Ben Affleck como Bruce Wayne no set de filmagens.
Ben Affleck como Bruce Wayne no set de filmagens.

Embora as filmagens já estejam correndo há algum tempo, de Batman v. Superman – Dawn of Justice, sequência de Superman – O Homem de Aço, o reinício da franquia cinematográfica da Warner Bros. sobre o personagem da DC Comics, que colocará o homem-morcego contra o último filho de Krypton, resultando no primeiro encontro cinematográfico dos dois mais icônicos de todos os super-heróis, apenas hoje vimos o ator Ben Affleck caracterizado como Bruce Wayne! Curiosos filmaram o ator no set gravando uma cena externa na cidade de Detroit, que “dubla” Metrópolis no longametragem.

A filmagem é de péssima qualidade, pois seu autor treme o tempo inteiro, e não mostra muita coisa, apenas Affleck conversando com o diretor Zack Snyder. Podemos ver o ator com uma roupa azul e colete e seu cabelo parece estar um pouquinho grisalho nas têmporas, o que está de acordo com a premissa de um Batman mais experiente neste filme.

Os comentários são de que a cena envolvia Bruce Wayne salvando pessoas de um edifício em escombros. Já há alguns dias são gravadas cenas de destruição em Detroit, que devem vir do início do terceiro ato da trama, quando um poderoso vilão irá exigir a união não apenas de Batman e Superman, mas também da Mulher-Maravilha.

Henry Cavill como Clark Kent.
Henry Cavill como Clark Kent.

Como justificativa do título, o homem-morcego e o homem de aço iniciarão o filme como inimigos. Um pequeno teaser foi exibido na Comic-Con em San Diego, semanas atrás, mostrando Batman e o Superman raivosos se encarando no topo de um prédio, num tipo de prenúncio de uma briga.

Anteriormente, a atriz Gal Gadot, que faz a Mulher-Maravilha, já havia sido flagrada usando uma roupa de festa numa filmagem na rua; enquanto Henry Cavill, o Superman, postou uma imagem dele mesmo no Twitter vestido como Clark Kent.

Batman quarentão ou cinquentão?
Batman quarentão ou cinquentão?

[Atualizado: O site Badass Digest, que vem lançando uma série de rumores e informações sobre filmes nos últimos dias, afirma ter tido acesso ao roteiro de Dawn of Justice (assim como também tiveram do concorrente Os Vingadores 2 – A Era de Ultron). Segundo o site, o filme estabelece que Batman já está em ação por 30 anos, o que coloca Bruce Wayne na idade dos 50 ou 55 anos.

E nesta versão, Batman ainda é uma lenda urbana, da qual nunca sequer foi captada uma fotografia, porque sempre agiu nas sombras, secretamente. A Mulher-Maravilha também já estaria agindo há pouco tempo antes do início da história do filme, também secretamente.

As informações combinam com a caracterização da trama e mais ainda com a ambientação da HQ Batman: O Cavaleiro das Trevas, que serve como inspiração para o filme. Entretanto, um Batman cinquentão parece exagero para o cinema e, mais ainda, para a aparência de Ben Affleck, como revelam as imagens. Com 55 anos, Bruce Wayne teria uma série de limitações físicas e qual é o propósito de estabelecer um herói idoso para lutar ao lado dos jovens Superman, Mulher-Maravilha, Flash e Lanterna Verde?

O HQRock aposta em um Batman de 45 anos, o que já lhe põe em ação há 20 anos e dá-lhe uma tremenda experiência. (É também mais ou menos o mesmo ponto em que termina a Trilogia Cavaleiro das Trevas, mas é só coincidência, né?). Com isso, ele seria exatos 10 anos mais velho do que o Superman – que tem 33 anos em O Homem de Aço, mas é nessa idade que se revela ao mundo como maior herói de todos os tempos.

45 anos casa com a aparência de Ben Affleck hoje e nas imagens e também justifica os discretos grisalhos que aparecem em suas têmporas. Afinal, repetimos, teremos um homem-morcego idoso lutando na Liga da Justiça? Achamos que não… Fim da Atualização].

 

***

Em Batman v. Superman – Dawn of Justice, um Batman mais experiente irá se contrapor ao recém-surgido Superman, criando algum tipo de conflito entre ambos, mais ou menos nos parâmetros da minissérie Batman: O Cavaleiro das Trevas, escrita e desenhada por Frank Miller, em 1986. Segundo os informes até agora, será um “novo” Batman e não uma sequência da Trilogia Cavaleiro das Trevas, embora a premissa de um homem-morcego mais experiente seja justamente adequada a isso.

Mulher-Maravilha também terá uma (pequena?) participação no filme. Lex Luthor é o vilão principal, mas haverá outro antagonista, provavelmente, mais físico, que pode ser alguém como Doomsday (Apocalypse), Metallo ou Parasita. A cidade de Detroit será o modelo para Metrópolis e para Gotham City também. Pretensamente, as filmagens principais já começaram no Estado de Michigan.

Batman v. Superman – Dawn of Justice  é produzido por Deborah Snyder, com história de David S. Goyer (dos filmes do Batman e O Homem de Aço), roteiro de Chris Terrio (de Argo) e dirigido por Zack Snyder (de 300 Watchmen), funcionando como uma sequência de Superman – O Homem de Aço. O elenco traz Henry Cavill (Superman/Clark Kent), Ben Affleck (Batman/Bruce Wayne), Amy Adams (Lois Lane),  Jesse Eisenberg (Lex Luthor), Gal Gadot (Diana Prince/ Mulher-Maravilha), Laurence Fishburne (Perry White), Diane Lane (Martha Kent), Jeremy Irons (Alfred Pennyworth), Tao Okamoto (Mercy Graves), além de Holly Hunter, Callan Mulvey e Scoot McNairy em papeis não revelados; e a participação especial de Jason Mamoa (Orin/ Aquaman). O lançamento é em 06 de maio de 2016.

Superman foi criado por Jerry Siegel e Joe Shuster em 1938 e desde então é publicado pela DC Comics.

Batman foi criado pelo cartunista Bob Kane em 1939 e desde então é publicado pela DC Comics.

A Mulher-Maravilha foi criada pelo psicólogo norteamericano William Moulton Marston e o desenhista H. G. Peters, aparecendo na revista AllAmerican Comics 08, em 1941. A ideia de Marston era apresentar um arquétipo do força do feminino e, em segredo, explorar tendências sexuais não tradicionais à sociedade da época (como bigamia, lesbianismo e sadomasoquismo). A personagem fez bastante sucesso e se manteve sendo publicada até hoje pela DC Comics. Ela foi uma dos membros-fundadores da Liga da Justiça em 1960. A Mulher-Maravilha continua representando um símbolo da força das mulheres no mundo atual, sendo a mais icônica das super-heroínas.

Anúncios