Edgar Writgh: fora de Homem-Formiga.
Edgar Writgh: fora de Homem-Formiga.

Um notícia pegou de surpresa todo mundo hoje: o diretor Edgar Wright foi oficialmente anunciado como deixando o posto em Homem-Formiga, filme que adaptará o personagem pouco conhecido da Marvel Comics, que será levado aos cinemas pelo Marvel Studios. Segundo um comunicado oficial do Marvel Studios, a ruptura ente eles e Wright foi amigável e se deu por diferenças criativas. O comunicado também é otimista e diz que o evento não afetará o cronograma da produção e o lançamento do longa, agendado para 2015.

Não foi comunicado um novo nome para assumir a direção, apenas que deve ser anunciado em breve.

O Homem-Formiga na cena  de teste de Edgar Wright exibida em 2012.
O Homem-Formiga na cena de teste de Edgar Wright exibida em 2012.

Segundo o site Latino Review, o motivo da ruptura foi porque a Marvel exigiu várias mudanças no roteiro escrito por Edgar Wright e Joe Cornish, principalmente relacionadas a personagens das franquias da editora. Segundo o site, três meses atrás, o estúdio recebeu a última versão do roteiro e produziu uma série de notificações sobre personagens e situações de interesse dentro das franquias. A Marvel então teria contratado um roteirista por fora, dentro do próprio comitê criativo da editora – que envolve os chefões de criação da Marvel Entertainment, como Joe Quesada e Brian Michael Bendis – e produziu-se um novo roteiro. Wright teria aceitado a empreitada, mas não gostou da nova versão, achando-o genérico e não mais trazendo a “sua visão” da obra.

Se o estúdio não anunciar logo um substituto, terá sim que mudar a data de lançamento, pois as filmagens estavam prestes para acontecer.

A saída de Edgar Wright tem impacto, porque o diretor já desenvolve o filme desde 2006, ainda antes do lançamento do primeiro filme do Marvel Studios. O presidente do estúdio, Kevin Feige, inclusive, já afirmou que realizou mudanças nos filmes da Marvel para acomodar as propostas de Wright para Homem-Formiga.

Homem-Formiga original nos quadrinhos.
Homem-Formiga original nos quadrinhos.

Homem-Formiga será o primeiro filme da Fase 3 do Marvel Studios, que culminará no futuro com Os Vingadores 3. A Marvel o descreve como um grande “filme de assalto”. A trama se desenvolverá em dois tempos diferentes, já que envolve o cientista Hank Pym (vivido por Michael Douglas) ter sido o Homem-Formiga nos anos 1960 e ter sua identidade  “roubada”  no presente por Scott Lang (vivido por Paul Rudd). Provavelmente, Patrick Wilson irá viver o jovem Hank Pym.

Nos quadrinhos, Hank Pym é um cientista genial que cria partículas especiais que lhe permitem diminuir e aumentar de tamanho, o que lhe leva a suar várias identidades heróicas ao longo do tempo, como Homem-Formiga, Gigante, Golias e Jaqueta Amarela. Membro importante dos Vingadores, Pym é tratado nas histórias como alguém com forte tendências esquizofrênicas, o que o torna bastante instável. Ele foi casado com a também heroína Janet Van Dyne, a Vespa. O fato de Pym usar várias identidades, criou oportunidades para que surgissem sucessores, como Scott Lang como o segundo Homem-Formiga; um vilão com o nome Golias; e uma vilã como o nome Jaqueta Amarela.

O filme Ant-Man seria dirigido por Edgar Wright (de Scott Pilgrim Contra o Mundo) e tinha sido coescrito por Joe Cornish; estrelado por Paul Rudd, Michael Douglas Patrick Wilson, além de nomes como Michael Pena, Clifton Collins Jr. e Evangeline Lilly, nenhum dos quais com papeis revelados. A produção dará início à Fase 3 do Universo Marvel nos Cinemas. A estreia será em 17 de julho de 2015.

O Homem-Formiga foi criado por Stan Lee e Jack Kirby em Tales to Astonish 27, de 1962, e é membro fundador dos Vingadores.

Anúncios