A Marvel irá além dos Vingadores.
A Marvel irá além dos Vingadores.

Prestes a começar a Comic-Con de San Diego, o maior evento promocional e celebrativo sobre cultura pop do planeta, muitos rumores e notícias chegam sobre o Marvel Studios e seus planos para os próximos anos. No evento deste fim de semana devem sair muitas novidades – e o HQRock irá trazê-las – mas vamos adiantando o que saiu já esta semana.

Em primeiro lugar, um anúncio oficial do Marvel Studios revelou o cronograma de produções do estúdio até 2019 e ele surpreende porque a Marvel irá além do esquema de dois filmes/ano que usou até hoje, aumentando-o para três produções anuais pelo menos no ano de 2017. Com o novo cronograma, os super-heróis da Marvel terão nada menos do que 10 filmes novos lançados até a data anunciada. Desses apenas três estão realmente confirmados: Os Vingadores 2 – A Era de Ultron e Homem-Formiga (em 2015) e Capitão América 3 (2016). O restante é especulação, embora aja fortes candidatos para preencher algumas das datas.

Vamos às datas em si e os filmes respectivos (certos e rumorizados):

  • Os Vingadores 2 – A Era de Ultron, 01 de maio de 2015;
  • Homem-Formiga, 17 de julho de 2015;
  • Capitão América 3, 06 de maio de 2016;
  • [Não-revelado] – possivelmente Dr. Estranho, 08 de julho de 2016;
  • [Não-revelado] – 05 de maio de 2017;
  • [Não-revelado] – 28 de julho de 2017;
  • [Não-revelado] – 03 de novembro de 2017;
  • [Não-revelado] – 06 de julho de 2018;
  • [Não-revelado] – 02 de novembro de 2018;
  • [Não-revelado] – 03 de maio de 2019.
Guardiões da Galáxia: a Marvel investindo no novo... e arriscando.
Guardiões da Galáxia: a Marvel investindo no novo… e arriscando.

A lista fala por si: a Marvel tem um plano, que envolve, inclusive, a “aceleradinha” de 2017. Para completar a lista basta vermos o que disse o presidente do Marvel Studios, Kevin Feige, em entrevista ao site IGN também esta semana.

Feige disse:

Guardiões da Galáxia ampliou o nosso desejo de fazer coisas diferentes. Para iniciar a produção, a cada ano, de uma sequência de algo pré-existente, uma franquia de sucesso, e de algo novo. Faremos isso ano que vem com A Era de Ultron e Homem-Formiga, e esperamos fazer continuar com isso nos  anos seguintes.

Claro que o plano da Marvel depende das bilheterias e da aposta dos financiadores e executivos de Hollywood; mas tendo em vista que o estúdio detém algumas das mais poderosas franquias do cinema da atualidade (Vingadores, Homem de Ferro e Capitão América), é bem possível que consigam o intento. Neste caso, dá para preencher o cronograma acima com algumas das ideias que vêm correndo há algum tempo.

O Hulk deve ganhar um filme solo em breve.
O Hulk deve ganhar um filme solo em breve.

Poderíamos apostar, por exemplo, que em 2017 veremos filmes de Pantera Negra, Hulk e Thor. Dois velhos conhecidos – um com filmes solo de sucesso (Thor 3), outro que não emplacou sozinho (Hulk 2), mas que se tornou a grande sensação de Os Vingadores e deve repetir a dose em A Era de Ultron. Thor deve manter a tradição de um lançamento em novembro, o que vem dando certo. O Hulk detém um ator de grife (Mark Ruffalo), que sempre demonstrou muito entusiasmo pelo personagem, algo que o estúdio deve explorar logo. E ao contrário do que querem alguns fãs, esse filme do gigante esmeralda não será calcado em tramas dos quadrinhos como Planeta Hulk ou Hulk Contra o Mundo, mas na relação entre o monstro e Banner, a fim de explorar a interpretação de Ruffalo. A novidade poderá ser o Pantera Negra, um importante personagem do Lado B da Marvel.

O Pantera Negra deve chegar aos cinemas em breve.
O Pantera Negra deve chegar aos cinemas em breve.

Há anos os fãs pedem um filme do herói e a Marvel quer mesmo fazê-lo, só tendo o devido cuidado ao saber que se trata de um personagem difícil de adaptar: o Pantera Negra é T’Challa, o rei da nação fictícia africana de Wakanda, ganha poderes especiais ao ingerir uma porção de plantas místicas e ganhar força, resistência e velocidade extrashumanas. Também um gênio científico, T’Challa transformou seu país em um dos mais ricos e socialmente justos do mundo, mas atraiu muitos inimigos, porque Wakanda é o único reduto do mundo de Vibranium, um metal especial que absorve energia cinética e é extremamente resistente.

No campo editorial, o Pantera Negra é extremamente importante,  por se tratar do primeiro super-herói negro dos quadrinhos, criado por Stan Lee e Jack Kirby em Fantastic Four 52, de 1966. Coadjuvante do Quarteto Fantástico, logo depois, o herói ingressou as fileiras dos Vingadores e chegou a ser líder da equipe.

Elementos da trama do personagem já apareceram nos filmes da Marvel: o escudo do Capitão América é feito de Vibranium. Muitos esperam que as cenas gravadas na África do Sul para A Era de Ultron tragam algum tipo de referência para Wakanda.

A expectativa em torno do Pantera Negra nos cinemas ganhou força hoje, com o ator John Boyega – que estará no novo Star Wars – postando no Twitter que está agendando um vôo para Wakanda. Irá a Marvel confirmá-lo no papel na Comic-Con?

Voltando ao cronograma, em 2018, é possível vermos uma sequência de Guardiões da Galáxia, caso o filme seja um sucesso. Fica uma vaga totalmente em aberto para uma nova franquia. Os Inumanos são sérios candidatos, mas a Marvel pode surpreender. Uma personagem feminina como a Miss Marvel seria outra ótima escolha.

Robert Downey Jr. não deverá estrelar outro filme solo do Homem de Ferro.
Robert Downey Jr. não deverá estrelar outro filme solo do Homem de Ferro.

Por fim, é quase certo que Os Vingadores 3 encerra a lista em maio de 2019. Este filme, quase certamente, irá encerrar todo um grande ciclo do estúdio. Afinal, lá terão ido 11 anos desde o lançamento da Marvel nos cinemas (fazendo seus próprios filmes e não apenas licenciando). Depois de 2019, é provável que as franquias mais exitosas, como Capitão América, Homem de Ferro e Vingadores continuem com seus filmes, mas pelo menos parte significativa do elenco deverá ser trocado. Atores como Robert Downey Jr., Chris Evans e Chris Hemsworth irão passar a tocha para atores mais jovens seguirem em seus personagens, assim como é feito com James Bond e Dr. Who.

Um novo filme do Homem de Ferro, por exemplo, só deve ocorrer depois dessa data e sem Robert Downey Jr., que deverá fazê-lo apenas nos próximos dois filmes dos Vingadores. Um Homem de Ferro 4 pré-2019 só deve ocorrer como plano de emergência, para salvar o estúdio de  algum possível fracasso de bilheteria e manter os investidores calmos com um sucesso certo.

A Marvel deve fazer anúncios sobre o tema na Comic-Con. Vamos ficar ligados!

 

Anúncios