Keith Richards: trabalho solo em 2015.
Keith Richards: trabalho solo em 2015.

Numa entrevista à revista Billboard (via o jornal New Musical Express), o guitarrista britânico Keith Richards, membro da lendária banda The Rolling Stones, uma das mais longevas e importantes da história do rock, revelou que irá lançar um álbum solo em 2015.

Segundo Richards, o disco já está pronto, mas ele não quer lançá-lo enquanto ainda está no meio da turnê de comemoração dos 50 anos dos Stones. A excursão segue para a Oceania nesses meses de setembro e outubro e prossegue além, chegando à América do Sul no início do ano que vem, passando inclusive pelo Brasil em março. Por isso, o guitarrista prevê o lançamento do trabalho individual por volta de junho de 2015.

Será o primeiro disco realmente solo de Keith Richards. No passado, ele montou uma banda alternativa aos Rolling Stones, chamada X-Pensive Winos, que tinha membros como Waddy Wachtel (guitarra), Charley Drayton (baixo), Bob Keys (sax), Ivan Neville (teclados) e Steve Jordan (bateria). A banda lançou dois álbuns: Talk is Cheap (1988) e Main Offender (1992), ambos acompanhados por turnês.

Atualmente, Richards também investe na carreira de escritor: lançou sua autobiografia de sucesso, Vida, em 2010; e está lançando esta semana o livro infantil Gus & Me: The story of my granddad and my first guitar, baseado na convivência com seu avô e em como ele o estimulou em sua carreira musical. Na mesma entrevista, o guitarrista também confirmou que tem material para o volume dois de Vida, mas que prefere esperar algum tempo antes de lançá-lo.

De volta à música, no esquema dos Rolling Stones, Keith Richards divide os créditos principais de composição com o vocalista Mick Jagger, mas é indiscutivelmente a grande força motriz da sonoridade do grupo, com sua guitarra suja, simples e repleta de riffs memoráveis.

Keith Richards nasceu em Dartford, na província de Kent, nas cercanias de Londres, na Inglaterra, em 18 de dezembro de 1942. De família pobre e operária, terminou estudando belas artes antes de fundar com Mick Jagger e o guitarrista Brian Jones os Rolling Stones.

Os Rolling Stones se formaram em Londres em 1962, dentro do circuito de R&B da cidade. Lançaram seus primeiros discos no ano seguinte e em 1964 alçaram o sucesso nacional. Em seguida, em 1965, veio o superhit (I can’t get no) Satisfaction e a aclamação mundial. Desde então, é uma das principais e mais influentes bandas de rock ainda em atividade.

Anúncios