O vilão Apocalypse: trama em 1983.
O vilão Apocalypse: trama em 1983.

Simon Kinberg, o roteirista de X-Men – Dias de um Futuro Esquecido, sequência de X-Men – Primeira Classe, que mostra as origens do supergrupo de heróis mutantes da Marvel Comics levado aos cinemas pela 20th Century Fox, revelou em um podcast na internet que a sequência deste filme, o já confirmado X-Men – Apocalipse, se passará em 1983, portanto, dez anos após Dias de Um Futuro Esquecido.

Seguindo os planos definidos por Bryan Singer, cada filme da nova trilogia dos X-Men está baseado em uma década: 1962 para X-Men – Primeira Classe; 1973 para Dias de um Futuro Esquecido; e 1983 para Apocalipse.

Apocalipse tratará, segundo declarações anteriores de Kinberg e Singer, da formação da equipe de X-Men mostrada na primeira trilogia do cinema. Ou seja, veremos as versões (não mais tão jovens) de James McAvoy e Michael Fassbender para Charles Xavier e Erik Lehnsherr (o Magneto) reunindo Ciclope, Jean Grey, Tempestade, mais alguns outros como Fera, Mercúrio e talvez Gambit. É muito provável que Wolverine termine aparecendo também.

Ciclope e Jean Grey (bem como Tempestade) serão trocados por atores mais jovens.
Ciclope e Jean Grey (bem como Tempestade) serão trocados por atores mais jovens.

Por conta dessa localização temporal, teremos um novo elenco para interpretar Ciclope, Jean Grey e Tempestade, que foram vividos por James Marsden, Framke Janssen e Halle Berry na Trilogia dos X-Men.

Wolverine não deveria aparecer no filme, pois não estaria vinculado aos X-Men naquele período de tempo segundo a cronologia construída na Trilogia dos X-Men. Contudo, Dias de um Futuro Esquecido parece ter mudado tudo isso. O que reforça o caráter de reboot que tem este filme para a franquia mutante da Fox.

Apocalipse trará, ainda, o vilão homônimo, introduzindo a perspectiva de mutantes agindo desde a Antiguidade e as consequências disso para a história humana.

Nos quadrinhos, Apocalypse é um dos principais vilões dos X-Men. Criado pelo casal Louise Simonson (texto) e Walter Simonson (desenhos) na revista X-Factor 06, de 1986, que trazia aventuras de uma equipe derivada dos X-Men, formada por seus membros originais – Ciclope, Jean Grey (Garota Marvel), Fera, Homem de Gelo e Anjo – o vilão se transformou em uma figura central do Universo Mutante da Marvel nos anos 1990.

Wolverine deve aparecer.
Wolverine deve aparecer.

Sua história de origem o coloca como o primeiro mutante a surgir na Terra, nascendo há mais de 5 mil anos, no Egito, com o nome de En Sabah Nur. Imortal, viveu através das eras acumulando cada vez mais poder. Esse detalhe o transformou numa referência nodal para as várias histórias dos X-Men que envolvem o futuro. O arco de histórias mais famoso do vilão é justamente A Era de Apocalipse, de 1996, que mostra uma Terra paralela na qual a morte precoce de Charles Xavier resulta na não-existência dos X-Men e a ascensão de Apocalypse como dominador mundial.

Leia a Resenha do HQRock sobre Dias de Um Futuro Esquecido clicando aqui.

***

X-Men – Apocalypse terá história de Bryan Singer e Simon Kinberg (de X-Men – O Confronto Final); com roteiro de Kinberg, Dan Harris e Michael Dougherty (de X-Men 2 e Superman – O Retorno); e provavelmente será dirigido por Bryan Singer. O filme será uma sequência de Dias de Um Futuro Esquecido e trará de volta de James McAvoy (Charles Xavier), Michael Fassbender (Erik Lehnsherr/ Magneto), Jennifer Lawrence (Raven/ Mística), Nicolas Hoult (Hank McCoy/ Fera), Evans Peters (Mercúrio). É bem possível que Hugh Jackman (Wolverine) também participe. O lançamento será 27 de maio de 2016.

Os X-Men foram criados em 1963 por Stan Lee e Jack Kirby, mas só foram bem-sucedidos comercialmente nos anos 1970, a partir da reformulação idealizada pelo escritor Len Wein e tocada à frente por Chris Claremont, Dave Cockrum e John Byrne. Daí em diante, se tornaram uma das revistas de maior sucesso da Marvel Comics.

Anúncios