O Hulk em Os Vingadores.
O Hulk em Os Vingadores.

Em entrevista ao site Digital Spy, o ator Mark Ruffalo falou sobre Os Vingadores 2 – A Era de Ultron, a sequência de Os Vingadores, o épico do Marvel Studios que reuniu nos cinemas pela primeira vez a equipe de super-heróis da Marvel Comics formada por Capitão América, Thor, Homem de Ferro e Hulk. Ruffalo, que vive o Dr. Bruce Banner, que se transforma no Hulk, revelou que veremos bastante interação entre o personagem dele e o de Robert Downey Jr., dizendo que haverá muito material dos “irmãos de ciência”, já que ambos os personagens são renomados cientistas nos quadrinhos e em suas versões para o cinema.

Há [em Vingadores 2] um monte de material do tipo irmãos de ciência [ou seja, entre Bruce Banner e Tony Stark]. Há um material muito legal de irmãos de ciência. Um material muito legal.

Mark Ruffalo como Bruce Banner.
Mark Ruffalo como Bruce Banner.

Em Os Vingadores, há uma identificação imediata entre Tony Stark e Bruce Banner devido ao fato dos dois serem cientistas e falarem, portanto, a “mesma língua”. No filme, enquanto Stark não leva nenhum dos outros à sério (o que inclui o Capitão América e Thor), tem uma empatia imediata com Banner.

A amizade é reforçada no fim do filme, quando Stark oferece uma carona a Banner, dando a entender que vai ajudá-lo a desaparecer do mapa. Por fim, em Homem de Ferro 3, o próprio Tony Stark narra o filme, mas na cena pós-créditos, vemos que ele está simplesmente se abrindo com Bruce Banner, como se este fosse um psicólogo, algo que ele não é. É apenas uma piada, mas algo que mostra a amizade entre os dois.

Além disso, Mark Ruffalo diz na entrevista que a Marvel começa a considerar fazer um filme solo do Hulk novamente:

Eu acho que eles estão, pela primeira vez, brincando com a ideia de fazê-lo [um filme solo do Hulk]. Quando fizemos Os Vingadores, a coisa era basicamente “não“. E agora há alguma consideração para isso. Mas não há ainda nada definitivo nem sequer um esqueleto do que poderia ser. Estou ansioso para seguir nessa estrada, se nós decidirmos fazê-lo.

Banner e Stark no filme: irmãos de ciência.
Banner e Stark no filme: irmãos de ciência.

O Hulk já protagonizou dois filmes solo – um em 2003 dirigido por Ang Lee e lançado pela Universal Pictures e outro em 2008 dirigido por Louis Leterrier e lançado pelo Marvel Studios, apesar de estrelado por Edward Norton, está dentro da cronologia dos Vingadores nos cinemas – mas nenhum dos dois foi muito bem em bilheteria. Isso criou a impressão de que o monstro não funciona nas telas; contudo, o Hulk foi justamente uma das melhores coisas em Os Vingadores, o que acalentou a vontade de vê-lo ganhar uma nova chance com um direcionamento mais acertado.

Mark Ruffalo já se mostrou à disposição para fazer um filme do Hulk várias vezes e seria bom aproveitar esse seu entusiasmo para isso.

De qualquer modo, não há planos oficiais para um filme do Hulk pelo Marvel Studios, mas por outro lado, não está bem definido o cronograma da Fase 3 do estúdio que se inicia justamente após Os Vingadores 2 – A Era de Ultron. SE quisesse, a Marvel poderia produzir um filme do gigante esmeralda ainda antes de Os Vingadores 3. Quem sabe?

***

Os Vingadores – A Era de Ultron será o fechamento da chamada Fase 2 do Marvel Studios, que se desenvolve em Homem de Ferro 3, Thor – O Mundo Sombrio, Capitão América – O Soldado Invernal e Guardiões da Galáxia. O filme envolverá a ameaça da inteligência artificial Ultron, um dos maiores vilões dos quadrinhos, que constrói para si um corpo robótico indestrutível e quer simplesmente eliminar a humanidade.  A trama envolverá a dificuldade dos Vingadores existirem como equipe, que é potencializada pela chegada dos irmãos Feiticeira Escarlate e Mercúrio, que pelo menos no início não serão muito amigáveis. Além de Ultron, também estará presente a organização terrorista HIDRA e seu líder, o Barão Von Strucker. O supervilão Thanos, que já apareceu brevemente no primeiro filme, também deve aparecer nas sombras, movendo a trama em direção ao fecho da trilogia.

Avengers – Age of Ultron é escrito e dirigido por Joss Whedon. O elenco reúne Robert Downey Jr. (Tony Stark/Homem de Ferro), Chris Evans (Steve Rogers/Capitão América), Chris Hemsworth (Thor), Mark Ruffalo (Bruce Banner/Hulk), Samuel L. Jackson (Nick Fury), Scarlett Johansson (Natasha Romanoff/Viúva Negra), Jeremy Renner (Clint Barton/Gavião Arqueiro), Elizabeth Olsen (Wanda Maximoff/Feiticeira Escarlate), Aaron Taylor-Johnson (Pietro Maximoff/Mercúrio), James Spader (Ultron), Don Cheadle (Coronel James Rhodes), Cobie Smulder (Agente Maria Hill), Thomas Krestschmann (Barão Wolfgan Von Strucker), Paul Bettany (JARVIS/ Visão) e Kim Soo Hyun (papel não-revelado), com participações especiais de Josh Brolin (Thanos), Anthony Mackie (Sam Wilson/Falcão) e Hayley Atwell (Peggy Carter). As filmagens já passaram pela África do Sul, Itália e Coreia do Sul, estando agora na Grã-Bretanha, onde ocorrerão as filmagens principais. O lançamento será em 1º de maio de 2015, nos EUA.

Os Vingadores surgiram em 1963, criados por Stan Lee e Jack Kirby, publicados em The Avengers 01, reunindo personagens já criados previamente. Mais importante supergrupo da Marvel Comics, fazer parte da equipe significa ter um status diferenciado de importância no Universo da editora.

Anúncios