Tommy Ramone: morte aos 62 anos.
Tommy Ramone: morte aos 62 anos.

A revista Variety noticiou em primeira mão a morte do produtor musical e baterista Tommy Ramone, o último dos membros originais da icônica banda punk norteamericana The Ramones. Tommy estava em tratamento paliativo contra um câncer do ducto biliar e faleceu em sua casa, em Nova York,  nesta sexta-feira (11).

Nascido em Budapeste, na Hungria com o nome de Ederlyi Tamas, o músico migrou com a família para os Estados Unidos. Seus pais eram sobreviventes do Holocausto. Morando em Forest Hills, em Nova York, Tamas estudou no colégio com John Cummings, que mais tarde seria conhecido como Johnny Ramone, o guitarrista da banda. Ederlyi desde bem jovem ingressou na carreira musical como engenheiro de som, trabalhando, em 1970, no álbum Band of Gypsys de Jimi Hendrix.

Tommy Ramone nos anos 1970: pioneiro da cena punk.
Tommy Ramone nos anos 1970: pioneiro da cena punk.

Ele montou um estúdio musical e foi lá que a futura banda Ramones foi ensaiar pela primeira vez. Inicialmente, Tommy, como era chamado, iria ser o empresário do grupo, mas terminou assumindo a bateria para que o titular do instrumento, Joey (Jeffrey Hyman) assumisse os vocais do conjunto no lugar de Dee Dee (Douglas Colvin), que passou a ser apenas o baixista. Eles assumiram o nome Ramones em referência ao pseudônimo que o ex-Beatles Paul McCartney usava antes da fama: Paul Ramon. Meio como piada, também decidiram que cada membro assumiria o sobrenome Ramone, para dar uma ideia de família.

A formação original dos Ramones contava com Joey (v0cais), Johnny (guitarra), Dee Dee (baixo) e Tommy (bateria); e estrearam em 1974 no lendário CBGB Club, palco mais alternativo de Nova York no período. Tommy Ramone permaneceu no grupo durante os três primeiros álbuns da banda (Ramones, Leave Home e Rocket to Russia, lançados entre 1976 e 1977), e também foi compositor de algumas canções importantes do grupo, como I wanna be your boyfriend e Blitzkrieg bop; mas depois seguiu uma renomada carreira como produtor musical.

A formação original dos Ramones: maior banda punk dos EUA.
A formação original dos Ramones: maior banda punk dos EUA.

Os Ramones o substituíram por Marc Bell (advindo da banda de hard rock Dust e da punk Richard Hell’s and Voidoids), que virou Marky Ramone. A banda prosseguiu carreira até 1996, quando encerraram suas atividades. Bastante popular em sua época, os Ramones se configuraram como a maior e mais importante banda punk dos EUA, tornando-se, ainda uma das mais icônicas bandas dos anos 1970 e 1980.

Desde então, todos os membros originais do grupo já faleceram: Joey de um linfoma em 2001; Johnny de overdose em 2002; e Dee Dee de um câncer de próstata em 2004.

Tommy Ramone tinha 62 anos.

Anúncios