Jeff Beck: turnê europeia cancelada.
Jeff Beck: turnê europeia cancelada.

O guitarrista britânico Jeff Beck cancelou a turnê europeia que iniciaria nos próximos dias, comunicou o site oficial do músico hoje, notícia já replicada também no Facebook. O anúncio não é claro sobre o motivo, apenas informa que Beck se submeteu a uma rápida cirurgia e que espera se recuperar logo, a tempo de realizar sua próxima turnê nos EUA, que se inicia em 08 de agosto.

Beck faria uma rodada de shows pela Europa entre o fim de junho e o mês de julho.

O site do guitarrista encontra-se, neste momento, fora do ar, talvez atualizando as informações.

O comunicado pede desculpas aos fãs que já haviam comprado seus ingressos e esperavam ansiosamente para vê-lo de perto. Não há informe sobre reposição de datas no futuro breve.

Nascido Geoffrey Arnold Beck em 1944, Jeff Beck começou sua carreira musical nos clubes londrinos em meio à então nascente e fortíssima cena de R&B. Após tocar em vários pequenos grupos e ganhar notoriedade por suas habilidades musicais, a grande oportunidade surgiu em março de 1965, quando foi convidado para entrar no The Yardbirds, substituindo ninguém menos do que Eric Clapton, que tinha largado o grupo insatisfeito com uma pretensa opção do conjunto por uma carreira mais comercial e menos pautada no blues.

Jeff Beck (2º da dir. para esq.) nos Yardbirds: pioneiro na experimentação com a guitarra.
Jeff Beck (2º da dir. para esq.) nos Yardbirds: pioneiro na experimentação com a guitarra.

Os Yardbirds eram uma das mais quentes bandas de R&B da Inglaterra, advindo da mesma cena que gerou Rolling Stones e The Animals. No momento de sua entrada na banda, Os Yardbirds estavam em primeiro lugar das paradas da Inglaterra e dos EUA ao mesmo tempo com o single For you love. Com Beck, os Yardbirds mantiveram pitadas de música pop, mas agora recheadas de experimentalismos, na medida em que o guitarrista constantemente buscava novas sonoridades e timbres em seu instrumento.

Beck foi, portanto, o pioneiro dos guitar heroes e precursor direto da linhagem de Jimi Hendrix, transformando a guitarra não só no centro da música rock’n’roll, mas também um “algo mais” cheio de energia, distorção, feedback, microfonia, fade-out etc. E tudo isso já se deu no primeiro lançamento dos Yardbirds com Beck na guitarra, o single Heart full of soul. Por causa disso, ele é um dos mais importantes guitarristas dos anos 1960 e é membro da chamada “santíssima trindade” dos guitarristas britânicos, ao lado do já citado Clapton e de Jimmy Page.

Beck saiu dos Yardbirds em fins de 1966, embarcando em uma carreira solo. Após dois singles de sucesso, contudo, ele montou o The Jeff Beck Group, um dos grandes grupos de blues rock dos anos 1960, que tinha Rod Stewart nos vocais e (o futuro membro dos Rolling Stones) Ron Wood no baixo, juntamente ao pianista Nicky Hopkins. Nos anos 1970, Beck enveredou pela música instrumental, gravando a partir de então, discos extremamente cultuados pela crítica, como Blow by Blow e Wired.

O guitarrista completou 70 anos no dia 24 de junho.

 

Anúncios