Townshend e Daltrey são os remanescentes do The Who.
Townshend e Daltrey são os remanescentes do The Who.

Uma das mais importantes bandas de rock da história, os britânicos do The Who iniciaram as comemorações de seus 50 anos de atividades. Recém-terminada uma turnê em que executaram na íntegra o álbum Quadrophenia, de 1974, agora, a banda anuncia as datas de sua turnê oficial de cinco décadas. A The Who Hits 50 iniciará no dia 26 de novembro, em Dublin na Irlanda, passando por Escócia e percorrendo a Grã-Bretanha pelo mês de dezembro, em nove cidades, que incluem Leeds, Liverpool, Manchester e a capital Londres, dentre outras.

Londres será o fechamento da turnê, com um show no O2 Arena em 17 de dezembro.

Outras datas não foram anunciadas, mas é possível que a banda inclua algumas. Também é bem provável a turnê se estender aos Estados Unidos no início de 2015 e, quem sabe, rodar a Europa no verão do hemisfério norte.

Também há esperanças de se converter em uma turnê mundial. O próprio guitarrista Pete Townshend revelou em uma entrevista meses atrás que gostaria muito de vir tocar no Brasil.

O The Who em 1965: clássico absoluto.
O The Who em 1965: clássico absoluto.

O vocalista Roger Daltrey diz, no anúncio oficial, que esta turnê de dezembro é o início de um longo adeus, já que o grupo já fala abertamente em pendurar as guitarras após 50 anos de atividades.

Por causa do caráter comemorativo, o anúncio oficial reforça que o repertório da turnê será pautado nos grandes sucessos e clássicos do The Who – como My generation, Baba O’Riley, We won’t get fooled again, I can’t explain, Pimball wizard e Behind blue eyes – além de algumas preciosidades menos conhecidas de seu catálogo.

O The Who surgiu na periferia de Londres, formado pela união de Pete Townshend (guitarra), Roger Daltrey (vocais), John Entwistle (baixo) e Keith Moon (bateria). Após algumas tentativas frustradas, a banda alçou o sucesso em 1965, com canções como I can’t explain e My generation. O grupo foi um dos mais importantes dos anos 1960, atingindo seu melhor momento comercial em 1969, com a ópera-rock Tommy, tocando em seguida no Festival de Woodstock. Diminuindo a popularidade ao longo dos anos 1970, veio a morte do baterista Keith Moon, em 1978, por causa de uma overdose de medicamentos. O grupo lançou seu último álbum em 1982, encerrando as atividades oficialmente. Contudo, continuaram a se reunir ocasionalmente para shows e turnês. O baixista John Entwistle morreu de um ataque cardíaco ocasionado pelo uso de cocaína em 2002, mas a dupla remanescente Daltrey e Townshend lançou o álbum Endless Wire (o primeiro desde 1982!) em 2005. Permanecem fazendo shows constantemente.

 

Anúncios