Smallville: Compare os personagens da série com os quadrinhos

Tendo em vista o sucesso de Smallville e a repercussão do seu episódio final, o HQRock decidiu fazer um pequeno apanhado sobre os personagens da série e seus correlatos nos quadrinhos, para cada um fazer suas comparações:

Clark Kent em "Smallville".

O Superman na arte de John Byrne.

CLARK KENT: Nos quadrinhos, o Superman foi criado por Jerry Siegel e Joe Shuster em 1938 e desde o início já tem suas características fundamentais: do rapaz alienígena criado por uma família humana no interior do país que vai à cidade grande, em Metrópolis trabalhar como repórter e salvar as pessoas sob a identidade do Superman.

Em Smallville, tem-se uma versão jovem de Clark Kent. A primeira metade da série retrata um adolescente tentando se adaptar aos seus poderes e a conhecer suas origens alienígenas. Na parte final, ele precisa aceitar o seu destino de salvador da humanidade. Somente a juventude pode explicar a relutância de Clark na série, diferente da autoconfiança e liderança do Supeman. Porém, diferente dos quadrinhos, em Smallville, Clark assume a identidade de Blur/Borrão antes da do Superman.

Lois Lane em "Smallville".

LOIS LANE: A personagem apareceu já na primeira história do Superman. A intrérpida repórter que vive se metendo em confusões por causa de sua ousadia foi bem representada na série. Não há diferenças fundamentais entre as duas personagens.

Lois Lane, Clark Kent, Jimmy Olsen e Perry White no traço de Gary Frank.

Nos quadrinhos (e nos filmes), Lois Lane só conhece Clark Kent após o surgimento do Superman em Metrópolis. Em Smallville, contudo, Clark e Lois se conhecem ainda adolescentes e chegam a estudar juntos no Smallville High School. Mais tarde, eles começam a namorar e ela conhece o segredo dele, ajudando-o a criar a identidade de Superman e o disfarce do Clark Kent atrapalhado e de óculos que atua no Planeta Diário.

O Arqueiro Verde em ação em "Smallville".

OLIVER QUEEN/ ARQUEIRO VERDE: Nos quadrinhos, ele é um playboy milionário que após ficar preso em uma ilha deserta decide virar um combatente do crime. Mais tarde, ele perde sua fortuna e se transforma em um ativista “liberal”.

O visual "anos 80" do Arqueiro Verde no game on line "DC Universe".

Em Smallville, Oliver Queen é amigo de infância de Lex Luthor e seus pais foram mortos por Lionel Luthor, o pai do futuro vilão. Além disso, sua atuação como Arqueiro Verde começa no estilo Robin Hood, roubando dos ricos e distribuindo aos pobres. Mas o encontro com Clark e sua atuação heróica o inspiram a se tornar um vigilante urbano e o principal fundador, articulador e financiador da Liga da Justiça. Sua identidade também se torna pública no final da série.

Lex Luthor presidente dos EUA em "Smallville".

LEX LUTHOR: Um dos mais antigos vilões do Superman, Luthor era retratado inicialmente como um típico “cientista louco“; mas a reforma do Superman dos anos 1980 realizada pelo criador John Byrne o transformou em um magnata corrupto, mas imune por falta de provas. Em 2000, ele chegou a ser eleito Presidente dos Estados Unidos e foi preciso o esforço conjunto do Superman e do Batman para tirá-lo do poder e expor seus crimes.

Lex Luthor presidente na arte de Ed Mcguiness.

Na série, Clark e Lex se conhecem muito jovens e se tornam amigos, mas a relação conflituosa, cheias de mentiras e mistérios entre Lex e seu pai, Lionel, ajudam o rapaz a abandonar o seu potencial para o bem e transformar-se em alguém corrupto e de ambição infinita. No último capítulo, vemos um vislumbre do futuro e Luthor sendo eleito presidente.

Chloe Sullivan foi criada para "Smallville" e vem sendo introduzida nos quadrinhos aos poucos.

CHLOE SULLIVAN: A amiga mais antiga de Clark Kent e sua grande parceira de aventuras não existe nos quadrinhos e foi uma boa contribuição da série ao cânone do Superman. Na parte final da série sua personagem se aproximou tematicamente de Bárbara Gordon (do universo de Batman), a ex-Batgirl que, após ficar paralítica se transformou na Oráculo, uma hacker que fornece informações e pesquisas à Liga da Justiça; a mesma função que Chloe passa a desempenhar sob o codinome de Watchtower (Torre de Observação, o nome da base secreta da Liga nos quadrinhos e na série).

Desde que assumiu os roteiros do Superman, em 2008, o atual Diretor Criativo da DC Comics Geoff Johns (que também é roteirista da série) vem introduzindo aos poucos a personagem nos quadrinhos.

Lana Lang ruiva nos quadrinhos.

LANA LANG: Nos quadrinhos, ela é ruiva e foi namorada de adolescência de Clark Kent em Smallville e a primeira a saber de seu segredo. Mais tarde, ela se muda para Metrópolis e volta à vida do Superman, apenas como amiga e casada com Pete Ross. Nas histórias de John Byrne foi explorado que Lana ficou meio perdida após a partida de Clark para Metrópolis, só se reencontrando cinco anos depois quando o Superman aparece e ela percebe que ele é Clark.

Lana da série: morena e meio japonesa.

Na série, Lana mistura traços caucasianos e japoneses. Ela foi o grande amor da juventude de Clark, mas não foi a primeira a saber de seu segredo, mérito que coube ao amigo Pete Ross. Os dois permaneceram muito tempo ligados, mas quando descobriu o segredo de Clark, Lana se tornou obcecada por protegê-lo ao ponto de casar com Lex Luthor apenas para impedi-lo de saber sobre os poderes do amigo. Como vingança, Lex infecta o seu sangue de kryptonita de modo que os dois não podem mais se aproximar.

Superman vs BRAINIAC na arte do brasileiro Ed Benes.

BRAINIAC: Criado originalmente em 1958 por Otto Binder e Al Plastino, existem agora várias versões da personagem nos quadrinhos, desde uma inteligência artificial alienígena até um ser humano chamado Milton Fine.

Brainiac na série.

Em “Smallville”, Brainiac é uma inteligência artificial kryptoniana usada pelo General Zod para destruir Krypton e que chega à Terra para libertar seu mentor da Zona Fantasma e destruir Kal-El, o Superman. Ele inicialmente assume a identidade do professor Milton Fine da Universidade Central do Kansas, onde Clark estuda jornalismo, depois se revelando como um “kryptoniano”. Mas logo Clark percebe as más intenções de Brainiac que, por ser uma máquina, não é dotado de emoções e uma ameaça maior até que Lex Luthor. Clark conseguiu destrui-lo na 8ª temporada, mas ele reapareceu no 200º episódio (10ª temporada) regenerado depois de sofrer um upgrade no século XXX pela Legião dos Super-Heróis e tornar-se benigno.

O General Zod (esq) nos quadrinhos atuais na arte de Gary Frank. (Sim, Kal-El está à direita).

GENERAL ZOD: Criado nas aventuras do Superboy (a versão adolescente do Superman), o vilão depois foi “promovido” ao universo adulto da personagem. Nos quadrinhos, geralmente, Zod é retratado como um militar rebelde que liderou um grande levante civil em Krypton e, por ter sido enviado à Zona Fantasma (uma prisão localizada em um limbo temporal criada por Jor-El, o pai do Superman), escapou à destruição de Krypton.

O jovem clone de Zod também chega à Terra.

Em Smallville, apareceram duas versões de Zod. Assim como nos filmes do Superman, Zod foi amigo de Jor-El e terminou preso e condenado à Zona Fantasma por um voto decisivo do cientista. Na 5ª temporada, Clark tomou conhecimento da existência de Zod na Zona Fantasma e teve que combater seu espírito, já que seu corpo fora destruído. No início da 6ª temporada o espírito de Zod tomou o corpo de Lex Luthor, mas foi derrotado. Na 9ª temporada, uma orbe kryptoniana termina liberando um clone jovem de Zod na Terra, bem como alguns membros de seu exército. Zod fica obcecado por ter os mesmos poderes que Kal-El e, por isso, vai se tornando o vilão que conhecemos. Após ser confinado na Zona Fantasma, ficamos sabendo no fim da 10ª temporada, que o espírito do “velho” Zod uniu-se ao jovem clone, de modo que os dois Zods se tornam um só.

O Exterminador, um dos maiores vilões da DC.

GENERAL SLADE WILSON: Surgido nas histórias dos Novos Titãs (equipe de heróis adolescentes da DC Comics), criado por Marv Wolfman e George Perez, o Exterminador logo migrou para outros títulos da editora, se transformando em um dos maiores vilões do Universo DC. Na minissérie Crise de Identidade, inclusive, o mercenário (que usa 100% do cérebro) derrotou sozinho a Liga da Justiça inteira.

Na série, Slade Wilson ainda está prestes a se tornar o Exterminador.

Na série, Slade Wilson está ainda a caminho de se tornar o vilão, sendo um general do exército, mas já inimigo dos heróis ao ser o principal defensor da Lei de Registro de Vigilantes (VRA, em inglês). Ele chegou a prender e torturar o Arqueiro Verde e o Aquaman, além de matar o Gavião Negro.

O Caçador de Marte nos quadrinhos: membro fundador da Liga da Justiça. Arte pintada de Alex Ross.

CAÇADOR DE MARTE: Também chamado de Ájax no Brasil, o personagem foi criado em 1958 e é o último habitante de Marte, transportado para Terra em um acidente por um cientista. Ele se torna um herói e chega a ser um dos membros fundadores da Liga da Justiça.

Na série, o Caçador de Marte mantém uma identidade humana sob a forma do detetive John Jones.

Na série, a personagem desempenhou um papel importante nas 8ª e 9ª temporadas, como um aliado fundamental da Liga da Justiça. Ele vive na Terra disfarçado como um detetive policial chamado John Jones e tem poderes parecidos aos de Clark.

O Gavião Negro (Hawkman) no traço de seu artista mais famoso: Joe Kubert.

GAVIÃO NEGRO: Criado em 1940, por Gardner Fox, o Hawkman é uma das personagens mais antigos da DC e foi membro fundador da Sociedade da Justiça, a primeira equipe de super-heróis. Nos anos 1960, foi reformulado e integrado à Liga da Justiça. Várias origens diferentes foram criadas para o Gavião Negro, como ele sendo Carter Hall, um arqueólogo que é tomado pelo espírito de um faraó ou Kater Holl um alienígena do planeta Thanagar.

O Gavião Negro na série.

Na série, se optou pela primeira versão, contando-se que ele vem reencarnando há 3 mil anos por causa da maldição de um de seus inimigos. Sua caracterização, portanto, foi bastante fiel ao original, inclusive em termos visuais. Além disso, é retratado como o grande líder da geração de heróis anterior àquela que aparece em Smallville e é comandada e inspirada por Clark Kent.

A formação clássica da Sociedade da Justiça nos quadrinhos: Sandman, Espectro, Flash, Gavião Negro, Átomo (abaixo), Lanterna Verde, Homem-Hora e Sr. Destino.

SOCIEDADE DA JUSTIÇA: Nos quadrinhos, esta foi a primeira equipe de super-heróis, criada por Gardner Fox em  1941, reunindo personagens como Gavião Negro, Espectro, Homem-Hora, Átomo, Sr. Destino, Sandman e as primeiras versões de Flash e Lanterna Verde. Na cronologia atual, eles surgiram em meio aos anos da II Guerra Mundial e foram impedidos de agir nos anos 1950 devido ao macartismo. Entretanto, a maioria dos membros ainda está viva nos dias de hoje e ajuda uma nova geração de heróis a manter o nome da equipe atuante.

Na série, apenas alguns membros estão vivos. Além do Gavião Negro, temos o Sr. Destino e a Stargirl.

Na série, a equipe apareceu pela primeira vez na 9ª temporada usando basicamente a mesma premissa dos quadrinhos. Clark e Chloe vão descobrindo que existiu essa geração secreta de heróis que foi caçada e aprisionada pelo governo, mas alguns membros ainda estavam vivos. O Xeque-Mate usa um novo ataque a velhos membros da Sociedade da Justiça como estratégia para chegar à nova Liga da Justiça e prender o Borrão, ou seja, Clark Kent.

A Liga da Justiça na arte pintada de Alex Ross.

LIGA DA JUSTIÇA: Também criada por Gardner Fox, em 1960, esta equipe trouxe a “segunda geração” de heróis da DC reunida. Seus membros clássicos são Superman, Batman, Mulher-Maravilha, Flash, Lanterna Verde, Aquaman, Caçador de Marte, Arqueiro Verde e muitos outros. Nos quadrinhos, a equipe já passou por inúmeras fases e dezenas de membros e formações diferentes e, nos anos 1990, adotou uma base fincada na Lua chamada Torre de Observação ou Watchtower. Sua origem está relacionada à primeira aparição do Superman, que inspira outros metahumanos a agirem como heróis e, em seguida, se reunirem em uma equipe.

A Liga da Justiça faz sua estreia na série com Impulso (Flash), Arqueiro Verde, Borrão, Aquaman, Cyborg. Depois, vários outros membros se uniram, como: Canário Negro, Zatanna, Caçador de Marte, Gavião Negro, Gladiador Dourado e Besouro Azul.

Na série, a premissa do surgimento da Liga permanece. O Arqueiro Verde é quase um bandido que, ao conhecer Clark e saber de seus poderes e o modo como combate o crime em Metrópolis, termina se motivando a usar sua fortuna para juntar outros seres poderosos em uma equipe. Reunida, a Liga da Justiça fez sua primeira participação na série ainda na 6ª temporada e, logo, virou uma equipe fixa sempre presente ou citada. Na 9ª temporada, Chloe transforma o prédio da Fundação Ísis na Watchtower, o QG fixo da Liga e uma central de informações para processar dados.

A versão atual da Supergirl no traço de Michael Turner.

SUPERGIRL: Criada em 1958 nas aventuras do Superman, a personagem era sua prima Kara Zor-El que também foi enviada à Terra antes do planeta Krypton explodir. Além de atuar junto ao Superman, em várias aventuras, Supergirl se deslocou ao futuro, ao século XXX, para agir como membro da Legião dos Super-Heróis. Ela permaneceu como aliada do homem de aço até morrer na maxissérie Crise nas Infinitas Terras em 1985. Na reformulação da cronologia da DC que se seguiu, cujo universo do homem de aço foi reconstituído por John Byrne, a Supergirl foi simplesmente limada da existência. Entretanto, com o passar dos anos, vários artistas que discordaram dessa decisão pensaram em formas de trazê-la de volta. Após algumas tentativas mal sucedidas, o roteirista Jeph Loeb (que também trabalhou em Smallville) e o desenhista Michael Turner reinseriram a Supergirl na cronologia do Superman.

A Supergirl em "Smallville".

Na série, ao contrário dos quadrinhos, Kara não é mais nova do que Clark. Ela teria sido enviada à Terra para proteger o bebê Kal-El, pois Zod mandara Brainiac ao planeta para matá-lo. Contudo, Brainiac conseguiu interceptar a nave de Kara, fazendo com que sua nave permanecesse oculta até Clark já ser adulto. Apesar de ser meio fria, como são os kryptonianos, Kara termina se tornando uma poderosa aliada de Clark, embora quase tenha sido manipulada por Lex Luthor. No fim do seriado, Kara deixa para Clark a missão de derrotar Darkseid e, sob as ordens de Jor-El, parte ao futuro, onde vai atuar junto à Legião dos Super-Heróis.

O Borrão, a primeira identidade de Clark Kent, antes do Superman.

Clark Kent abre o terno para revelar o uniforme do Superman pela primeira vez.

O Superman finalmente aparece no último episódio de "Smallville" em sua clássica cena na órbita da Terra.

About these ads

About hqrock - Irapuan Peixoto

Doutor em Sociologia, professor universitário, músico e escritor amador. Nascido em 1979, já via quadrinhos antes de aprender a ler. Coleciona revistas desde 1990. É roqueiro de nascença. Já tocou em bandas, mas hoje só toca em casa.

Posted on 22/05/2011, in DC Comics, Desenhistas, Dossiês de Personagens, Escritores, Liga da Justiça, Smallville, Superman, TV. Bookmark the permalink. 8 Comentários.

  1. José edmundo

    É muito lllllllllleeeeeeeeegggggaaaaaaúuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu

  2. muito bom! Sou fã do Supeman e da série Smallville e gostei muito das comparações desses personagens!

  3. faltou o aquaman, ciborg, Metallo e alguns outros… mas foi legal a comparação

  4. Muito maneiro
    sempre fui fã de superman e quando assisti ao primeiro episódio de smalville me apaixonei instantaneamente
    amei a atuação de Tom Welling e todos os demais atores não mudaria nada série perfeita!!!!!!!

  1. Pingback: Superman: A trajetória do maior dos super-heróis « hqrock

  2. Pingback: Smallville terá 11ª Temporada em Quadrinhos Digitais « hqrock

  3. Pingback: Superman completa 75 Anos de publicação! | hqrock

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

Junte-se a 120 outros seguidores

%d bloggers like this: