Young, Nash, Crosby e Stills reunidos em 1970.
Young, Nash, Crosby e Stills reunidos em 1970.

Uma das mais importantes bandas dos anos 1960 foi o supergrupo Crosby, Stills, Nash & Young, que fez um sucesso enorme de público e crítica, lançou dois álbuns maravilhosos, tocou em Woodstock e pronto. Apesar da trajetória (oficial) curta, os talentos individuais de seus membros (todos já famosos então), as composições fortes e os vocais a várias vozes encantam o mundo até hoje. E agora, mais um importante capítulo dessa história será contada agora: o grupo lança em breve o box-set CSNY 1974, que compila os melhores momentos da turnê de reunião do conjunto naquele ano.

Antes um rápido retrocesso: a banda se formou em 1969 com o nome de Crosby, Stills and Nash, a partir da reunião do norteamericano David Crosby (do The Byrds), do canandense Stephen Stills (do Buffalo Springfield) e do britânico Graham Nash (do The Hollies). O trio já experimentara o sucesso e aclamação em suas bandas anteriores e já tinham se livrado delas. O disco homônimo foi um sucesso imediato de vendas e causou um grande frisson.

O trio original, sem Young: Crosby, Stills and Nash.
O trio original, sem Young: Crosby, Stills and Nash, em 1969.

Quando a banda decidiu sair em turnê no verão daquele ano, ganhou um novo integrante: Neil Young (também advindo do Buffalo Springfield, mas na época já com sucesso em carreira solo). Com isso, adotaram a alcunha de Crosby, Stills, Nash & Young e tocaram no Festival de Woodstock, o que ajudou o festival a ficar ainda mais famoso e vice-versa. O quarteto lançou o álbum Déjà Vu, em 1970, com outro grande sucesso e, em 1971, lançou o ao vivo Four Way Street; encerrando oficialmente suas atividades.

Os quatro entraram os anos 1970 investindo em suas carreiras individuais, mas apesar de Stephen Stills ainda chamar a atenção com seu primeiro álbum, apenas Neil Young consolidou mesmo um carreira de grande sucesso. Mas sempre houve expectativa que o quarteto se reunisse, então, em 1974, o grupo realmente se uniu e fez uma grande turnê pela Inglaterra, EUA e Canadá. Foi um tour de force de sexo, drogas e rock’n’roll segundo os próprios membros, mas rendeu um grande sucesso comercial e a oportunidade de um público maior poder vê-los tocar.

A foto do álbum Deja Vu.
A foto do álbum Deja Vu.

Agora, 40 anos depois, finalmente poderemos analisar melhor o que foi a experiência. Organizada por Graham Nash – reconhecidamente o arquivista do conjunto – será lançado o box-set CSNY 1974, que reunirá um pacote de 3 CDs com o melhor dos shows, um Blu-ray de áudio, um DVD com a filmagem de dois concertos e até um CD simples, com uma versão resumo de tudo.

Os 3 CDs trazem, na opinião de Graham Nash à revista Rolling Stone, as melhores performances de cada canção ao longo da turnê, mas são organizados como se fossem um concerto único, para dar ao ouvinte a perspectiva de um membro da audiência. O CD 1 traz um set elétrico, com a primeira parte do “show”; o CD 2 traz um set acústico; e o CD 3 novamente um set elétrico, agora mais matador, para encerrar tudo. A organização em três atos é a mesma usada na turnê de 1974.

Ao longo da excursão, contudo, Neil Young estava compondo um novo álbum, então, muitas canções inéditas foram registradas ao vivo e algumas delas jamais ganharam versão em estúdio. Havia uma troca constante de repertório e muitas canções eram experimentadas, de modo que alguns concertos chegaram a ter quatro horas de show! Daí ser possível montar um álbum com 3 CDs mostrando o material da turnê sem repetir nenhuma canção.

Graham Nash destaca, ainda, a altíssima qualidade das gravações, conseguida por meio da atual tecnologia de recuperação das fitas originais. O box set será lançado no verão do hemisfério norte, entre julho e setembro.

A banda enfrenta os estádios.
A banda enfrenta os estádios em 1974.

Veja o set list da box set, segundo a revista Rolling Stone:

3CD/ Bonus DVD  OR  Pure Audio Blu-Ray / Bonus DVD 

Disc One – First Set

1. “Love The One You’re With”
2. “Wooden Ships”
3. “Immigration Man”
4. “Helpless”
5. “Carry Me”
6. “Johnny’s Garden”
7. “Traces”
8. “Grave Concern”
9. “On The Beach”
10. “Black Queen”
11. “Almost Cut My Hair”

Disc Two – Second Set

1. “Change Partners”
2. “The Lee Shore”
3. “Only Love Can Break Your Heart”
4. “Our House”
5. “Fieldworker”
6. “Guinevere”
7. “Time After Time”
8. “Prison Song”
9. “Long May You Run”
10. “Goodbye Dick”
11. “Mellow My Mind”
12. “Old Man”
13. “Word Game”
14. “Myth Of Sisyphus”
15. “Blackbird”
16. “Love Art Blues”
17. “Hawaiian Sunrise”
18. “Teach Your Children”
19. “Suite: Judy Blue Eyes”

O box set: turnê histórica.
O box set: turnê histórica.

Disc Three – Third Set

1. “Déjà Vu”
2. “My Angel”
3. “Pre-Road Downs”
4. “Don’t Be Denied”
5. “Revolution Blues”
6. “Military Madness”
7. “Long Time Gone”
8. “Pushed It Over The End”
9. “Chicago”
10.”Ohio”

Bonus DVD

1. “Only Love Can Break Your Heart”
2. “Almost Cut My Hair”
3. “Grave Concern”
4. “Old Man”
5. “Johnny’s Garden”
6. “Our House”
7. “Déjà Vu”
8. “Pushed It Over The End”

 

Anúncios