Scoot McNairy: Asa Noturna? Flash? Metallo? Ninguém?
Scoot McNairy: Asa Noturna? Flash? Metallo? Ninguém?

O site Deadline Hollywood trouxe mais um furo sobre Batman v. Superman – Dawn of Justice, sequência de Superman – O Homem de Aço, o reinício da franquia cinematográfica da Warner Bros. sobre o personagem da DC Comics, que colocará o homem-morcego contra o último filho de Krypton, resultando no primeiro encontro cinematográfico dos dois mais icônicos de todos os super-heróis. Segundo as fontes do site, o ator Scoot McNairy (de Argo) estaria contratado para uma pequena participação no filme, num papel que a Warner não irá revelar! Outro site confiável, The Wrap, também confirmou o rumor.

Scoot McNairy esteve ao lado de Ben Affleck (o Batman) em Argo, que foi estrelado e dirigido por este último e ganhou o Oscar de Melhor Diretor. O Latino Review especula que McNairy fará o Asa Noturna, herói urbano treinado pelo Batman para substituí-lo no futuro. Os rumores da presença de Asa Noturna no filme são antigos – primeiramente vinculados ao ator Adam Driver, que agora está em Star Wars – Episode VII – e afirmavam que o personagem teria uma pequena participação em Batman v. Superman, para depois ter mais destaque em Justice League, filme que será gravado concomitantemente ao atual e será lançado em 2017.

A versão azul de Asa Noturna.
A versão azul de Asa Noturna.

Nos quadrinhos, Asa Noturna é Dick Greyson, ninguém menos do que o primeiro Robin. Após perder os pais assassinados ainda adolescente, Greyson é adotado por Bruce Wayne e, posteriormente, treinado para ser um combatente do crime. No fim da adolescência, Dick abandonou a identidade de Robin e se tornou o Asa Noturna, enquanto o papel de Robin foi ocupado por outros jovens sucessivamente. Asa Noturna tem histórias próprias publicadas pela DC Comics e é um dos personagens mais queridos e populares da editora pelos fãs.

Flash é outra possibilidade. Versão paralela à TV?
Flash é outra possibilidade. Versão paralela à TV?

Já o The Wrap parece estar convicto de que Scoot McNairy fará na verdade outro herói da Liga da Justiça: o Flash. Caso a informação se confirme, seria a confirmação de que o maior velocista da DC Comics terá uma versão alternativa à que estreará este ano na TV, com The Flash chegando ao canal The CW como um spin-off de Arrow, série sobre o Arqueiro Verde que vai para a 3ª Temporada. Caso o site esteja correto, é o fim do sonho dos fãs de ver o Universo DC integrado no cinema e na TV, tal qual os concorrentes da Marvel Comics.

Se pudéssemos nos fiar apenas em aspectos físicos, efetivamente, Scoot McNairy tem muito mais cara de Flash (até ruivo ele é) do que de Asa Noturna. Mas quem sabe? Ele pode até viver um vilão, como Metallo, por exemplo.

Preparação da gravação da cena: funeral aos pés da estátua destruída?
Preparação da gravação da cena: funeral aos pés da estátua destruída?

Em outra notícia relacionada ao filme, paparazzis flagraram a gravação de uma curiosa cena de Dawn of Justice em Detroit. Pelas fotos, podemos ver aquela estátua gigante do Superman em pedaços no chão e uma multidão de pessoas, inclusive, policiais, depositando flores amarelas nelas. Também há uma fila imensa de pessoas passando pelo local, como se fosse um funeral de alguém famoso.

O monstro Doomsday também pode estar no filme.
O monstro Doomsday também pode estar no filme.

Logicamente, isso logo despertou uma série de rumores sobre a possibilidade de o Superman “morrer” neste filme tal qual na famosa saga A Morte do Superman, de 1992. Nas HQs, o Superman é morto pelo vilão Doomsday (Apocalipse, no Brasil), um monstro acéfalo, fruto de engenharia genética a partir de criaturas kryptonianas. Sua morte causa grande impacto no mundo inteiro – e até surgem pretensos substitutos à figura do homem de aço – mas após alguns meses, os leitores “descobriram” que Superman ainda estava vivo, retornando para deter uma outra grande ameaça: o Superciborgue. A trama foi escrita por nomes como Dan Jurgens, Roger Stern, Louise Simonson e desenhada por Jurgens, Jackson Guice, Tom Grummett e outros. (Veja mais clicando aqui).

A ideia de ter uma pequena adaptação da morte do Superman nos cinemas não é absurda – não custa lembrar que essa seria a premissa do filme Superman Lives, projeto dos anos 1990 que não se concretizou e quase foi dirigido por Tim Burton. Uma leve inspiração nessa saga também aparece no terço final de Superman – O Retorno, de 2006.

Caso os rumores de uma “morte” (e retorno em seguida) do Superman em Dawn of Justice sejam corretas, é quase certo o vilão físico do longametragem ser mesmo Doomsday, como já se especula há tempos.

Batman e Mulher-Maravilha estarão envolvidos no filme.
Batman e Mulher-Maravilha estarão envolvidos no filme.

Faria todo o sentido em termos de trama: Lex Luthor poderia tentar manipular o corpo de Zod (morto em O Homem de Aço) e, a partir de um experimento genético ou tentativa de clonagem criaria o Apocalipse, que sairia de controle e “mataria” o Superman. Para detê-lo, Batman contaria com a ajuda da Mulher-Maravilha e o Superman terminaria reaparecendo e ajudando a derrotar o monstro.

Como tudo isso vai se encaixar com o restante da tonelada de informação que Dawn of Justice já produziu é que ainda não está certo. Veremos mais em breve…

***

Em Batman v. Superman – Dawn of Justice, um Batman mais experiente irá se contrapor ao recém-surgido Superman, criando algum tipo de conflito entre ambos, mais ou menos nos parâmetros da minissérie Batman: O Cavaleiro das Trevas, escrita e desenhada por Frank Miller, em 1986. Segundo os informes até agora, será um “novo” Batman e não uma sequência da Trilogia Cavaleiro das Trevas, embora a premissa de um homem-morcego mais experiente seja justamente adequada a isso.

Mulher-Maravilha também terá uma (pequena?) participação no filme. Lex Luthor é o vilão principal, mas haverá outro antagonista, provavelmente, mais físico, que pode ser alguém como Doomsday (Apocalypse), Metallo ou Parasita. A cidade de Detroit será o modelo para Metrópolis e para Gotham City também. Pretensamente, as filmagens principais já começaram no Estado de Michigan.

Batman v. Superman – Dawn of Justice  é produzido por Deborah Snyder, com história de David S. Goyer (dos filmes do Batman e O Homem de Aço), roteiro de Chris Terrio (de Argo) e dirigido por Zack Snyder (de 300 Watchmen), funcionando como uma sequência de Superman – O Homem de Aço. O elenco traz de volta  Henry Cavill (Superman/Clark Kent), Amy Adams (Lois Lane), Laurence Fishburne (Perry White) e Diane Lane (Martha Kent), mais os novatos Ben Affleck (Batman/Bruce Wayne), Gal Gadot (Diana Prince/ Mulher-Maravilha), Jesse Eisenberg (Lex Luthor), Jeremy Irons (Alfred Pennyworth), além de Holly Hunter, Callan Mulvey e Tao Okamoto em papeis não revelados. O lançamento é em 06 de maio de 2016.

Liga da Justiça, o filme, aparentemente será escrito por David S. Goyer e dirigido por Zack Snyder, trazendo Henry Cavill (Superman/Clark Kent), Ben Affleck (Batman/Bruce Wayne), Gal Gadot (Diana Prince/ Mulher-Maravilha), Jason Momoa (Orin/Aquaman) e Ray Fisher (Victor Stone/ Ciborgue). O lançamento será em maio de 2017.

Superman foi criado por Jerry Siegel e Joe Shuster em 1938 e desde então é publicado pela DC Comics.

Batman foi criado pelo cartunista Bob Kane em 1939 e desde então é publicado pela DC Comics.

A Mulher-Maravilha foi criada pelo psicólogo norteamericano William Moulton Marston e o desenhista H. G. Peters, aparecendo na revista AllAmerican Comics 08, em 1941. A ideia de Marston era apresentar um arquétipo do força do feminino e, em segredo, explorar tendências sexuais não tradicionais à sociedade da época (como bigamia, lesbianismo e sadomasoquismo). A personagem fez bastante sucesso e se manteve sendo publicada até hoje pela DC Comics. Ela foi uma dos membros-fundadores da Liga da Justiça em 1960. A Mulher-Maravilha continua representando um símbolo da força das mulheres no mundo atual, sendo a mais icônica das super-heroínas.

A Liga da Justiça foi criada por Gardner Fox e Mike Sekowski, em 1960, reunindo heróis previamente criados. Formado pelos maiores heróis da DC Comics – Superman, Batman, Mulher-Maravilha, Lanterna Verde, Flash, Arqueiro Verde, Aquaman etc. – a equipe sempre teve destaque em sua cronologia. Desde o reboot cronológico e editorial da DC em 2011, a revista Justice League é uma das de maior sucesso do mercado de quadrinhos atuais.

Anúncios