Montagem de fã com as imagens oficiais de Dawn of Justice.
Montagem de fã com as imagens oficiais de Dawn of Justice.

Saíram hoje duas grandes notícias relacionadas a Batman v. Superman – Dawn of Justice, sequência de Superman – O Homem de Aço, o reinício da franquia cinematográfica da Warner Bros. sobre o personagem da DC Comics, que colocará o homem-morcego contra o último filho de Krypton, resultando no primeiro encontro cinematográfico dos dois mais icônicos de todos os super-heróis. Primeiramente, o filme teve sua data de lançamento alterada: o longa foi antecipado para o dia 25 de março de 2016. O motivo é fugir da concorrência com Capitão América 3, do Marvel Studios, já que os dois filmes estavam marcados para sair no mesmo dia: 06 de maio de 2016.

Era um grande problema, afinal, Capitão América 2 – O Soldado Invernal, lançado este ano, foi uma das maiores bilheterias do ano (mais de 700 milhões de dólares) e os especialistas esperam que o terceiro capítulo chegue à raríssima marca do 1 bilhão. Então, era uma batalha árdua até para Batman e Superman juntos. A Warner fez o certo e decidiu não arriscar: tendo em vista que as gravações estão correndo, adiantou um pouco o lançamento.

E na verdade, tanto a Warner quanto a Marvel ganham com a mudança. Lançar os dois filmes no mesmo dia iria fazer ambos naufragarem e não atingirem as bilheterias esperadas. A Marvel tinha marcado a data primeiro, portanto, a primazia do mercado era dela.

A outra notícia relacionada a Dawn of Justice é que a Warner oficializou o cronograma de lançamentos de seus filmes até 2020, que já haviam vazado na internet há quase dois meses – e o HQRock publicou, veja aqui. Algumas datas foram atualizadas com modificações e dois anos foram adicionados, já que a lista anterior só ia até 2018. Abaixo, listamos a lista oficial (que traz apenas datas, sem os filmes) e ao lado colocaremos a especulação publicada meses atrás:

  • Batman v Superman – Dawn of Justice, 25 de março de 2016 (confirmado);
  • Filme não-revelado, 05 de agosto de 2016 / possivelmente, Shazam!
  • Filme não-revelado, 23 de junho de 2017/  possivelmente, Liga da Justiça
  • Filme não-revelado, 17 de novembro de 2017/  possivelmente, Mulher-Maravilha
  • Filme não-revelado, 23 de março de 2018/  possivelmente, Flash/ Lanterna Verde
  • Filme não-revelado, 27 de julho de 2018/  possivelmente, Superman – O Homem de Aço 2
  • Filme não-revelado, 05 de abril de 2019
  • Filme não-revelado, 14 de junho de 2019
  • Filme não-revelado, 03 de abril de 2020
  • Filme não-revelado, 19 de junho de 2020

Além desses nove filmes, a Warner ainda descreve dois “filmes-eventos”, ou seja, blockbusters, para as datas de 16 de novembro de 2018 e 20 de novembro de 2020; mas estes não são descritos como DC-films tais quais os demais. Portanto, é possível que sejam outras franquias da Warner, sendo o maior candidato Harry Potter, que pode render spin-offs. Inclusive, novembro era o período tradicionalmente em que o estúdio lançava os filmes do bruxinho.

A Mulher-Maravilha também ganhará um filme solo em breve.
A Mulher-Maravilha também ganhará um filme solo em breve.

Comparando a atual lista com a anterior, ficou de foram um filme do Sandman, que a lista antiga trazia como uma terceira produção de 2016, no natal. Se o estúdio mantiver a intenção de produzir um longa sobre o mestre dos sonhos, a ordem da lista pode mudar.

E não menos importante, ficaram ainda quatro filmes totalmente descobertos. O que eles serão? Liga da Justiça 2? Um novo filme do Batman? Um filme do Aquaman? Tudo é possível.

A data de abril de 2020 provavelmente é mesmo Liga da Justiça 2 e, portanto, um novo filme do homem-morcego deve mesmo ocupar uma das datas de 2019. Ainda sobram dois. Sandman? Aquaman?

***

Até o Aquaman deve ganhar um filme. Arte do brasileiro Ivan Reis.
Até o Aquaman deve ganhar um filme. Arte do brasileiro Ivan Reis.

Em Batman v. Superman – Dawn of Justice, um Batman mais experiente irá se contrapor ao recém-surgido Superman, criando algum tipo de conflito entre ambos, mais ou menos nos parâmetros da minissérie Batman: O Cavaleiro das Trevas, escrita e desenhada por Frank Miller, em 1986. Segundo os informes até agora, será um “novo” Batman e não uma sequência da Trilogia Cavaleiro das Trevas, embora a premissa de um homem-morcego mais experiente seja justamente adequada a isso.

Mulher-Maravilha também terá uma (pequena?) participação no filme. Lex Luthor é o vilão principal, mas haverá outro antagonista, provavelmente, mais físico, que pode ser alguém como Doomsday (Apocalypse), Metallo ou Parasita. A cidade de Detroit será o modelo para Metrópolis e para Gotham City também. Pretensamente, as filmagens principais já começaram no Estado de Michigan.

Batman v. Superman – Dawn of Justice  é produzido por Deborah Snyder, com história de David S. Goyer (dos filmes do Batman e O Homem de Aço), roteiro de Chris Terrio (de Argo) e dirigido por Zack Snyder (de 300 Watchmen), funcionando como uma sequência de Superman – O Homem de Aço. O elenco traz Henry Cavill (Superman/Clark Kent), Ben Affleck (Batman/Bruce Wayne), Amy Adams (Lois Lane),  Jesse Eisenberg (Lex Luthor), Gal Gadot (Diana Prince/ Mulher-Maravilha), Laurence Fishburne (Perry White), Diane Lane (Martha Kent), Jeremy Irons (Alfred Pennyworth), Tao Okamoto (Mercy Graves), além de Holly Hunter, Callan Mulvey e Scoot McNairy em papeis não revelados; e a participação especial de Jason Mamoa (Orin/ Aquaman). O lançamento é em 06 de maio de 2016.

Superman foi criado por Jerry Siegel e Joe Shuster em 1938 e desde então é publicado pela DC Comics.

Batman foi criado pelo cartunista Bob Kane em 1939 e desde então é publicado pela DC Comics.

Anúncios