O Flama: pioneiro no Brasil.
O Flama: pioneiro no Brasil.

Morreu ontem o desenhista brasileiro Deodato Borges, famoso por ter criado um dos primeiros super-heróis brasileiros: o Flama, 1963. A notícia foi vinculada pelo Jornal da Paraíba (via Omelete).

Deodato Borges vivia em João Pessoa, na Paraíba e atuou como jornalista e radialista. Ele criou o Flama para uma radionovela e, depois, o adaptou aos quadrinhos. O Brasil produziu uma série de super-heróis nos anos 1960, que concorriam com seus pares da Marvel e da DC Comics nas bancas de jornais.

O Flama era inspirado no Spirit de Will Eisner e combatia o crime com um revólver, além de capa e máscara. A revista As Aventuras do Flama foi o primeiro gibi da Paraíba.

O desenhista também era famoso por ser pai de Mike Deodato Jr., que é hoje um dos principais artistas da Marvel Comics, já tendo ilustrado personagens como Homem-Aranha e os Vingadores.

Deodato Borges sofreu uma parada cardiorespiratória enquanto fazia uma sessão de hemodiálise, como parte de um tratamento de um câncer nos rins. Ele tinha 80 anos.

Anúncios