Gavião Arqueiro e Capitão América em Os Vingadores.
Gavião Arqueiro e Capitão América em Os Vingadores.

Tendo encerrado as filmagens de Os Vingadores 2 – A Era de Ultron, a sequência de Os Vingadores, o épico do Marvel Studios que reuniu nos cinemas pela primeira vez a equipe de super-heróis da Marvel Comics formada por Capitão América, Thor, Homem de Ferro e Hulk, o ator Jeremy Renner, que vive o Gavião Arqueiro, deu uma entrevista ao site Collider, enquanto promove o filme O Mensageiro. Na entrevista, revela que já ouviu conversas sobre seu personagem aparecer em Capitão América 3, a sequência de Capitão América 2 – O Soldado Invernal, que foi um dos maiores sucessos deste ano.

Renner causou algum mal estar porque ficou insatisfeito com a pequena participação do Gavião Arqueiro em Os Vingadores, já que o herói passa 2/3 do longa com a mente dominada pelo vilão Loki. De todos os membros dos Vingadores, o agente da SHIELD Clint Barton foi o que teve menos importância até agora, já que além do filme do grupo, realizou apenas uma ponta bem pequena no primeiro Thor, de 2011.

Capitão América, Thor, Homem de Ferro e Hulk já tiveram filmes solo; Nick Fury apareceu em Homem de Ferro 1 e 2 e Capitão América 2; enquanto a Viúva Negra apareceu em Homem de Ferro 2 e Capitão América 2.

Novo visual para A Era de Ultron.
Novo visual para A Era de Ultron.

O diretor de A Era de Ultron, Joss Whedon, já revelou que o Gavião Arqueiro (assim como a Viúva Negra e o Hulk) tem uma participação destacada no novo filme, que chega aos cinemas no ano que vem.

Apesar de dizer que seu personagem pode aparecer em Capitão América 3, Renner também lembra que está com a agenda muito cheia para os próximos meses, o que inclui as franquias Missão Impossível e Bourne.

Nick Fury, Viúva Negra e o Falcão devem continuar ao lado do herói.
Nick Fury, Viúva Negra e o Falcão devem continuar ao lado do herói.

O site Super-Hero Hype foi atrás dos diretores de Capitão América 3, Joe e Anthony Russo, e questionou diretamente sobre a participação do Gavião Arqueiro no próximo filme do supersoldado da Marvel, que deve chegar aos cinemas em 2016. Os irmãos Russo foram evasivos, mas disseram que há uma gama de heróis que têm vínculos mais fortes com o Capitão e que podem ser usados no filme. Por outro lado, Joe Russo refletiu sobre o fato dizendo que é uma questão difícil, já que isso já foi feito anteriormente (no caso específico da Viúva Negra).

Joe Russo também disse em entrevista ao Site Comic Book que tem interesse em filmar um grande crossover de personagens da Marvel nos cinemas, nos moldes da maxissérie Guerras Secretas, escrita por Jim Shooter e desenhada por Mike Zeck em 1984, que criou um pretexto para reunir os maiores heróis da editora contra os maiores vilões.

Por outro lado, isso pode ser um prenúncio de que Capitão América 3 pode se transformar em um tipo de Os Vingadores 2.5, ao reunir um grande time de heróis, como os já citados Viúva Negra, Nick Fury, Falcão, Maria Hill, Gavião Arqueiro (e o Soldado Invernal?), além do protagonista. Quem eles combateriam? Talvez um time de vilões? Os Mestres do Terror liderados pelo Barão Zemo?

Não há uma trama básica para Capitão América 3 ainda, mas o longa provavelmente irá continuar a explorar o passado do personagem Soldado Invernal e sua jornada da vilania para o heroísmo. É muito provável que a Viúva Negra e o Falcão também participem.

O Soldado Invernal deve continuar a ter destaque na sequência.
O Soldado Invernal deve continuar a ter destaque na sequência.

Nos quadrinhos, o Gavião Arqueiro tem um vínculo especial com o Capitão América. Este foi o responsável por treiná-lo nas habilidades em combate ao liderá-lo numa das primeiras formações dos Vingadores, apesar de Clint Barton sempre questionar a autoridade de Steve Rogers. Com o passar do tempo, contudo, os dois se tornaram muito amigos. (Saiba mais sobre o Gavião Arqueiro clicando aqui).

Capitão América 3 manterá os roteiristas Christopher Markus e Stephen McFeely e a direção dos irmãos Joe Anthony Russo. Não há confirmações, mas provavelmente, o elenco terá Chris Evans (Steve Rogers/Capitão América), Scarlett Johansson (Natasha Romanoff/ Viúva Negra), Samuel L. Jackson (Nick Fury),  Sebastian Stan (Bucky Barnes/Soldado Invernal), Anthony Mackie (Sam Wilson/Falcão),  Cobie Smulders (Agente Maria Hill), Frank Grillo (Brock Rumlow/ Ossos Cruzados), Emily VanCamp (Sharon Carter/ Agente 13), dentre outros. A estreia será em 06 de maio de 2016.

O Capitão América foi criado por Jack Kirby e Joe Simon em 1941 e foi o maior sucesso dos anos iniciais da Marvel Comics. Após décadas sem ser publicado, foi resgatado para as histórias modernas em Avengers 04, de 1964, por Stan Lee e Jack Kirby, numa história dos Vingadores, grupo que passou a liderar a partir de então.

O Gavião Arqueiro surgiu em Tales of Suspense 57, de 1964, criado por Stan Lee e Don Heck, numa das aventuras do Homem de Ferro. Em seguida, ele foi incorporado aos Vingadores em Avengers 16, de 1965, mantendo-se desde então como um dos mais contumazes personagens da equipe.

Anúncios