O Batman de Jim Lee.
O Batman de Jim Lee.

Em entrevista ao site CBR, o desenhista (e superastro) Jim Lee revelou que retornará a desenhar o Batman para a editora DC Comics. Lee é um dos mais importantes e aclamados artistas da indústria das HQs e é também um dos editores sêniors da DC, e fez um famoso trabalho com o homem-morcego no início dos anos 2000.

Atualmente, Jim Lee desenha o Superman, ao lado do roteirista Scott Snyder, na revista Superman Unchain, criada especialmente para a dupla. Além da fama de Lee, Snyder é o mais aclamado escritor da DC na atualidade, responsável pela revista Batman, a de maior sucesso no mercado de HQs dos EUA.

O Superman por Jim Lee.
O Superman por Jim Lee.

Superman Unchain, com Snyder e Lee, vai se encerrar no número 09, em setembro. Não se sabe o que virá depois, mas Lee partirá para outros projetos. Na entrevista, diz que vai trabalhar com roteiristas com os quais nunca trabalhou antes e retornará ao Batman.

Jim Lee causou uma grande sensação ao desenhar o Batman entre 2002 e 2003 no arco Silêncio, escrito por Jeph Loeb. Além de um grande sucesso, a história movimentou na cronologia do homem-morcego na época, ao introduzir o novo vilão Hush e fazer Batman e Mulher-Gato terem uma relação quente, inclusive com o herói revelando sua identidade secreta para ela.

Batman e Mulher-Gato na clássica cena de Jim Lee.
Batman e Mulher-Gato na clássica cena de Jim Lee.

Em 2010, Lee retornou brevemente ao personagem, em uma aclamada parceria com o escritor Frank Miller, no projeto All-Star Batman, que deveria contar uma história fechada do homem-morcego (focada na origem do Robin), mas o projeto terminou inacabado por causa dos atrasos de roteiro e arte.

Contudo, as duas experiências serviram para que a imagem do Batman de Jim Lee tenha se tornado o padrão para publicidade do personagem e para produtos licenciados.

Recentemente, antes do Superman, Jim Lee desenhou a revista da Liga da Justiça, contando a nova origem do grupo na nova cronologia dos Novos 52, inaugurada pela DC Comics em 2011.

Jim Lee: Co-Publisher da DC Comics.
Jim Lee: Co-Publisher da DC Comics.

Jim Lee nasceu na Coréia do Sul, em 1964, e emigrou mais tarde para os Estados Unidos, onde trocou a medicina pelo trabalho como artista. Iniciou nos quadrinhos em 1987, na Marvel Comics, onde desenhou revistas da Tropa Alfa e do Justiceiro, antes de estourar de sucesso em 1989, nos X-Men. Esse trabalho tornou não apenas a equipe o maior fenômeno editorial do período, como o próprio Lee o maior desenhista da virada dos anos 1980 para 1990. Tanto que a Marvel lançou uma nova revista, X-Men 01, em 1991, só para valorizar o trabalho dele e aquela detém, até hoje, o título de revista em quadrinhos mais vendida da história, com oito milhões de unidades.

Porém, infeliz com a distribuição de royalties, Jim Lee e outros grandes desenhistas da Marvel – como Todd McFarlane e Rob Liedfeld – saíram da editora e fundaram a Image Comics, que rapidamente se tornou um grande sucesso de vendas e se tornou a terceira maior editora do mercado de HQs dos EUA, atrás apenas da Marvel e da DC. Na Image, Lee fez sucesso com WildCATs e Gen-13, grupos que eram imitações dos X-Men. Contudo, o artista teve grande importância ao criar o selo Wildstorm, que deu espaço para artistas independentes, publicando séries como Authority e as obras em quadrinhos do aclamadíssimo Alan Moore.

Após quase uma década dedicado à Image, Jim Lee trabalhou na DC Comics no início dos anos 2000, na revista do Batman, onde fez grande sucesso. Anos depois, a DC comprou a Wildstorm da Image e passou a publicar seus personagens. Lee entrou para o time de editores da DC e hoje é Co-Publisher da companhia.

 

Anúncios