Marvel Comics: Universo alternativo, Ultimate, pode acabar

Os Supremos: versão moderna e extrema dos Vingadores. Fim?

Os Supremos: versão moderna e extrema dos Vingadores. Fim?

O site Bleeding Cool trouxe uma análise interessante esses dias. Segundo suas fontes, o Universo Ultimate pode acabar em breve. Ultimate é um universo alternativo da editora Marvel Comics, que traz versões pretensamente mais “modernas” e “maduras” de seus heróis clássicos, em uma cronologia à parte. De bastante sucesso quando lançada, o selo vem amargando fracassos e vive à sombra do original.

A Marvel Comics vivia uma crise criativa no fim da década de 1990 e várias medias foram tomadas para reestruturar a casa. Uma das medidas mais radicais foi a criação do Universo Ultimate, que estreou em 2000 com uma nova versão do Homem-Aranha, escrita por Brian Michael Bendis e desenhada por Mark Bagley. A dupla recontou a origem de Peter Parker, agora no mundo moderno, cheia de inovações: o Tio Ben era um ex-hippie, Peter ganha seus poderes graças a um experimento da Oscorp; Peter desenvolve as teias em seu próprio organismo (sem precisar dos lançadores mecânicos); e Norman Osborn se transforma num Duende Verde, que é um monstro e não um disfarce.

Para o universo Ultimate, Mark Bagley criou um visual mais cartunesto para o Homem-Aranha.

Para o universo Ultimate, Mark Bagley criou um visual mais cartunesto para o Homem-Aranha.

A série fez bastante sucesso e gerou outras iniciativas, como Ultimate X-Men, por Mark Millar e Andy Kubert; e encontrou seu maior sucesso (de público e crítica) com Os Supremos, uma versão adulta e extrema dos Vingadores, por Mark Millar e Bryan Hicth, lançada em 2004. Neste caso, é Nick Fury – agora representado como um afrodescendente com o rosto do ator Samuel L. Jackson – é quem reúne os Vingadores, que são uma equipe ainda mais desfuncional do que a versão original.

Quando os Vingadores foram adaptados ao cinema, utilizaram algumas influências dos Supremos, principalmente visuais, mas também da trama.

Entretanto, após o impacto inicial, a Marvel não teve peito de manter o radicalismo do Universo Ultimate, que se tornou cada vez mais parecido com o Universo Marvel original. Um diferencial do início era a abordagem mais realista e madura, mas os escritores seguintes não mantiveram a prática.

Nos últimos anos, a Marvel tentou várias medidas para reerguer o Universo Ultimate, enquanto os mesmos Bendis e Millar transformavam o Universo Marvel tradicional em um grande sucesso em sagas ousadas como Os Novos Vingadores, Guerra Civil e Invasão Secreta.

O novo Homem-Aranha Ultimate, Miles Morales.

O novo Homem-Aranha Ultimate, Miles Morales.

Inclusive, a Marvel matou o Peter Parker Ultimate e o substituiu pelo negro latino Miles Morales como uma maneira de chamar a atenção, mas ainda assim, não conseguiu um sucesso tão amplo. (Veja detalhes clicando aqui). O novo Homem-Aranha é o único personagem de destaque no Ultimate atualmente, mas não justifica a existência do universo inteiro.

Por isso, os analistas acham que Morales será transposto para o Universo Marvel tradicional e irá eliminar o Ultimate em grande estilo.

Outra pista para o fim do Universo Ultimate é a saga Hunger, que será lançada em breve, mostrando a entidade cósmica superpoderosa Galactus, o devorador de mundos, transferindo-se do Universo Marvel tradicional para o Ultimate. A saga terá sequência em Cataclysm, que para muitos será o fim.

O Bleeding Cool inclusive repara que duas revistas do selo Ultimate terão arcos finalizados em outubro: Ultimate Comics Spider-Man e Ultimate Comics X-Men, enquanto Ultimate Comics Ultimates (a revista dos Vingadores) sequer está listada para lançamento naquele mês.

About these ads

Sobre hqrock - Irapuan Peixoto

Doutor em Sociologia, professor universitário, músico e escritor amador. Nascido em 1979, já via quadrinhos antes de aprender a ler. Coleciona revistas desde 1990. É roqueiro de nascença. Já tocou em bandas, mas hoje só toca em casa.

Posted on 15/07/2013, in Desenhistas, Escritores, Homem-Aranha, Marvel Comics, Revistas, Vingadores and tagged , , , , , . Bookmark the permalink. Deixe o seu comentário.

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

Junte-se a 110 outros seguidores

%d bloggers like this: