Guardiões da Galáxia: outro acerto e outro sucesso da Marvel.
Guardiões da Galáxia: outro acerto e outro sucesso da Marvel.

Guardiões da Galáxia, adaptação da equipe de super-heróis cósmicos da Marvel Comics, realizado pelo braço cinematográfico da empresa, o Marvel Studios, estreou no Brasil este fim de semana e também nos EUA e em alguns outros mercados, como Rússia e o Reino Unido. E o resultado? Como não poderia deixar de ser, mais um grande sucesso da Marvel nos cinemas.

E tudo justificado, pois o filme é fantástico! (Leia aqui a resenha crítica do HQRock sobre o longa).

A qualidade se refletiu em bilheteria. Nos EUA, o filme ficou em primeiro lugar no ranking da semana (claro) e arrecadou US$ 94 milhões, tornando-se a maior abertura de um filme no mês de agosto naquele país na história! Mais um recorde para a (enorme) coleção da Marvel. E foi uma quebra de recorde arrasadora: o recordista anterior era o Ultimato Bourne, que fez 69 milhões em 2007.

Somando esse resultado ao dos outros mercados do mundo, Guardiões da Galáxia arrecadou um total de US$ 160,4 milhões só em seu primeiro fim de semana em cartaz, retornando 94% de seu custo de 170 milhões. Sucesso, sucesso, sucesso.

Para o bem dos fãs e da indústria do cinema, a ousadia da Marvel acerta na mosca outra vez e mostra que é possível quebrar as regras e fazer bonito. Todos ganhamos com isso!

***

Guardiões da Galáxia tem tênues ligações com os outros filmes do Marvel Studios. A Tropa Nova, força de manutenção da paz no Espaço, tem papel importante no filme. O vilão Thanos (já apresentado em Os Vingadores) também tem alguma importância na trama, mas não é o oponente principal, que cabe a Ronan, o acusador. Também é apresentado o Colecionador, auxiliado pela assassina Nebula. A trama se foca no arco do personagem Star-Lord (ou Senhor das Estrelas), o líder da equipe, que é meio terráqueo, meio alien. Os demais membros da equipe são: Gamora, Rocket , Groot e Drax, o destruidor. O personagem Yundu – que nos quadrinhos já foi membro do grupo – também está no filme, mas não na equipe.

Guardiões da Galáxia é dirigido por James Gunn, que também reescreveu o roteiro que antes passou pelas mãos de Nicole Pearlman e Chris McCoy. O elenco traz Chris Pratt  (Star-Lord); Zoe Saldana (Gamora); o lutador de MMA Dave Bautista (Drax, o destruidor); Glenn Close (Comandante Rael, líder da Tropa Nova), Benício Del Toro (Colecionador), Bradley Cooper (voz de Rocket Raccoon), John C. Reilly (Rhomann Dey), Michael Rooker (Yundu);  Lee Pace (Ronan, o acusador); Karen Gillan (Nebula); Vin Diesel (Groot); Djimon Hounsou (Korath); Ophelia Lovibond (Carina Tanivan), com participação de Josh Brolin (Thanos). A data de lançamento do filme é 1º de agosto de 2014. Ele integra a Fase 2 do Marvel Studios e tem conexões com Os Vingadores 2 – A Era de Ultron, que sai no ano que vem.

Os Guardiões da Galáxia é um time de heróis cósmicos, que atua no Espaço Sideral e surgiu em 1969, na revista Marvel Super-Heroes 18, criados por Arnold Drake e Gene Colan. Coadjuvantes do Universo Marvel e vindos do futuro, participaram de histórias dos Vingadores, Defensores e Thor. Uma nova versão da equipe, com personagens do presente, surgiu na maxissérie Aniquilação: Conquista, em 2008, criada por Dan Abnett e Andy Lanning, trazendo como membros Star Lord, Gamora, Groot, Rocket Racoon e Drax, o destruidor, dentre outros.

Anúncios