Aquaman na bela arte pintada de Alex Ross.
Aquaman na bela arte pintada de Alex Ross.

O site Hollywood Reporter noticiou ontem que a DC Comics irá mesmo produzir um filme solo do Aquaman, conforme se especula há algum tempo. A confirmação veio por meio da contratação de dois roteiristas para escreveram o longametragem do rei dos sete mares. A Warner Bros., que realiza os filmes da DC Entertainment, divulgou recentemente uma lista de 10 filmes que serão lançados até 2020 e a produção do herói aquático está, portanto, entre eles. Embora ainda não confirmada oficialmente, há muitos meses se anuncia que o ator Jason Momoa (de Lost, Conan e Games of Thrones) fará uma participação especial como o Aquaman já em Batman v Superman – Dawn of Justice, filme que irá unir o homem-morcego e o homem de aço na mesma trama, que está sendo filmado neste momento e será lançado em 2016, abrindo caminho para a reunião futura da Liga da Justiça, em 2017.

Momoa irá realizar uma versão mais “bárbara” do personagem, conforme dizem os rumores. É curioso que o ator é moreno, enquanto Aquaman sempre foi loiros nos quadrinhos.

Jason Momoa será Aquaman!
Jason Momoa será Aquaman!

Acusado por alguns críticos como o mais inócuo dos super-heróis, o Aquaman – que é um dos membros-fundadores da Liga da Justiça – vem ganhando mais destaques nas HQs dos últimos anos, quando a DC e roteiristas como Geoff Johns tentam construir uma imagem de “fodão” em torno do personagem. Fez certo sucesso uma recente temporada da revista Aquaman escrita por Johns e desenhada pelo brasileiro Ivan Reis justamente com essa abordagem.

Dias atrás, num gesto curioso (e com toda a cara de golpe publicitário), o diretor de Dawn of Justice, Zack Snyder, telefonou para uma emissora de rádio de Detroit, onde o longa está sendo gravado, e interrompeu os radialistas que criticavam o Aquaman. Afirmando que não estava dizendo que o personagem estava no filme, o cineasta defendeu Aquaman, dizendo que ele é superforte (pois vive num mundo marítimo submerso onde a pressão atmosférica é enorme) e que seu tridente poderia ferir a pele do Superman.

O Aquaman da atualidade, na arte do brasileiro Ivan Reis.
O Aquaman na arte do brasileiro Ivan Reis.

Embora criado em 1941 e publicado praticamente de modo ininterrupto desde então, o Aquaman nunca foi um personagem popular, nem mesmo entre os fãs dos quadrinhos. Em 1960, ele foi um dos membros-fundadores da Liga da Justiça, mas isso não mudou o status do personagem que, mesmo ganhando uma revista própria, não emplacou grandes vendas. Sua popularidade só cresceu nos anos 1970 quando tornou-se membro fixo do desenho animado Super-Amigos, que mostrava aventuras da Liga da Justiça. Ainda assim, suas histórias individuais não eram grande coisa.

O personagem só teve destaque nas HQs mesmo nos anos 1990, quando teve uma célebre temporada escrita por Peter David, que tornou suas aventuras mais sombrias. Em 2011, com o reboot cronológico e editorial da DC Comics, Geoff Johns e Ivan Reis lançaram uma versão mais madura, séria e “fodona” do Aquaman que agradou os leitores.

Há anos existem rumores de um filme sobre o personagem – inclusive o diretor James Cameron (de O Exterminador do Futuro, Titanic e Avatar) já se mostrou interessado no passado – mas nada de concreto se realizou. Agora isso mudou: o Hollywood Reporter diz que Will Beal (de Gangster Squad) e Kurt Johnstad (de 300 de Esparta) foram contratados para escrever, cada um, um roteiro sobre o mestre dos mares. A Warner pretende filmar o melhor deles. Curiosamente, Beal já esteve envolvido no roteiro do filme da Liga da Justiça, há alguns anos atrás.

Alguns analistas apontam que – tendo em vista esta notícia – Aquaman poderia ser o filme a ocupar a vaga de lançamento reservada pelo estúdio para o dia 05 de agosto de 2016. Contudo, não deixa de ser curioso – e inusitado – que o personagem ganhe um filme ainda antes do que a Mulher-Maravilha, que é bem mais popular e também aparecerá em Dawn of Justice, mas com muito mais destaque. A amazona deve ter seu filme solo em 2017, depois da aventura conjunta da Liga da Justiça.

Nos quadrinhos, Aquaman foi criado pelo roteirista Mort Weisinger e o desenhista Paul Norris, estreando em More Fun Comics 73, de 1941. Na trama, ele é Arthur Curry, que descobre ser o filho de um humano com uma atlante, uma raça humanoide que habita secretamente o fundo dos oceanos. Além disso, Curry é o príncipe herdeiro do trono da Atlântida. Todos esses elementos foram plagiados de um personagem já existente: Namor, o príncipe submarino, publicado pela concorrente Marvel Comics desde 1939. Ainda assim, Aquaman prosseguiu sua carreira até hoje e terminou mais famoso do que seu inspirador.

Anúncios