Logo e título oficiais do filme.
Logo e título oficiais do filme.

Finalmente, foi revelado o título oficial! Se chamará Batman v. Superman – Dawn of Justice, sequência de Superman – O Homem de Aço, o reinício da franquia cinematográfica da Warner Bros. sobre o personagem da DC Comics, que colocará o homem-morcego contra o último filho de Krypton, resultando no primeiro encontro cinematográfico dos dois mais icônicos de todos os super-heróis. O anúncio veio junto à logomarca oficial do longa.

Não há título em português ainda, mas uma tradução possível seria Batman versus Superman – O Nascimento da Justiça. “Dawn” corretamente seria “aurora“, mas é difícil imaginar os tradutores brasileiros adotarem essa palavra, porque morrem de medo de palavras complexas.

O novo Batman do cinema: Ben Affleck.
O novo Batman do cinema: Ben Affleck.

Lembre que The Dark Knight Rises não foi traduzido como Batman – A Ascensão do Cavaleiro das Trevas (que faz mais sentido gramatical e dentro do contexto da trama), mas foi lançado como O Cavaleiro das Trevas Ressurge. No filme, o rises tem relação com o mal que emerge das sombras, o fogo que ascende e o próprio final do longa.

(Pior ainda, Captain America – The Winter Soldier seria chamado de Capitão América 2 – O Retorno do Primeiro Vingador, título tão ruim que, além da reclamação generalizada dos fãs, fez a própria Disney intervir e mandar simplesmente traduzir o título original).

No Brasil, espere por O Nascimento da Justiça, A Justiça Começa ou mesmo Liga da Justiça Vem Aí. E não é brincadeira. Infelizmente…

Outra novidade do anúncio é que as filmagens não ocorrerão apenas na cidade de Detroit e no Estado de Michigan; mas passarão também por Illinois (estado onde foi gravado O Homem de Aço); e pela África e o Sul do Pacífico.

***

Henry Cavill volta como Superman.
Henry Cavill volta como Superman.

Em Batman v. Superman – Dawn of Justice, um Batman mais experiente irá se contrapor ao recém-surgido Superman, criando algum tipo de conflito entre ambos, mais ou menos nos parâmetros da minissérie Batman: O Cavaleiro das Trevas, escrita e desenhada por Frank Miller, em 1986. Segundo os informes até agora, será um “novo” Batman e não uma sequência da Trilogia Cavaleiro das Trevas, embora a premissa de um homem-morcego mais experiente seja justamente adequada a isso.

Mulher-Maravilha também terá uma (pequena?) participação no filme. Lex Luthor é o vilão principal, mas haverá outro antagonista, provavelmente, mais físico, que pode ser alguém como Doomsday (Apocalypse), Metallo ou Parasita. A cidade de Detroit será o modelo para Metrópolis e para Gotham City também. Pretensamente, as filmagens principais já começaram no Estado de Michigan.

Batman v. Superman – Dawn of Justice  é produzido por Deborah Snyder, com história de David S. Goyer (dos filmes do Batman e O Homem de Aço), roteiro de Chris Terrio (de Argo) e dirigido por Zack Snyder (de 300 Watchmen), funcionando como uma sequência de Superman – O Homem de Aço. O elenco traz de volta  Henry Cavill (Superman/Clark Kent), Amy Adams (Lois Lane), Laurence Fishburne (Perry White) e Diane Lane (Martha Kent), mais os novatos Ben Affleck (Batman/Bruce Wayne), Gal Gadot (Diana Prince/ Mulher-Maravilha), Jesse Eisenberg (Lex Luthor), Jeremy Irons (Alfred Pennyworth), além de Holly Hunter, Callan Mulvey e Tao Okamoto em papeis não revelados. O lançamento é em 06 de maio de 2016.

Superman foi criado por Jerry Siegel e Joe Shuster em 1938 e desde então é publicado pela DC Comics.

Batman foi criado pelo cartunista Bob Kane em 1939 e desde então é publicado pela DC Comics.

Anúncios