endless River traz canções quase exclusivamente instrumentais, registradas ainda em 1993, nas sessões para o último álbum da banda, The Division Bell. David Gilmour (guitarra), Richard Wright (teclados) e Nick Mason (bateria) criaram na ocasião um grande conjunto de temas musicais que não foram aproveitados na versão final daquele disco. Em 2013, Gilmour e Mason decidiram revisitar àquelas sessões e montar um álbum novo a partir delas. As canções foram retrabalhadas, ganharam overdubs e uma delas, Louder than Words, ganhou letra de Polly Samson (que contribuiu em Division Bell) e vocais de Gilmour. O novo álbum serve ainda como um tributo a Richard Wright, que faleceu vítima do câncer em 2008.

The Endless River será lançado em vários formatos. A edição básica traz um CD duplo, com capa dura em formato livreto. Chegam às lojas também versões do álbum em vinil (LP) e até em DVD e Blu-ray de áudio, todos com livretos com imagens, fotografias inéditas das sessões de 1993 e material gráfico especial.

O set list do disco é o seguinte:

CD
SIDE 1
Things Left Unsaid
It’s What We Do
Ebb and Flow

SIDE 2
Sum
Skins
Unsung
Anisina

Mason, Gilmour e Wright em 1994: resgatando gravações antigas.
Mason, Gilmour e Wright em 1994: resgatando gravações antigas.

SIDE 3
The Lost Art of Conversation
On Noodle Street
Night Light
Allons-y (1)
Autumn ’68
Allons-y (2)
Talkin’ Hawkin’

SIDE 4
Calling
Eyes to Pearls
Surfacing
Louder Than Words

A produção do álbum coube a David Gilmour mais o constante colaborador Phil Manzanera e Youth e Andy Jackson. O design da capa foi criado pelo veterano colaborador da banda, Aubrey Powell e Hipgnosis.

[Atualizado, 24/09: A banda liberou hoje um curto trecho de 30 segundos com uma sequência do novo disco. O lançamento não especifica de qual canção é o trecho, mas o que dá para ouvir realmente tem “aquela” cara de Pink Floyd, com teclados e guitarras se cruzando em um clima atmosférico típico da banda. Ouça no player abaixo:

Fim da Atualização]. 

***

O Pink Floyd surgiu em Londres, em 1965, e se tornou um dos maiores exponentes do Movimento Psicodélico com seu primeiro disco, em 1967. Era formado por Syd Barrett (vocais e guitarra), Roger Waters (baixo e vocais), Richard Wright (teclados e vocais) e Nick Mason (bateria), mas o primeiro foi substituído por David Gilmour em 1968. Depois, a banda se tornou uma das fundadoras do chamado rock progressivo e após anos na cena underground, alçou à categoria de uma das bandas mais populares do planeta pelo sucesso do disco Darkside of the Moon, de 1973. O grupo viveu várias crises nos anos 1980, que resultou na saída de membros, e encerrou as atividades em 1996. Poucas reuniões ocorreram depois disso.

Anúncios