Revistas do Reboot da DC são as mais vendidas de 2011

Liga da Justiça: novo número 01 foi a mais vendida de 2011.

A editora Marvel Comics ainda foi a que mais vendeu revistas em quadrinhos em dezembro de 2011, mas a rival DC Comics teve as três revistas mais vendidas do ano e foi a responsável por reverter quatro anos de quedas nas vendas. A causa? O seu reboot cronológico e editorial, chamado The New 52, que zerou todas as revistas de seu Universo ficcional e trouxe novas origens e status quo para personagens como Superman, Batman, Mulher-Maravilha, Lanterna Verde, Flash e a Liga da Justiça.

E veja quais foram as revistas mais vendidas de 2011:

1º Lugar: Justice League 01, de Geoff Johns e Jim Lee, que trouxe não apenas o início do reboot da DC Comics, mas também o começo do arco de histórias com a nova origem da Liga da Justiça, equipe que, nesta versão, reune Superman, Batman, Mulher-Maravilha, Lanterna Verde, Flash, Aquaman e Ciborgue. Vendeu impressionantes 361,1 mil unidades e teve cinco reimpressões. Para o leitor ter uma noção, nos dias de hoje é raro uma revista chegar às 100 mil unidades e, na última década, poucas passaram da marca das 250 mil.

“Batman 01″: o homem-morcego é o maior vendedor de revistas da atualidade.

2º Lugar: Batman 01, de Scott Snyder e Greg Capullo, que trouxe o primeiro número da principal revista do homem-morcego dentro do reboot. Nos dias de hoje, Batman é o maior vendedor de revistas dos EUA e, por isso, sua cronologia foi a menos afetada pela reformulação da DC Comics. Para dizer a verdade, os leitores das revistas do personagem poderiam até nem notar que o grande evento ocorreu, em vista das poucas mudanças. Vendeu 262,3 mil cópias em duas reimpressões.

Com “Action Comics 01″, o Superman voltou aos primeiros lugares depois de muito tempo.

3º Lugar: Action Comics 01, de Grant Morrison e Rag Morales, que trouxe o início da nova origem do Superman, a partir de uma abordagem radical e complexa típica de seu escritor. Assim como a revista da Liga da Justiça, em termos cronológicos, as aventuras de Action Comics se passam no “passado”, enquanto a outra revista do personagem, Superman, traz suas aventuras no presente. Mas esta é de maior sucesso porque Grant Morrison é o mais aclamado dos escritores de quadrinhos atualmente na ativa no chamado mainstream. Foi ele quem colocou o Batman como o maior sucesso da atualidade e agora tem a missão de aumentar a venda das revistas do último filho de Krypton. Action Comics 01 vendeu 250,8 mil unidades e foi impressa três vezes.

Por fim, a revista mais vendida da concorrente Marvel Comics foi Ultimate Spider-Man 160, de Brian Michael Bendis, que vendeu 159,3 mil unidades. Esta revista trouxe a morte de Peter Parker, mas lembre que o Universo Ultimate é uma realidade alternativa ao Universo Marvel tradicional, na qual Peter Parker continua vivo e é o Homem-Aranha normalmente. (Leia mais aqui).

No entanto, ainda cabe à Marvel e ao Homem-Aranha o recorde de vendas de uma revista na última década: foi Amazing Spider-Man 583, de 2008, que trouxe um encontro do herói com o, na época, recém-eleito presidente dos EUA, Barack Obama, que vendeu assustadoras 530,5 mil cópias.

Resta esperar como será o ano de 2012 em termos de vendas. A tendência de crescimento continuará ou as vendas voltarão a cair? Fique ligado no HQRock para as respostas mensais.

About these ads

About hqrock - Irapuan Peixoto

Doutor em Sociologia, professor universitário, músico e escritor amador. Nascido em 1979, já via quadrinhos antes de aprender a ler. Coleciona revistas desde 1990. É roqueiro de nascença. Já tocou em bandas, mas hoje só toca em casa.

Posted on 04/01/2012, in Batman, DC Comics, Desenhistas, Escritores, Homem-Aranha, Liga da Justiça, Marvel Comics, Rankings, Revistas, Superman and tagged , , , , . Bookmark the permalink. 1 Comentário.

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

Junte-se a 119 outros seguidores

%d bloggers like this: