Marvel faz 75 anos.
Marvel faz 75 anos.

A editora norteamericana Marvel Comics, que publica personagens como Homem-Aranha, X-Men e Vingadores, comemora 75 anos em 2014. Para marcar a data, a Casa das Ideias lançará uma supercoletânea com as 75 melhores histórias publicadas ao longo do tempo. O livrão será lançado em novembro e o público pode opinar para montar a coleção, mandando suas sugestões ao email oficial marvel75@marvel.com.

As sugestões dos fãs podem ser tanto de uma única história, quanto da lista pessoal do fã das 75 histórias.

A coleção também será lançada no formato digital.

A Marvel Comics foi fundada em 1939 pelo editor Martin Goodman com o nome de Timely Comics. Fazendo sucesso imediato com personagens como Tocha Humana e Namor, a editora atingiu seu auge no início dos anos 1940 com o lançamento do Capitão América, criado por Joe Simon e Jack Kirby, respectivamente, o editor-chefe e diretor de arte da companhia. Após a precoce demissão da dupla e sua substituição pelo jovem Stan Lee (que foi o editor-chefe de 1942 até 1972!), a editora manteve-se como uma das principais do mercado, até a crise do fim da década de 1940. Nos anos 1950, tudo piorou, a editora encolheu, mudou o nome para Atlas Comics, deixou de publicar super-heróis e sobreviveu parcamente publicando faroestes e histórias de monstros.

A virada ocorreu em 1961, quando Stan Lee se reuniu a Jack Kirby para criarem o Quarteto Fantástico, o primeiro projeto de uma retomada dos super-heróis, que veio junto com a mudança do nome da editora para Marvel Comics. O sucesso foi imediato e logo vieram vários outros personagens, como Hulk, Thor, Homem-Aranha, Homem de Ferro, Dr. Estranho, Vingadores, X-Men, Demolidor etc. Stan Lee virou “o rosto” da Marvel e foi promovido ao cargo de publisher em 1972, mesma época em que a editora se firmou como a N.º 1 do mercado, desbancando a desde sempre maior DC Comics.

Nos anos 1970 em diante, uma nova geração de criadores levou a Marvel a patamares superiores, com grandes personagens, histórias de sucesso e marcos na trajetória das HQs.

Que histórias você acha que deveriam ter na lista?

 

Anúncios