Ra's Al Ghul nos quadrinhos: o mais poderoso dos vilões de Batman agora em Arrow.
Ra’s Al Ghul nos quadrinhos: o mais poderoso dos vilões de Batman agora em Arrow.

Um dos maiores vilões do Batman, o imortal terrorista Ra’s Al Ghul irá aparecer em Arrowa série de TV que  adapta o herói Arqueiro Verde da DC Comics, exibida pelo canal The CW, pertencente ao conglomerado Warner Bros. Quem deu o anúncio oficial foi o astro Stephen Amell, que postou no Twitter a contratação do ator Matt Nable (de Riddick e Underbelly) para o papel. O vilão já foi citado inúmeras vezes na série, deixando clara a ligação das origens do Arqueiro Verde com a Liga dos Assassinos; vinculando personagens como a Canário Negro ao clã e já aparecendo uma das filhas do vilão: Nyssa Raatko.

Ra’s Al Ghul foi criado por Dennis O’Neil e Neal Adams em Batman 232de 1971, num arco de histórias que colocava o homem-morcego contra a Liga dos Assassinos e também introduziu sua filha Talia (Al Ghul) Head. A história revela que ele tem 700 anos de idade e que se mantém vivo por meio dos misteriosos Poços de Lázaro, que podem ressuscitar ou rejuvenescer (dependendo da versão) quem neles submerge.

Matt Nable é o novo Ra's Al Ghul.
Matt Nable é o novo Ra’s Al Ghul.

Ra’s Al Ghul já apareceu no cinema, interpretado pelo ator Liam Neeson em Batman Begins, de 2005, sendo novamente citado em Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge, de 2012. Curiosamente, recentemente, Neeson disse em uma entrevista que toparia voltar a encarnar o personagem se fosse convidado, inclusive, em Arrow. Parece que não vai rolar… Quem sabe no cinema de novo?

Arrow se utiliza consideravelmente do universo do Batman, já que o Arqueiro Verde não tem um próprio assim tão consolidado.

A produção e o roteiro de Arrow são de Greg Berlanti (de Brothers & Sisters), Marc Guggenheim (de FlashForward) e Andrew Kreisberg (de Vampire Diaries e Fringe). O Episódio Piloto foi dirigido por David Nutter, o mesmo diretor do piloto de Smallville. O elenco fixo traz: Stephen Amell (Oliver Queen), Susanna Thompson (Moira Queen, mãe de Oliver), Katie Cassidy (Dinah Laurel Lance, personagem que, na DC Comics, é a heroína Canário Negro, mas na série é uma advogada que atua contra milionários, interesse amoroso de Oliver), Willa Holland (Thea Queen, irmã adolescente de Oliver), David Ramsey (John Diggle, um ex-militar que é o guarda-costas de Oliver), Paul Blackthorne (Detetive Quentin Lance, pai de Laurel), Emily Bett Rickards  (Felicity Smoak) e Colin Salmon (Walter Steele).

Liam Neeson como Ra's Al Ghul.
Liam Neeson como Ra’s Al Ghul.

Outros atores com participação na Segunda Temporada são: Manu Bennett (Slade Wilson, o Exterminador); Colton Haynes (Roy Harper); Caity Lotz (Canário Negro), Michael Jay White (Tigre de Bronze), Grant Gustin (Barry Allen, o Flash) e Katrina Law (Nyssa Raatko).

Outros atores ocasionais são:  Jamey Sheridan (Robert Queen), John Barrowman (Black Archer); Jessica De Gouw (Caçadora/ Helena Bertinelli); Byron Mann (Yao Fei).

A estreia nos EUA da Primeira Temporada foi em 11 de outubro de 2012 e o horário do programa é às quarta-feiras (nos EUA), às 20h, antes de Supernatural. No Brasil, a estreia foi em 22 de outubro, no canal pago Warner, sendo exibido às segundas-feiras. A Segunda Temporada já foi encerrada e a Terceira estreará em breve. Arrow também ganhou um spin-off (série derivada) com The Flash, que também estreia em breve.

Nos quadrinhos, o Arqueiro Verde estreou na revista More Fun Comics 73, de setembro de 1941, criado pelo escritor Mort Weisinger e com desenhos de George Papp. Ele também é um dos principais membros da Liga da Justiça.

Anúncios