Nathan Fillion será o Nova?
Nathan Fillion será o Nova?

Há muito tempo atrás, quando começaram as movimentações em torno de Guardiões da Galáxia, adaptação da equipe de super-heróis cósmicos da Marvel Comics, realizado pelo braço cinematográfico da empresa, o Marvel Studios, correu um forte rumor de que o herói Nova estaria no filme. Houve até uma pretensa rodada de atores disputando o papel. O boato esfriou em seguida, na medida em que os anúncios oficiais foram sendo feitos e se viu que a equipe não teria Nova como membro; ao mesmo tempo em que a Tropa Nova estaria presente. Mas agora, o site Latino Review, que costuma acertar, afirma que não apenas o Nova será introduzido no filme – por meio da cena pós-créditos – como já há um ator escalado para tal: Nathan Fillion.

Fillion é conhecido principalmente por seu trabalho na TV, onde estrelou a série Firefly de autoria de Joss Whedon (o diretor de Os Vingadores) e atuou mais recentemente em Castle, mas participou de filmes como Percy Jackson – Mar de Monstros.

Curiosamente, Nathan Fillion é um ator que já esteve bastante envolvido com o Lanterna Verde da concorrente DC Comics (dublando-o em desenhos animados) e era, com certeza, um dos preferidos dos fãs para assumir o papel em carne e osso na adaptação da Liga da Justiça que virá. Caso a informação do Latino Review for correta, isso não irá mais acontecer, já que o Nova é um personagem da Marvel que guarda mais do que “semelhanças” com o Lanterna Verde da DC.

Nova vai aparecer em Os Guardiões da Galáxia?
Nova vai aparecer em Os Guardiões da Galáxia?

O super-herói cósmico Nova foi criado inicialmente por Marv Wolfman e Len Wein com o visual do herói realizado por John Romita, à época, Diretor de Arte da Marvel. Wein, Wolfman e Romita basearam a concepção do personagem como uma homenagem ao Homem-Aranha de Stan Lee e Steve Ditko, dando-lhe uma ambientação de classe social baixa e problemas típicos dos adolescentes. Nova estreou em um título próprio em 1976, com roteiros de Wolfman e desenhos de John Buscema. Na trama, o jovem Richard Rider ganha superpoderes de vôo, força e invulnerabilidade de uma raça alienígena. Parte da “facção” cósmica da Marvel de meados dos anos 1970 – que continha outros personagens como Capitão Marvel e Adam Warlock – Nova fez um grande sucesso de imediato, embora as vendas tenham baixado depois de um tempo. A revista The Man Called Nova, por Wolfman e Buscema, durou 25 edições, até 1979. Como algumas tramas ficaram inacabadas, Wolfman fechou as pontas de sua saga na revista Fantastic Four 206 a 214, de 1979 e 1980, a qual também escrevia, com desenhos de John Byrne.

Após algum tempo agindo, Nova descobriu que existia uma Tropa Nova, formada por outros como ele, que patrulhavam o universo.

O novo poster do filme.
O novo poster do filme.

No filme Guardiões da Galáxia, a Tropa Nova aparentemente é a força policial do planeta Xandar, formada por alienígenas humanoides comuns, sem super-poderes. Irá Richard Rider se tornar um deles e/ou ganhar super-poderes? Outra questão importante é que se Nathan Fillion for mesmo interpretá-lo, não poderá ser dada uma abordagem adolescente ao personagem como em suas histórias originais.

Por fim, a aparição de Nova em uma cena pós-créditos deixa no ar a possibilidade do personagem ganhar um filme próprio em breve, ou então, unir-se à equipe em Guardiões da Galáxia 2.

[Atualizado, 22/06: Em seu Twitter, o próprio diretor do longa, James Gunn, negou que Nathan Fillion irá interpretar o Nova no filme. Que pena. Ao mesmo tempo, também em seu Twitter, Fillion disse que irá sim participar do filme, mas apenas em uma breve e “divertida” cena. O que seria isso? Talvez só saibamos nos cinemas, já que o Marvel Studios é ótimo em guardar segredos. Fim da Atualização].

Guardiões da Galáxia terá ligações com os outros filmes do Marvel Studios. A Tropa Nova, força de manutenção da paz no Espaço, terá papel importante no filme. O vilão Thanos (já apresentado em Os Vingadores) também terá alguma importância na trama, mas não será o oponente principal, que será Ronan, o acusador. Também será apresentado o Colecionador, auxiliado pela pirata Nebula. A Marvel diz que a trama se focará no arco do personagem Star-Lord (ou Senhor das Estrelas), o líder da equipe, que é meio terráqueo, meio alien. Os demais membros da equipe são: Gamora, Rocket Raccoon, Groot e Drax, o destruidor. O personagem Yundu – que nos quadrinhos já foi membro do grupo – também está no filme, mas aparentemente não na equipe.

Guardiões da Galáxia é dirigido por James Gunn, que também reescreveu o roteiro que antes passou pelas mãos de Nicole Pearlman e Chris McCoy. O elenco traz Chris Pratt  (Star-Lord); Zoe Saldana (Gamora); o lutador de MMA Dave Bautista (Drax, o destruidor); Glenn Close (Comandante Rael, líder da Tropa Nova), Benício Del Toro (Colecionador), Bradley Cooper (voz de Rocket Raccoon), John C. Reilly (Rhomann Dey), Michael Rooker (Yundu);  Lee Pace (Ronan, o acusador); Karen Gillan (Nebula); Vin Diesel (Groot); Djimon Hounsou (Korath); Ophelia Lovibond (Carina Tanivan), com participação de Josh Brolin (Thanos). A data de lançamento do filme é 1º de agosto de 2014. Ele integra a Fase 2 do Marvel Studios e terá conexões com Os Vingadores 2 – A Era de Ultron, que sai no ano seguinte.

Os Guardiões da Galáxia é um time de heróis cósmicos, que atua no Espaço Sideral e surgiram em 1969, na revista Marvel Super-Heroes 18, criados por Arnold Drake e Gene Colan. Coadjuvantes do Universo Marvel e vindos do futuro, participaram de histórias dos Vingadores, Defensores e Thor. Uma nova versão da equipe, com personagens do presente, surgiu na maxissérie Aniquilação: Conquista, em 2008, criada por Dan Abnett e Andy Lanning, trazendo como membros Star Lord, Gamora, Groot, Rocket Racoon e Drax, o destruidor.

Anúncios