Ewan McGregor como Obi-Wan Kenobi no Episódio III.
Ewan McGregor como Obi-Wan Kenobi no Episódio III.

Enquanto prosseguem as filmagens de Star Wars – Episódio VII, a sequência da famosa saga espacial do cinema que já rendeu duas trilogias e é produzida pela LucasFilm, levada agora aos cinemas pela Disney Company, já foi revelado que a saga ganhará uma série de spin-offs, ou seja, filmes derivados. Já há muito se falam em aventuras pautadas na juventude de Han Solo (vivido por Harrison Ford na saga) e do mercenário Bobba Fett (que teve participação pequena nos filmes, mas sempre ganhou mais destaque no chamado Universo Expandido, ou seja, livros, HQs, jogos etc. derivados da saga). Porém, agora, surgem rumores de que o Mestre Jedi Obi-Wan Kenobi pode ganhar seu próprio longametragem.

A informação vinculada pelo site Making Star Wars – que vem obtendo ótimas informações sobre a produção do novo longa e dos planos para a saga – é curiosa já que, nos planos da Disney, inicialmente, seriam de desenvolver spin-offs desvinculados de personagens Jedi ou Sith. Todavia, graças especialmente ao desenho animado Star Wars – Clone Wars, que faz muito sucesso entre o público juvenil, Obi-Wan Kenobi é hoje um dos personagens mais populares de toda a saga.

Alec Guiness como Kenobi no Episódio IV.
Alec Guiness como Kenobi no Episódio IV.

Também é oportuno o fato do ator britânico Ewan McGregor, que viveu Kenobi em Episódio I, II e III, já ter dito várias vezes em entrevistas que gostaria de voltar a interpretar o personagem.

O site afirma que o derivado calcado em Kenobi poderia explorar o grande vácuo entre Episódio III e Episódio IV, na qual a única informação que se tem notícia é de que o Mestre Jedi ficou no planeta Tatooine supervisionando em segredo o crescimento do jovem Luke Skywalker. Contudo, é de se esperar que Obi-Wan tenha tido algum tipo de papel na formação da Aliança Rebelde após a ascensão do Império, já que ele e Yoda eram os únicos Jedi remanescentes.

Anakin versus Obi-Wan em Episódio III.
Anakin versus Obi-Wan em Episódio III.

No cinema, Obi-Wan Kenobi apareceu primeiro em Episódio IV – Uma Nova Esperança, vivido pelo clássico ator britânico Alec Guiness, como um ermitão do deserto de Tatooine que o jovem agricultor Luke Skywalker descobre ter sido um Cavaleiro Jedi no passado e amigo de seu misterioso pai. Mesmo morto em batalha contra o vilão Darth Vader, por causa de seus poderes Jedi, Kenobi continua a se comunicar com Luke ao longo de Episódio V e VI como uma forma espectral.

Quando foram realizados os prelúdios, Ewan McGregor interpretou a versão jovem do personagem em Episódio I – A Ameaça Fantasma, então, um aprendiz Jedi treinado por Qui-Gon Jinn (vivido por Liam Neeson). Ao final do filme, Obi-Wan é encarregado do treinamento da criança Anakin Skywalker nas artes Jedi. A relação entre Obi-Wan e Anakin será o ponto principal dos Episódio II e III, que mostram o declínio deste último em direção ao Lado Negro da Força.

Um filme solo sobre Obi-Wan Kenobi parece promissor. Contudo, o projeto (se for realidade) está em seus estágios bem iniciais e vai demorar a se concretizar.

***

Star Wars é uma série de filmes que estreou em 1977, criada, escrita e dirigida por George Lucas. Foram produzidos os Episódios IV, V e VI primeiro (entre 1977 e 1983) e depois os Episódios I, II e III (entre 1999 e 2007), além de diversas outras produções para outras mídias, como quadrinhos, livros, games e a série animada Star Wars – Clone Wars, que fez bastante sucesso na TV. Um novo desenho chamado Star Wars – Rebels deve estrear em breve.

Anúncios