Poster oficial de Homem-Formiga.
Poster oficial de Homem-Formiga.

Após uma série de turbulências, no fim deu tudo certo: Homem-Formiga, filme que adaptará o personagem pouco conhecido da Marvel Comics, que será levado aos cinemas pelo Marvel Studios, iniciou ontem suas filmagens principais. O próprio diretor Peyton Reed postou no Twitter uma mensagem anunciando a novidade. Além disso, a Marvel aproveitou a ocasião para lançar um comunicado oficial. Alguns novos nomes no elenco surgiram e um deles é supreendente: John Slattery irá reprisar seu papel de Howard Stark, o pai do Homem de Ferro.

O anúncio não diz explicitamente que Slaterry irá interpretar Howard Stark (papel que realizou em Homem de Ferro 2), mas é algo muito óbvio e extremamente improvável que o estúdio o usasse em outro papel. Em Homem de Ferro 2, Howard Stark (que faleceu 20 anos atrás, quando seu filho tinha 20 e poucos anos) aparece em velhos vídeos – realizados provavelmente nos anos 1970 – meio pelo qual deixa uma mensagem cifrada ao filho que termina sendo fundamental para Tony Stark.

John Slattery como Howard Stark em Homem de Ferro 2.
John Slattery como Howard Stark em Homem de Ferro 2.

O personagem Howard Stark também apareceu em uma versão mais jovem interpretado por Dominic Cooper em Capitão América – O Primeiro Vingador, cuja história se passa nos anos 1940, sendo reprisado rapidamente por meio de um retrato em Capitão América 2 – O Soldado Invernal e numa ponta no curtametragem Agent Carter, sobre a personagem Peggy Carter. Esta última ganhará uma série de TV na CBS no ano que vem e Cooper deverá ser membro do elenco fixo.

Quanto a Homem-Formiga, a pré-produção passou por uma grande turbulência nos últimos tempos. A produção iniciara ainda em 2003, quando o diretor Edgar Wright começou a desenvolver o projeto para o estúdio Artisan Entertainment, que detinha os direitos de adaptação do personagem ao cinema. Em 2006, os direitos converteram de volta para a Marvel que o alocou no Marvel Studios e manteve Wright à frente do projeto. Apesar do roteiro ter ficado pronto em 2008, Wright teve que cumprir outros contratos antes de desenvolvê-lo. Ao iniciar a pré-produção no ano passado, o longa começou a se estruturar e anunciar elenco, até que em junho deste ano, Wright se desligou do projeto, alegando diferenças criativas. A Marvel procurou intensivamente por um substituto, encontrado na figura de Reed. Ainda assim, o ator Patrick Wilson (o terceiro nome entre os protagonistas) deixou a produção também.

Veremos em breve se tudo segue bem a partir de agora.

A imagem oficial: Scott Lang tentando se esconder?
A imagem oficial: Scott Lang tentando se esconder?

[Atualizado, 19/08: A Marvel divulgou oficialmente a primeira imagem do filme, uma cena de Paul Rudd (Scott Lang) próximo à ponte Goldengate, em São Francisco, Califórnia. Veja ao lado. Fim da Atualização]

***

Homem-Formiga será o primeiro filme da Fase 3 do Marvel Studios, que culminará no futuro com Os Vingadores 3. A Marvel o descreve como um grande “filme de assalto”. A trama se desenvolverá em dois tempos diferentes, já que envolve o cientista Hank Pym (vivido por Michael Douglas) ter sido o Homem-Formiga nos anos 1960 e ter sua identidade  “roubada”  no presente por Scott Lang (vivido por Paul Rudd). Mas os dois precisam unir forças contra um mal maior, que lança um grande desafio.

Nos quadrinhos, Hank Pym é um cientista genial que cria partículas especiais que lhe permitem diminuir e aumentar de tamanho, o que lhe leva a usar várias identidades heróicas ao longo do tempo, como Homem-Formiga, Gigante, Golias e Jaqueta Amarela. Membro importante dos Vingadores, Pym é tratado nas histórias como alguém com forte tendências esquizofrênicas, o que o torna bastante instável. Ele foi casado com a também heroína Janet Van Dyne, a Vespa. O fato de Pym usar várias identidades, criou oportunidades para que surgissem sucessores, como Scott Lang como o segundo Homem-Formiga; um vilão com o nome Golias; e uma vilã como o nome Jaqueta Amarela.

O filme Ant-Man será dirigido por Peyton Reed (de Sim Senhor) com história por Edgar Wright e Joe Cornish; roteiro final por Adam McKay, Gabriel Ferrari e Andrew Barrer. O elenco traz Paul Rudd (Scott Lang/ Homem-Formiga II), Michael Douglas (Hank Pym/ Homem-Formiga I) e Evangeline Lilly (Hope Van Dyne), além de nomes como Michael Pena, Corey Stoll, Bobby Cannavale, Abby Ryder Fortson, Judy Greer, David Dastmalchian, Wood Harris, John Slattery, Gregg Turkington e T.I., nenhum dos quais com papeis revelados. A produção dará início à Fase 3 do Universo Marvel nos Cinemas. A estreia será em 17 de julho de 2015.

O Homem-Formiga foi criado por Stan Lee e Jack Kirby em Tales to Astonish 27, de 1962, e é membro fundador dos Vingadores nos quadrinhos.

Anúncios