Hugh Jackman como Wolverine em Dias de Um Futuro Esquecido.
Hugh Jackman como Wolverine em Dias de Um Futuro Esquecido.

O tema não é novidade. Aos 46 anos de idade e vivendo o personagem há 14 anos (e sete filmes!), o ator Hugh Jackman já vislumbra há algum tempo a possibilidade de abandonar Wolverine, o mais popular dos membros dos X-Men, equipe de super-heróis mutantes da Marvel Comics, levados aos cinemas pela 20th Century Fox. Prestes a estrear mais uma encarnação de Logan em X-Men – Dias de um Futuro Esquecido, sequência de X-Men – Primeira Classe, que mostra as origens do supergrupo de heróis, Jackman vem dando entrevistas e falou ao SFX que já tem uma data limite para o fim de sua carreira como o mutante invocado da Marvel: o próximo filme solo do personagem.

Jackman afirmou:

Não sei ainda. Estamos negociando [o próximo filme de Wolverine]. Ainda tenho muitas ambições em relação ao personagem. E sinto que corrigimos o tom no último filme. Mas sinto que ainda podemos continuar de certa forma. Se eu fizer outro, tenho 99,9% de certeza que será a última vez.

Os fãs e a crítica adoram Hugh Jackman como Wolverine, mas de fato, o ator começa a ficar velho para o papel de um homem que não envelhece. Além disso, Jackman já realizou uma grande façanha ao repetir tantas vezes um mesmo personagem dentro de uma franquia de sucesso, se equiparando a nomes como os de Sean Connery e Roger Moore que viveram o agente secreto 007 por um número similar de filmes.

Lançado no ano passado, Wolverine – Imortal fez bastante sucesso entre público e crítica e trouxe uma abordagem acertada do personagem, sendo um filme mais sóbrio e sério do que o anterior X-Men Origens – Wolverine, de 2009.

Jackman fez a Trilogia dos X-Men (X-Men, de 2000; X-Men 2, de 2003; X-Men – O Confronto Final, de 2007), os filmes solo de Logan (X-Men Origens – Wolverine, de 2009; Wolverine – Imortal, de 2013) e uma ponta em X-Men – Primeira Classe (de 2011), retornando agora em Dias de Um Futuro Esquecido.

Wolverine - Imortal: sucesso.
Wolverine – Imortal: sucesso.

A Fox planeja a sequência de Wolverine – Imortal para 2017. Antes disso, haverá outro filme dos X-Men, Apocalipse, que adaptará o famoso vilão dos quadrinhos. Este filme envolverá o elenco jovem de Primeira Classe, portanto, a participação de Wolverine é incerta. Aliás, deveria não acontecer: apenas motivos comerciais explicariam uma eventual participação de Logan em mais uma aventura dos X-Men cronologicamente situado antes de seu ingresso formal no time, conforme visto no primeiro filme da franquia, em 2000. O correto seria Logan retornar apenas em seu próximo filme solo, que seria então, o último de Jackman à frente do personagem.

***

Dias de um Futuro Esquecido traz a união dos dois elencos da franquia X-Men na Fox: a equipe da Trilogia e a equipe mais jovem de Primeira Classe. Na trama, dez anos no futuro, a maioria dos X-Men está morta e os sobreviventes lutam contra os Sentinelas, robôs terríveis criados para exterminar mutantes. Num ato desesperado, apostam numa saída impossível: usar os poderes de Kitty Pryde para lançar a consciência de Wolverine de volta no tempo até 1973para impedir que Mística mate uma determinada pessoa e, com isso, mudar o fluxo temporal, alterando o futuro.

Nos quadrinhosDias de Futuro Esquecido, é uma história escrita por Chris Claremont e John Byrne e desenhado por este último, publicada em Uncanny X-Men 141 e 142, de 1981.

X-Men – Days of Future Past é escrito por Simon Kinberg (de X-Men – O Confronto Final) e Matthew Vaughn (de Kick-Ass); e dirigido por Bryan Singer. O elenco traz Hugh Jackman (Wolverine), James McAvoy (Charles Xavier), Michael Fassbender (Erik Lehnsherr/ Magneto), Jennifer Lawrence (Raven/ Mística), Patrick Stewart (Xavier velho), Ian McKellen (Magneto velho), Nicolas Hoult (Hank McCoy/ Fera), Halle Berry (Tempestade), Anna Paquin (Vampira), Ellen Page (Kitty Pryde), Shawn Ashmore (Homem de Gelo), Lucas Till (Alex Summers/Destrutor), Daniel Cudmore (Colossus), Fang Bingbing (Blink), Peter Dinklage (Bolivar Trask), Omar Sy (Bishop), Adam Canto (Mancha Solar), Booboo Stewart (Apache), Evans Peters (Mercúrio) e Josh Helman (William Stryker). O lançamento será em 18 de julho de 2014.

Os X-Men foram criados em 1963 por Stan Lee e Jack Kirby, mas só foram bem-sucedidos comercialmente nos anos 1970, a partir da reformulação idealizada pelo escritor Len Wein e tocada à frente por Chris Claremont, Dave Cockrum e John Byrne. Daí em diante, se tornaram uma das revistas de maior sucesso da Marvel Comics.

Wolverine foi criado pelo roteirista Len Wein e o desenhista John Romita como coadjuvante de uma história do Hulk, em 1974. Um ano depois, foi incorporado (também por Wein) à novíssima formação dos X-Men, e desde então, é um dos principais membros da equipe. Nos anos 1980, começou a ter suas aventuras solo e mantém-se como um dos personagens mais populares da Marvel Comics. Atualmente, também é membros dos Vingadores.

Anúncios