George Harrison no Concert For Bangladesh, em 1971.
George Harrison no Concert For Bangladesh, em 1971.

Foi anunciado ontem o lançamento de uma nova coleção de álbuns do cantor e compositor George Harrison, ex-membro da banda britânica The Beatles. O box set de seis discos The Apple Years 1968-1975 reunirá os primeiros discos do artista em carreira solo. A coleção é um complemento de outra, chamada The Dark Horse Years, lançada em 2004 e que continha os álbuns da segunda fase da carreira de Harrison, que faleceu de um câncer em 2001.

Ao modelo da anterior, The Apple Years trará os CDs remasterizados a partir das fitas originais, novas embalagens, livretos de fotos e informações, faixas-bônus e um DVD de vídeo com imagens raras e inéditas. Os álbuns foram lançados pela gravadora Apple, fundada pelos Beatles em 1968, e distribuídos pela gigante EMI. A partir de 1976, Harrison passou a lançar seus discos pelo selo Dark Horse, de sua propriedade, que foi vinculado à gravadora WEA (mais tarde Warner).

Além do box set, os discos serão também vendidos separadamente. Os discos incluídos no pacote são:

  • Wonderwall – 1968: Primeiro álbum solo de qualquer um dos membros dos Beatles, é a trilha sonora do filme homônimo, sendo o primeiro LP lançado pela gravadora Apple, fundada pela banda. O disco mescla elementos da música indiana com o rock, em faixas quase totalmente instrumentais.
  • Electronic Sounds – 1969: Álbum instrumental e experimental construído a partir do uso do minimoog, o primeiro dos sintetizadores. Foi lançado pelo selo experimental da Apple, o Zapple.
  • All Things Must Pass – 1970: Primeiro álbum “de verdade” de George Harrison, foi gravado logo após o fim dos Beatles e reúne uma grande coleção de canções que compôs ainda na época do conjunto. É um álbum triplo repleto de faixas maravilhosas, como o megahit My Sweet Lord, What is life?, It is a pitty, Beware of darkness, If not for you e muito mais. Chegou ao primeiro lugar das paradas na época e é uma obra muito marcante, repleta de participações especiais, como Eric Clapton (e a banda Derek and the Dominos), Ringo Starr, Billy Preston, Pete Drake, Gary Wright, a banda Badfinger e muitos outros.
  • Living in the Material World – 1973: Segundo álbum de canções de Harrison, fez bastante sucesso com faixas como Give me love e a faixa-título.
  • Dark Horse – 1974: Álbum que motivou uma grande turnê pelos EUA, traz a faixa-título e chegou ao 5º lugar das paradas dos EUA.
  • Extra-Texture – 1975: Reunindo um time de grandes músicos, como Leon Russell, Jesse Ed Davis e Jim Keltner, traz canções como a balada Can’t stop think about you.
O banner do lançamento.
O banner do lançamento.

O box set de seis CDs e um DVD será lançado em 22 de setembro e já pode ser encomendado na Amazon e no iTunes.

George Harrison nasceu em Liverpool, na Inglaterra, em 1943, e ingressou na banda de rock de John Lennon e Paul McCartney em 1958. Os Beatles lançaram seu primeiro disco em 1962 e se transformaram em um fenômeno comercial sem par na história da música. A banda se separou em 1970 e todos os quatro membros seguiram em carreira solo. Harrison viveu uma fase de grande sucesso comercial no início dos anos 1970, mas sua popularidade decaiu progressivamente, ao mesmo tempo em que se tornava cada vez mais recluso. Um novo surto de sucesso veio em 1987 com o álbum Cloud Nine e sua seguinte participação no supergrupo Traveling Wildburys. Harrison praticamente paralisou sua carreira nos anos 1990 e seu próximo trabalho foi apenas o álbum póstumo Brainwashed. O músico faleceu vítima de um câncer em novembro de 2001.

Anúncios