Tony Iommi: show em Londres pode ser o último.
Tony Iommi: show em Londres pode ser o último.

Atualmente em turnê pelo mundo depois de voltar com um álbum inédito reunindo a formação original depois de mais de 25 anos, a banda britânica Black Sabbath, uma das criadoras da linguagem do heavy metal, pode encerrar suas atividades de uma vez por todas. É o que afirmou o guitarrista Tony Iommi em entrevista à revista Metal Hammer.

Iommi, que se recupera de um câncer linfático, disse que não há nada programado para a banda após a apresentação que encerrará o Barclaycard British Summer Time Festival, que ocorrerá no Hyde Park em Londres, no dia 04 de julho próximo. O Black Sabbath fechará a apresentação, após as presenças de Soundgarden, Faith No More, Motorhead e Soulfly.

À revista, Iommi foi dolorosamente sincero:

Pode ser o último show do Sabbath. Não queria que fosse, mas não há nada realmente planejado em termos de turnê depois daquele concerto. Então, por tudo o que sabemos, pode ser mesmo. Para ser honesto, eu não quero excursionar por muito tempo, porque me faz me sentir muito mal. Estou no palco agora, onde não há nenhum suporte, o que significa que eu tenho que verificar se o câncer voltou ou se há ainda alguma coisa por lá ou qualquer coisa desse tipo. Apenas não sei. É um pouco preocupante. Depois de finalizarmos nossa turnê, irei lá e farei um exame, então, veremos o que aparece.

Apesar da preocupação, e da possibilidade do fim definitivo da banda, Iommi está feliz que tudo se encerre no Hyde Park:

Black Sabbath: originais de volta.
Black Sabbath: originais de volta.

Porém, o show no Hyde Park será um grande final à turnê europeia. É um grande evento, com uma boa mistura de pessoas. Não temos nenhum plano específico para o concerto ainda, mas acho que será especial.

O Black Sabbath se formou na Inglaterra como uma banda de blues rock em 1968, com Ozzy Osbourne (vocais), Tony Iommi (guitarra), Geezer Butler (baixo) e Bill Ward (bateria), mas chegou às gravações em 1970 como um dos maiores expoentes do hard rock britânico. Com sua estética dark, letras profanas e sonoridade sombria, a banda ajudou a definir alguns dos elementos básicos do heavy metal, embora tecnicamente este nunca tenha sido o som do grupo. A formação original se separou em 1978, mas prosseguiu com diversas outras formações. Osbourne foi substituído por Ronnie James Dio, que tocou entre 1978 e 1984, até ser substituído por Ian Gillan. Outras formações se seguiram nos anos posteriores, mantendo apenas Iommi como membro original.

Por fim, após um acordo judicial na qual apenas a formação com Osbourne, Iommi e Butler poderia usar o nome oficial da banda, a formação com Iommi e Dio batizou-se de Heaven & Hell e fez uma turnê que passou pelo Brasil, em 2009.

Em 2012, o quarteto original anunciou o retorno para um álbum inédito e uma turnê. Os planos prosseguiram, mas o baterista Bill Ward desistiu da empreitada antes da realização, resultando no retorno apenas de Osbourne, Iommi e Butler, que lançaram o álbum 13, que fez bastante sucesso, chegou ao 1º lugar das paradas britânicas e resultou na turnê ainda corrente.

 

Anúncios