Peggy Carter: participação especial.
Peggy Carter: participação especial.

Foi revelado ontem que o primeiro episódio da 2ª temporada de Agents of SHIELD, série de TV adaptando os personagens da agência de espionagem da Marvel Comics, produzido pela Marvel TV e exibido na rede ABC, terá a participação especial da personagem Agente Peggy Carter, mais famosa por ser a namorada do protagonista em Capitão América – O Primeiro Vingador, retornando brevemente para participação na sequência, Capitão América 2 – O Soldado Invernal, além do curtametragem Agent Carter. A personagem é vivida por Hayley Atwell.

Essas séries de aparições estabelecem que, no Universo Marvel nos Cinemas, Elizabeth “Peggy” Carter é uma agente secreta britânica que age ao lado dos EUA na Europa em meio à II Guerra Mundial. Por isso, tem participação ativa no Projeto Supersoldado que dá origem ao Capitão América, bem como na posterior criação do Comando Selvagem para combater a HIDRA, uma organização de inteligência dos nazistas que se tornou independente do governo da Alemanha em meio ao conflito.

O Capitão e Peggy em O Primeiro Vingador: namoro nos tempos da II Guerra.
O Capitão e Peggy em O Primeiro Vingador: namoro nos tempos da II Guerra.

A ação do Capitão América resulta no desmantelamento da HIDRA, no início de 1945, mas ao custo do desaparecimento do herói, dado como morto. Todos sabem que ele ficará mais de 70 anos congelado até ser regatado pela SHIELD e ajudar a montar os Vingadores em Os Vingadores.

Peggy Carter seguiu para os EUA após o conflito e junto ao general Phillips e ao cientista Howard Stark (o pai de Tony Stark, que será o Homem de Ferro no futuro) é uma das criadoras da SHIELD, a agência que será a principal responsável pela segurança mundial no futuro. Contudo, O Soldado Invernal revela que a HIDRA continuou existindo infiltrada dentro da própria SHIELD, chegando a tomar o controle da organização, obrigando ao Capitão América desmantelar a agência ao fim do filme.

Tudo isso, claro, refletiu diretamente na série Agents of SHIELD, na qual o grupo do Agente Phil Coulson é agora um time foragido, de poucos recursos e perseguindo manifestações da HIDRA ao longo do planeta. O primeiro episódio da 2ª temporada terá a participação de vários personagens que apareceram no ano 1 e, provavelmente, terá cenas de flashback no passado, mostrando a agente Carter.

Coulson e seu time: atrás da HIDRA.
Coulson e seu time: atrás da HIDRA.

É também uma estratégia esperta da Marvel de divulgar ainda mais a personagem, já que a série de TV Agent Carter estreará no ano que vem. Se Agents of SHIELD pretende explorar o passado (mostrando como a HIDRA se infiltrou na SHIELD, por exemplo), podemos esperar outras participações de Peggy Carter ao longo da temporada 2.

Além disso, espera-se que Peggy Carter também apareça em cenas de flashback nos tempos da II Guerra Mundial em Os Vingadores 2 – A Era de Ultron, que chega aos cinemas no ano que vem.

A nova temporada de Agents of SHIELD estreia este mês nos EUA.

Nos quadrinhos, Peggy Carter foi criada por Stan Lee e John Romita em Tales of Suspense 77, de 1966, como uma agente especial dos EUA que agia junto à Resistência Francesa na II Guerra Mundial e se torna o grande amor do passado de Steve Rogers. Inicialmente, sua identidade foi mantida em segredo do leitor e somente em Captain America 161 e 162, de 1973, é que seu nome é revelado. Também é revelado que Peggy é a tia-avô de Sharon Carter, uma agente da SHIELD, que se tornou o grande amor do Capitão América depois que ele despertou no presente. Peggy Carter faleceu recentemente, numa história mostrada em Captain America (vol. 06) 01, de 2011.

O Capitão América foi criado por Jack Kirby e Joe Simon em 1941 e foi o maior sucesso dos anos iniciais da Marvel Comics. Após décadas sem ser publicado, foi resgatado para as histórias modernas em Avengers 04, de 1964, por Stan Lee e Jack Kirby, numa história dos Vingadores, grupo que passou a liderar a partir de então.

Anúncios